top of page
Voo livre na Bahia: 3 rampas com paisagens fabulosas

Postado dia 29/08/23 | 5min. de leitura

Voo livre na Bahia: 3 rampas com paisagens fabulosas

0 comentário

0 curtida

1101 visualizações

Por muito tempo voar foi um sonho impossível para os humanos, que durante milhares de anos apenas admiravam os pássaros e imaginavam como seria a sensação de planar entre as nuvens e avistar o mundo lá de cima.

Neste post vamos conhecer um pouco sobre a origem do Voo Livre na Bahia e algumas rampas excelentes para voar de asa delta e parapente na Bahia.

homem de parapente e por do sol  voo livre
Onde o céu encontra a alma: voando na Bahia. Reprodução: https://br.freepik.com.

Veja abaixo um pouco sobre voo livre na Bahia

Um pouco da história do Voo Livre

hoeme em asa delta ainda rustica mais funcional voo livre
O céu é dos pioneiros — Lilienthal, Dumont e todos que ousaram. Reprodução: https://voandonabase.wordpress.com/.

No dia 23 de outubro de 1906, um brasileiro chamado Santos Dumont alterou o curso da história ao voar pela primeira vez a bordo do 14-BIS, no campo de Bagatelle, em Paris. Mas ainda faltava um jeito de voar como os pássaros, utilizando apenas a força e correntes dos ventos.

Em 1963, o engenheiro australiano John Dickenson criou a asa delta, marco inicial para o surgimento desse esporte fabuloso. Em 1965, Dave Barish desenvolveu a “velasa”, que em 1978 passou a ser utilizada como parapente, uma forma de voo livre cujo objetivo inicial era treinar paraquedistas para aterrissagens precisas e sem a utilização de aviões.

Assim, foram criadas as duas modalidades de voo mais rudimentares e de maior contato com a natureza, dois esportes amplamente praticados no mundo todo. No Brasil, o Rio de Janeiro ficou famoso mundialmente pelos voos possibilitados a partir da Pedra da Gávea, com sua vista aérea belíssima da praia de São Conrado.

Mas saiba que o Voo Livre, seja de asa delta ou parapente, podem ser praticados na Bahia, que possui picos maravilhosos e paisagens incríveis, vamos conhecê-los?

Santa Teresinha no Vale do Jiquiriçá

Santa Teresinha, no Vale do Jiquiriçá, está a 202 km de Salvador e é um dos melhores destinos para quem quer praticar as modalidades de Voo Livre na Bahia. É também o lugar ideal para iniciantes em busca de voos duplos (quando duas pessoas voam juntas no mesmo aparelho), com segurança proporcionada pela companhia de um instrutor experiente.

Rampa do Boqueirão

Localizada a 9 km de Santa Teresinha, possui altitude de 453 metros, 200 metros de desnível e seu melhor período é entre setembro e novembro.

  • Como chegar - A partir de Santa Teresinha, seguir por 5 km em direção ao povoado Boqueirão e entrar à direita na placa VOO LIVRE A 4 KM, seguindo direto até a rampa num total de 9 km.

  • Quadrantes de ventos: L / NE / SE.

  • Decolagem: rampa de madeira para asa delta e natural para parapente.

  • Pouso: área de pouso ampla e no pé do morro.

  • Instrutor de voo livre: Nei Voador

Rampa da Serra da Jibóia

homem bem alto de parapente e serra verde embaixo voo livre
Rampa Serra da Jiboia: voo alto, voo livre! Reprodução: https://guia4ventos.com.br/candiba-rampa-do-mirante-ba/.

Localizada a 18 km de Santa Teresinha, possui altitude de 786 metros e desnível de 530 metros, sendo seu melhor período de setembro a novembro.

  • Como chegar - A partir de Santa Teresinha, seguir sentido município de Elísio Medrado por 7,5 km pela estrada de acesso à Pedra Branca.

  • Quadrantes de ventos: L / NE / N.

  • Decolagem: natural, decolagem na estrada com possibilidade de decolagens simultâneas.

  • Pouso: pouso um pouco restrito, com opções de pousos alternativos.

