top of page
Quais são os melhores meses para viajar para o Nordeste?

Postado dia 14/08/23 | 4min. de leitura

Quais são os melhores meses para viajar para o Nordeste?

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Entendemos que o melhor período para viajar para o nordeste brasileiro é sempre aquele com maiores possibilidades da presença do sol, já que, em geral, são destinos praianos. Mas a questão financeira é um fator relevante e também deve ser ponderada.


Assim sendo, os melhores meses do ano para se viajar ao nordeste são aqueles com boas possibilidades de sol e que fogem à regra das altas temporadas, praticando preços mais baratos.

Réveillon, janeiro e fevereiro

Bom, todos já devem saber que esse período é o que se conhece por alta estação, é o verão propriamente dito. A presença constante do sol oferece os dias mais quentes, além de mares calmos e as águas mais cristalinas do ano.

A maior festa do país atrai multidões para o litoral, além de abrir o verão. O réveillon ou ano novo, é tema suficiente para tornar a barraquinha de praia mais simples num palco super produzido, com mesas, música ao vivo e a presença massiva de pessoas desfilando suas roupas de gala e elegância, é também a festa da paquera, do namoro e dos encontros!

Um dos pontos negativos são os preços praticados, hiper mega inflacionados, principalmente no réveillon. Para quem curte tranquilidade, está cada dia mais difícil achar uma prainha sossegada na alta estação, mas com uma boa pesquisa ainda é possível encontrá-la.

Para os que buscam badalação, festas e muita paquera, é o período certo! Praias lotadas de gente bronzeada e com pouca roupa aquecem os sentidos, bares e restaurantes oferecem música ao vivo e ambientes diferenciados, sem falar nas maravilhosas festas típicas de praias paradisíacas, os “luaus” que trazem consigo uma mística romântica.

Março

O mês de março é interessante por ainda ser verão, possui grandes expectativas de sol e preços melhores em função de não estar no período das férias escolares. Passado o auge dos meses de janeiro e fevereiro, março surge quase sempre ensolarado e com águas cristalinas.

Outro fator muito interessante, é que neste mês acontece a maior variação de maré do ano, e isso significa bancadas de corais expostas formando piscinas naturais por períodos mais longos. Em se tratando de nordeste brasileiro, o paraíso das piscinas naturais no Brasil, é algo a ser comemorado!

Abril e maio

São considerados dois dos meses com maior índice pluviométrico do ano, ou seja, em geral são meses chuvosos. Mas como toda regra possui suas exceções, acontecem anos secos que oferecem períodos longos de sol.

A excelente notícia é que os preços em geral caem verticalmente, bem como o volume de pessoas. Com um pouco de pesquisa e sorte, esses meses poderão lhe proporcionar uma viagem inesquecível e barata.

Junho

Apesar de ser um mês chuvoso, há sempre exceções à regra. Com um pouco de sorte é possível encontrar semanas de sol e mar cristalino neste mês. A grande vantagem do período teoricamente chuvoso são os preços baixos praticados no litoral. Uma boa combinação que pode proporcionar paraísos com pouquíssima presença de gente e preços excelentes!

Mas se estiver chovendo, não se preocupe! As comemorações das festas juninas são recheadas de comidas típicas deliciosas, de músicas regionais à base do dançante forró, de fogueiras e elementos culturais que fazem do período dessas festas um dos mais destacados no país.

Viajar para o nordeste em junho poderá ser uma experiência fantástica. Há festas juninas para todos os gostos, desde as mais badaladas em cidades famosas e que carregam uma multidão e grandes artistas, às mais culturais e tradicionais que acontecem nas ruas de pequenos lugarejos.

Seja qual for a sua escolha, viva Santo Antônio, São João e São Pedro!

Julho e agosto

Precisamos destacar aqui, que nessa época é verão no Hemisfério Norte, ou seja, os estados nordestinos mais ao norte como o Maranhão, o Ceará e o Rio Grande do Norte são muito influenciados pela inversão de estações e polos do globo. Isso quer dizer que esses três estados poderão lhe oferecer muito mais chances de dias ensolarados nesses meses, sendo esta uma dica chave para sua viagem.

Fique atento também quanto ao mês de julho, por ser período de férias escolares nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país, além de alta estação na Europa e demais continentes e países do Hemisfério Norte, costuma atrair muitos turistas, inflacionando também os preços.

Setembro a dezembro

Os meses de setembro e outubro trazem a primavera, é o começo da estiagem após longos períodos chuvosos. Ainda existe risco de chuva, mas as possibilidades de sol se ampliam muito em relação às estações de outono e inverno.

O mês de novembro é praticamente verão, e normalmente se apresenta ensolarado em quase todos os seus dias. Quanto aos preços, já começam a ser inflacionados em muitos lugares, porém ainda mais baixos que os praticados no auge da estação.

Outra vantagem desse período é quanto ao pequeno número de pessoas nos lugares, nada parecido com as praias lotadas do verão. Então se você é o tipo de pessoa que gosta de tranquilidade e natureza, são meses excelentes para curtir as praias nordestinas.

Além disso, são considerados baixa estação, garantia de bons preços e viagens muito mais econômicas!

Datas festivas locais

Neste tópico, queremos alertar para as datas festivas locais, que são tantas quanto a variedade de destinos que a região Nordeste do Brasil pode proporcionar. Daria um livro narrar detalhadamente lugar por lugar e suas datas comemorativas, normalmente ligadas à tradições religiosas e diversas manifestações culturais que as cercam.

Então entendemos que o melhor caminho seja iniciar a pesquisa dos lugares a partir do mês que tiver disponível para viajar e descobrir as festas locais que porventura estejam no período da sua trip. Presenciar essas manifestações populares tornarão suas experiências ainda mais graciosas, não temos dúvida alguma!

Viajar para o nordeste é com a Bahia Terra

A Bahia Terra Turismo é uma agência especialista em Bahia e se seu destino for por aqui, conte conosco! Continue aqui em nosso blog e descubra muito mais sobre os destinos baianos!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page