top of page
Praia do Forte

Praia do Forte

A pérola do litoral norte baiano!

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Praia do Forte

Conheça a Praia do Forte, uma pérola no litoral norte baiano!

 

A Praia do Forte é um destino imperdível para quem visita Salvador! O antigo vilarejo de pescadores possui belas praias de águas cristalinas, piscinas naturais, trilhas, cachoeiras, reserva de mata atlântica e um dos mais importantes monumentos históricos do Brasil Colonial: O Castelo Garcia d'Ávila. 

 

Apenas 50 km distante de Salvador, a Praia do Forte guarda um ar de interior, seu povoado é simples e sofisticado, um excelente exemplar do belo rústico. No verão, a noite possui movimento com música ao vivo nos bares e restaurantes, além de receber shows de artistas famosos ocasionalmente em seus maiores hotéis.

 

O destino também contempla a primeira sede do Projeto Tamar no Brasil e foi onde tudo começou nos idos dos anos 1980, quando ainda era uma rústica vila de pescadores isolada e sem a presença do turismo. 

 

O local reserva muitas surpresas aos visitantes, com diversas piscinas repletas de tartarugas marinhas, arraias, tubarões e outras espécies marinhas, além de restaurante, lojinha, guiamento especializado por biólogos, diversos projetos de educação ambiental e inclusão social.

 

Um pouco da história da Praia do Forte

 

A região onde hoje se encontra a Praia do Forte era habitada por tupinambás que viviam em aldeias de até 600 pessoas. Cultivavam pequena agricultura, especialmente a mandioca, caçando, pescando, coletando frutos silvestres e mel de abelha. Também eram profundos conhecedores das plantas medicinais e das árvores existentes na Mata Atlântica.

 

Tomé de Sousa chegou à grande Baía de Todos os Santos em 1549, com instrução da Coroa Portuguesa para construir a cidade de Salvador e instituir o 1º Governo Geral do Brasil. Com ele veio um jovem de nome Garcia d’Ávila, para muitos, seu filho bastardo.

 

Este jovem exerceu função de extrema confiança do Governador Geral, o almoxarifado da primeira capital do Brasil, tendo recebido uma sesmaria em 19 de julho de 1553, que iniciava em Itapuã e se estendia até Tatuapara, atual Praia do Forte. 

 

Tal sesmaria foi um presente de Tomé de Sousa após Garcia d’Ávila prestar relevantes serviços, como a construção de um baluarte de vigilância em Tatuapara, a formação de uma tropa composta de portugueses e índios mansos, ambos para defesa de Salvador e também para o desbravamento dos sertões em busca de ouro e expansão de currais de gado.

 

Foi o tempo em que o almoxarife de Tomé de Sousa construiu seu quartel em Tatuapara, a famosa Casa da Torre ou Castelo Garcia d’Ávila, se estabelecendo em definitivo para a conquista do sertão através da expansão de currais de gado de corte. 

Assim, por mais de 300 anos, seus descendentes imperaram na região formando o morgado da Casa da Torre, a maior propriedade privada do mundo, que partia da Praia do Forte e dominava uma vasta extensão de terras por todo o nordeste brasileiro. 

 

Tal expansão se deu às custas de muito sofrimento, com genocídio e escravização indígena, além da cruel escravização dos povos africanos. Muito dessa história se encontra no Museu do Castelo Garcia d’Ávila, que apresenta artefatos de escavações arqueológicas realizadas no local, vídeos com depoimentos de historiadores, totens interativos e a fantástica ruína da famosa Casa da Torre.

 

Entenda a estrutura da Praia do Forte

 

A vila da Praia do Forte possui uma infraestrutura extraordinária para o turista, com mais de 4 mil leitos distribuídos entre pequenas e charmosas pousadas boutique, hotéis requintados e resorts extraordinários.

 

Suas ruas proporcionam lindas lojinhas de artesanato e a presença de importantes grifes nacionais e internacionais. Por lá também se encontram excelentes restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local e internacional, além de diversos barzinhos estilosos com música ao vivo à noite.

 

A Praia do Forte é o verdadeiro coração do litoral norte de Salvador e disponibiliza ao turista uma infinidade de passeios como: mergulhos de snorkel e cilindro, de escuna, lancha, pesca esportiva, observação de baleias, trilhas ecológicas, além de buggy e quadriciclo pela Reserva Sapiranga e ao Castelo Garcia d’Ávila.  

 

Lembre-se também que a Praia do Forte pode ser ponto de partida para conhecer outras praias lindas do litoral norte de Salvador, a exemplo de Mangue Seco e Imbassaí. Se quer conhecer a Praia do Forte, o faça em grande estilo, vá com a Bahia Terra Turismo!

 

Translado para a Praia do Forte Porto Seguro – contrate online!

 

A maneira mais prática, confortável e segura de chegar à Praia do Forte é contratando o serviço de transfer, cujo receptivo já estará lhe aguardando no Aeroporto Internacional de Salvador para uma viagem de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Para tanto, conte com a Bahia Terra Turismo, uma agência especialista “em Bahia”!

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina

bottom of page