top of page
Turismo de experiência: descubra o que é e se encante

Postado dia 29/05/25 | 4min. de leitura

Turismo de experiência: descubra o que é e se encante

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O turismo de experiência tem se tornado nos últimos anos uma das maiores tendências dentro do universo de viagens. A modalidade proporciona uma vivência profunda no destino visitado, priorizando experiências sensoriais, culturais e emocionais. 

Ao invés de apenas usufruir e explorar o local visitado, o turista participa ativamente, aprendendo tradições e escutando histórias que não fazem parte dos guias oficiais. 

Essa proposta tem se intensificado no turismo do Brasil, já que o país possui uma rica variedade de belezas naturais, cultura e comunidades com tradições singulares.

A seguir, exploramos o turismo de experiência, seus benefícios e alguns dos melhores destinos no Brasil para colocá-lo em prática.

Pajé chá Aldeia Pataxó da Jaqueira Porto Seguro
Pajé distribuindo chá na Aldeia Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro

O que é turismo de experiência 

O turismo de experiência é uma maneira mais conectada de experienciar os destinos turísticos, indo muito além do consumo e da superficialidade. Ele foca na imersão na cultura, na interação com as comunidades locais e na sabedoria tradicional. É um tipo de viagem que oferece aprendizados transformadores.

De acordo com o Sebrae, a modalidade se baseia em quatro pilares fundamentais:

  • o primeiro envolve experiências sensoriais, com cheiros, texturas e sabores únicos que conectam o visitante ao local;

  • o segundo é a interação com os moradores e a cultura local;

  • o terceiro é a vivência de situações reais, imersas na cultura e suas práticas, sem um roteiro previamente organizado;

  • o quarto e último, é a personalização das experiências, que são adaptadas ao perfil e interesses do turista.

Enquanto o turismo tradicional tende a priorizar grandes atrações e roteiros abrangentes, o turismo de experiência foca mais nas singularidades de cada destino. Ele pode incluir atividades simples e imersivas, como aprender receitas com nativos da região ou praticar danças tradicionais.

Esta forma de turismo está em ascensão, tanto no Brasil quanto em todo o mundo, atraindo turistas que buscam autenticamente nos lugares que visitam e procuram por experiências sustentáveis que respeitem as comunidades e povoados visitados. Tudo isso é o que impulsiona e valoriza o turismo de experiência.

Benefícios do turismo de experiência 

Existem diversos benefícios que o turismo de experiência proporciona, tanto para os viajantes quanto para os destinos. As viagens vão além do entretenimento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades e enriquecendo a vivência dos visitantes.

Benefícios para o turista

homem quilombola na zona rural de Cachoeira
As comunidades tem muito a nos ensinar - Foto: homem quilombola na zona rural de Cachoeira - Recôncavo Baiano

As atividades imersivas criam uma relação afetiva entre os turistas e os locais visitados. A interação pessoal cria memórias únicas e intensas, ligadas ao contato com pessoas reais, por belas histórias de vida e práticas culturais ricas em história e sabedoria ancestral.

Além disso, o turismo de experiência oferece um aprendizado ativo com as culturas locais. Seja aprendendo técnicas de artesanato, receitas regionais, danças típicas ou atividades no campo, o viajante adquire conhecimento de forma prática e envolvente, tendo sua visão de mundo ampliada.

Benefícios para as comunidades locais

Esse tipo de turismo é especialmente benéfico para o desenvolvimento local de destinos turísticos. Ao interagirem com comunidades locais, artesãos, pequenos produtores e guias nativos, os turistas valorizam seu trabalho, resultando também na geração de renda para essas populações.

Além disso, o turismo de experiência também contribui para a preservação da cultura, de tradições e saberes antigos constantemente ameaçados pela globalização ou pelo aumento do turismo convencional.

Benefícios para o meio ambiente

Muitas atividades e vivências do turismo de experiência incluem o contato direto com a natureza, focando em formas respeitosas e sustentáveis de apreciar as belezas naturais

Trilhas, passeios de canoa e banhos de rio são algumas das possibilidades realizadas para causar mínimo impacto, ou seja, sustentabilidade!

5 exemplos de turismo de experiência pelo Brasil

Que o Brasil é repleto de lugares incríveis, já sabemos. Mas o país também oferece uma amplitude de destinos ideais para o turismo de experiência. A seguir, mencionamos algumas dessas opções:

Passeio de barco na Amazônia
Passeio de barco na Amazônia - Reprodução / Instagram @amazenviva

1. Vivência ribeirinha na Amazônia

Na floresta amazônica, é possível se hospedar em comunidades ribeirinhas e participar do dia a dia das comunidades locais. 

Algumas atividades presentes são a pesca artesanal, a coleta de frutos da floresta, o preparo de alimentos típicos como o “tacacá” e trilhas de reconhecimento de plantas medicinais. 

2. Oficina de Maracatu e cerâmica em Pernambuco 

No interior de Pernambuco, algumas opções de vivências profundas são participar de oficinas de cerâmica e aprender ritmos tradicionais como o “maracatu”. 

Ambas focadas em técnicas culturais e tradicionais que envolvem moradores especializados nestas atividades.

Fazenda histórica em Minas Gerais
Fazenda histórica em Minas Gerais - Reprodução / Instagram @destinoveredas

3. Imersão em fazendas históricas em Minas Gerais

Muitas fazendas antigas em cidades históricas de Minas Gerais permitem que visitantes interessados participem das atividades rurais. 

Os turistas podem aprender receitas tradicionais no fogão a lenha, colher café e até mesmo ouvir histórias contadas por moradores antigos. 

4. Turismo de base comunitária no Pantanal

Diversas comunidades do Pantanal oferecem atividades como passeios de barco, safáris fotográficos e fazendas pantaneiras. 

É possível observar a fauna local e interagir com moradores, se aprofundando nos saberes e tradições da região.

Pajé incensando Aldeia da Jaqueira Porto Seguro
Pajé incensando durante apresentação pataxó na Aldeia da Jaqueira, em Porto Seguro

5. Tradições indígenas e artesanato no sul da Bahia

As cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, possuem diversas comunidades indígenas pataxós que costumam receber visitantes.

Trata-se de uma rica oportunidade de aprender com essa cultura tão antiga e importante, conhecendo sua história de luta e resistência, mas também, suas práticas cotidianas e lindo artesanato.

Turismo de experiência em Boipeba

A Bahia é um dos destinos brasileiros mais ricos quando se trata do turismo de experiência, devido a sua diversidade cultural, belezas naturais magníficas e a possibilidade de se conectar com a ancestralidade de diferentes povos e comunidades.

Uma dessas possibilidades é conhecer comunidades quilombolas na Ilha de Boipeba por meio de passeios, conhecendo seu modo de vida tradicional, ouvindo histórias de resistência e até mesmo aprendendo receitas deliciosas da culinária baiana.

Passear por Lençóis, na Chapada Diamantina, aprendendo sobre o garimpo antigo, caminhando por trilhas belíssimas e participando de rodas de conversa com moradores também é bastante inspirador. 

Mas também o é navegar pela baía de Todos-os-Santos e passear pelo Recôncavo Baiano, oportunidades de conhecer lugares belíssimos e aprender com suas comunidades quilombolas, por meio de atividades de pesca, culinária e produção de farinha de mandioca.

Se este artigo te inspirou a mergulhar no turismo de experiência, confira atividades imperdíveis na Bahia para desfrutar desse modo maravilhoso de viajar!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page