Além das maravilhosas rampas para o Voo Livre, Santa Teresinha também é conhecida como a capital baiana dos esportes de aventura, oferecendo locais turísticos como a barragem da Casa Forte, sítios arqueológicos de pinturas rupestres, o pico do Boqueirão, o rio Paraguaçu, a serra da Jibóia, enfim, região rica em natureza e trilhas para trekking, motociclismo e mountain bike.

Serra da Amizade - Jacobina

Distante 330 km de Salvador, a Serra da Amizade se tornou referência nacional do Voo Livre em função de sua ótima rampa, instalada em 2015. O local é adequado para profissionais, amadores e iniciantes, com acompanhamento de instrutores experientes.

Rampa Gezer Cerqueira

homem com parapente verde rampa gezer voo livre
Gezer Cerqueira: seu próximo destino de voo livre! Reprodução: https://guia4ventos.com.br/jacobina-rampa-gezer-cerqueira-ba/

Localizada na Serra da Amizade, região leste da cidade de Jacobina, a rampa possui ótima infraestrutura, composta por quiosque e área de decolagem gramada, altitude de 730 metros e desnível de 240 metros, sendo seu melhor período de setembro a abril.

  • Como chegar: a rampa fica 4 km antes da entrada da cidade de Jacobina, seguir à direita pelo Colégio Técnico Agrícola em estrada calçada e bem sinalizada.

  • Quadrantes de ventos: NE / L / SE.

  • Decolagem: uma rampa de madeira e outra natural, com possibilidade de duas decolagens simultâneas.

  • Pouso: área ampla e gramada.

  • Eco Sistema Adventure - opera realizando voos duplos para iniciantes, dentre outros esportes de aventura, como rapel, trekking, escalada, tirolesa e espeleoturismo. Para maiores contatos, segue o perfil no Instagram: @ecosistema_adventure

Para fazer o voo duplo é preciso ter mais de 18 anos ou estar acompanhado pelos pais. São 15 minutos de voo que percorre aproximadamente 10 km, um visual alucinante pelas serras de Jacobina, que também é conhecida como a cidade do ouro.

Além do Voo Livre, a cidade histórica da mineração colonial é repleta de natureza, trilhas e cachoeiras belíssimas como a do Véu de Noiva, do Piancó, das Arapongas, do Sossego, dos Payayás, do Aníbal, do Caldeirão e a cachoeira dos Alves.

Morro São José - Feira de Santana

tres parapentes no ar e pessoas na pedra morro sao jose voo livre
Morro São José: tradição e voo de longa distância! Reprodução: https://www.feiradesantana.ba.gov.br.

O Morro São José é um dos picos mais tradicionais da Bahia para a prática do Voo Livre, principalmente os da categoria Cross-County (longa distância), e está a apenas 16 km de Feira de Santana.

Rampa das Itaporocas

homem de parapente amarelo se prepara para voar rampa das itaporocas voo livre
Rampa das Itaporocas: 650 m de altitude e emoção pura! Reprodução: https://afvl.com.br/.

Localizada no Morro São José, possui altitude de 650 metros e desnível de 450 metros, sendo o melhor período entre junho e metade de agosto.

  • Como chegar: em Feira de Santana, por 6 km depois da entrada do distrito de Maria Quitéria até o povoado de Pé de Serra, onde surgem placas indicativas até o pouso e a subida até a rampa. Fácil acesso em dias de sol, mas com chuva o acesso é melhor com carros 4x4.

  • Quadrantes de ventos: NE / L / SE.

  • Decolagem: duas áreas de decolagens naturais, uma com 450 metros e outra com 250 metros de desnível, com possibilidade de 4 decolagens de parapentes simultaneamente e rampa natural para asa delta.

  • Pouso: pouso amplo com diversas opções de pousos alternativos.

  • Associação Feirense de Voo Livre - Para informações completas sobre os voos, tanto para profissionais como para iniciantes, competições e tudo o que envolve o mundo do Voo Livre na região. Clique aqui e acesse o site da AFVL.

Curtiu este artigo? Pois saiba que o Blog da Bahia Terra Turismo é renovado mensalmente com dezenas de posts com tudo o que você precisa saber sobre os destinos turísticos baianos, aproveite!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page