Postado dia 04/11/24 | 5min. de leitura
Turismo para a terceira idade: 6 destinos para desfrutar com calma
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O turismo da Terceira Idade está crescendo cada vez mais, inclusive a Quarta Idade hoje está melhor preparada para desfrutar tranquilamente de diversos destinos. No entanto, quem está na melhor idade geralmente procura um conforto além e pensando nisso decidimos listar alguns dos melhores lugares capazes de proporcioná-lo.
São destinos turísticos de acesso confortável, que oferecem excelente infraestrutura em se tratando de hospedagem, restaurantes e passeios perfeitos para o público da melhor idade, já que exigem pouquíssimo esforço e proporcionam muitos atrativos.
Por tudo isso, preparamos este artigo para que você possa conhecê-los e assim receber a inspiração ideal na escolha do seu próximo roteiro de viagem, continue conosco!
6 destinos para o turismo na Terceira Idade
Na lista a seguir, você encontrará destinos que possuem grande facilidade de translados, desde o transfer do aeroporto até os hotéis, como aqueles que levam aos principais passeios, considerando o maior conforto possível para o público da melhor idade, além de oferecerem uma infraestrutura hoteleira completa.
Confira!
1. Porto Seguro - BA
Iniciando por Porto Seguro, que é um dos principais centros turísticos do país.
A cidade histórica que recebe a fama de berço da civilização brasileira, possui vasta rede hoteleira para todos os estilos, gostos e bolso. Além disso, conta com uma ampla variedade de restaurantes, intercâmbio cultural com diversas aldeias pataxós, que costumam receber visitantes, além de uma infinidade de passeios.
Vale lembrar que o longo litoral de Porto Seguro contempla diversos destinos turísticos incríveis e que podem ser visitados em passeios bate-volta, a exemplo de Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva. Sendo que todos eles oferecem restaurantes praianos de primeira linha, muitos atrativos históricos e culturais, além de transfers em automóveis novos e climatizados que buscam os turistas nos seus respectivos hotéis.
2. Búzios - RJ
A famosa Armação de Búzios fica bem pertinho do Rio de Janeiro, apenas 175 quilômetros ao norte da “cidade maravilhosa”. A antiga vila de pescadores se tornou um dos principais centros turísticos do país, oferecendo infraestrutura incrível e diversificada, com ampla gama de hospedagens e restaurantes.
Sua geografia fantástica proporciona uma infinidade de prainhas belíssimas, muitas delas com o mar calmíssimo e banhos deliciosos. Mesmo a água sendo um pouco mais fria, são perfeitos para o turismo da Terceira Idade.
Além disso, são inúmeras as possibilidades de passeios, com destaque para os de lancha, que levam os turistas a paraísos quase que intocados em meio aos paredões de rocha vulcânica característicos dessa região do litoral brasileiro.
Lembrando que sua proximidade da capital fluminense facilita muito o acesso, que pode ser realizado em apenas 3 horas de viagem a partir de um dos seus aeroportos.
3. Salvador - BA
A capital baiana é, sem dúvida alguma, um paraíso para os idosos.
Estamos falando de um lugar riquíssimo em cultura, história, música e gastronomia, sem contar seu extenso litoral que proporciona praias incríveis e ilhas paradisíacas no mar da Baía de Todos os Santos. Todas são acessíveis em passeios de carro e de lancha, com opções de transfers que buscam os turistas em seus hotéis.
Salvador possui amplas opções de hospedagem, com presença de algumas das maiores redes hoteleiras do mundo. Também possui restaurantes diferenciados e instalados em lugares exóticos, além do tão famoso acolhimento de um povo sorridente, festeiro e feliz.
Vale lembrar que seu aeroporto é internacional e recebe voos diretos de vários lugares do mundo, além das principais capitais do país.
4. Maceió - AL
A charmosa capital alagoana é uma unanimidade, sendo reconhecida como uma das cidades mais bonitas do Brasil.
Sua orla marítima por si só já paga a viagem, já que proporciona paisagens exuberantes com mar verde azulado, passeios de jangada para piscinas naturais de água cristalina e restaurantes à beira-mar que tornam tudo mais movimentado e feliz.
A cidade dispõe de um ótimo aeroporto, que facilita muito o acesso. Também conta com ótimos hotéis de frente para o mar, lembrando o paraíso de Cancun, no México.
Além disso, é possível realizar passeios bate-volta a partir de Maceió para o litoral norte alagoano, onde está a segunda maior barreira de corais do mundo. Uma região que possui muitos destinos maravilhosos, como São Miguel dos Milagres, Maragogi e a incrível Praia de Carro Quebrado, um lugar mágico que reúne falésias, coqueirais e mar verde esmeralda e cristalino.
5. Chapada Diamantina - BA
Todo mundo sabe que a Chapada Diamantina é o paraíso do trekking no Brasil, com mais de 300 grandes cachoeiras e infinitos cânions magníficos, todos acessados por longas e lindas trilhas que mergulham incansavelmente em seu interior selvagem e inóspito.
Porém, a Chapada Diamantina também tem seu lado mais sossegado, ou seja, opções de lazer mais suaves para quem não deseja realizar trilhas.
A ideia aqui é chegar aos paraísos de carro em passeios confortáveis, que levam a poços e rios de águas azuis, além de cachoeiras seguras e com ótimos banhos para os idosos.
Outro diferencial está nas cidades históricas que a compõem, todas elas fundadas no período da exploração aurífera e diamantina, a exemplo de Rio de Contas, Lençóis e Mucugê. Lugares que parecem congelados no tempo e que exibem arquitetura colonial preservada e tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional).
Elas se tornam ainda mais especiais no inverno, momento em que proporcionam um friozinho gostoso e pouco comum na Bahia.
6. Gramado - RS
A linda cidade de Gramado está situada na Serra Gaúcha, a apenas 95 km do aeroporto de Porto Alegre. Trata-se do destino de frio mais famoso do Brasil, com suas ruas charmosas e repletas de construções em arquitetura germânica, a base do seu povoamento.
O fato de estarmos falando de uma região serrana localizada no sul do Brasil indica que o frio por lá é bem intenso nas estações de outono e inverno. Por isso indicamos as estações da primavera e verão como ideais para o turismo da Terceira Idade, momentos em que o frio é mais ameno e mais gostoso.
A cidade proporciona lindos lagos, igrejas de arquitetura em estilo gótico, cachoeiras incríveis acessíveis de carro, estrada de ferro com trem Maria Fumaça viajando em meio a bonitos vinhedos, além de muito charme nos seus bares e restaurantes repletos de gastronomia e bebidas típicas.
Uma lista curta, mas com destinos que realmente vale a pena conhecer e podem ser desfrutados por públicos de todas as faixas etárias.
Curtiu este artigo e quer saber mais sobre o turismo da Terceira Idade? Conheça também os 3 melhores destinos para idosos exclusivamente na Bahia, assim terá ainda mais possibilidades que te ajudarão a compor seu próximo roteiro de viagem, aproveite!