top of page
A Casa do Rio Vermelho: lar de Jorge Amado e Zélia Gattai

Postado dia 13/09/23 | 3min. de leitura

A Casa do Rio Vermelho: lar de Jorge Amado e Zélia Gattai

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A casa onde viveu o ilustre casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai é um dos mais importantes atrativos turísticos do Rio Vermelho, bairro boêmio de Salvador. O local foi transformado em memorial composto por impressionante acervo, e costuma receber muitos turistas que buscam conhecer, principalmente, sobre a história de um dos mais importantes escritores brasileiros.


Diversos ambientes na Casa do Rio Vermelho

Visitar a Casa do Rio Vermelho Jorge Amado e Zélia Gattai é uma viagem histórica, que inicia na literatura através dos famosos personagens de Jorge Amado, passando pela grande coleção de artes populares que o casal acumulou ao longo das suas viagens pelo mundo, e interagindo com vídeos, fotografias, cartas, objetos e utensílios pessoais, tudo isso armazenado em diversos ambientes cuidadosamente organizados e decorados.


Biblioteca

O ambiente é lindo, e possui boa parte da obra de Jorge Amado, que foi traduzida para 49 idiomas. São livros como Tieta do Agreste, Gabriela Cravo e Canela, Mar Morto, Capitães da Areia e Dona Flor e Seus Dois Maridos, que descrevem com rara beleza literária a cultura baiana através dos seus folclóricos personagens. Na biblioteca, também se encontram diversos livros e revistas preferidos do autor.


Cartas

O memorial conserva manuscritos originais como cartas escritas por Jorge Amado quando esteve exilado na França, de amigos que se corresponderam com ele ao longo da sua vida, como Pablo Neruda e Carlos Drummond de Andrade, além de autoridades de países diversos.


Cozinha

É um verdadeiro museu da gastronomia baiana, mas também um espaço sobre o Candomblé e a religiosidade afro-católica. Jorge Amado era filho de Xangô, e em quase toda a sua obra, fez referências à religiosidade afro-descendente e também ao sincretismo religioso.


O espaço possui diversos objetos utilizados nas antigas cozinhas baianas, além de livros de gastronomia e linda decoração.


Objetos pessoais e coleção de artes populares

Estão organizados em diversos ambientes, nas varandas, na sala principal, e expostos em vitrines. São objetos de uso pessoal como a máquina de escrever utilizada por Jorge Amado, a antiga radiola e discos de vinil do casal, esculturas de artistas baianos consagrados, e muitas peças de arte popular adquiridas pelo casal em suas viagens nacionais e internacionais.


Quarto do casal e sala de vídeos

O quarto onde dormiam Jorge Amado e Zélia Gattai ainda conserva a cama original, móveis antigos e parte da organização do casal. Nas paredes são projetadas imagens e obras de arte com efeitos e iluminação especial.


Há também uma sala ampla onde são projetados vídeos na parede principal, documentários sobre o casal e amigos ilustres como Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Carybé, dentre outros. Vale ressaltar a presença de quartos de hóspedes onde dormiram amigos e visitantes ilustres, como Pablo Neruda, Sophia Loren e tantos outros.


Informações importantes

A Casa do Rio Vermelho Jorge Amado e Zélia Gattai está aberta à visitações. Segue abaixo todas as informações relevantes:

Endereço

R. Alagoinhas, 33 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41940-620.

Como chegar

A Bahia Terra Turismo opera um passeio guiado para a Casa do Rio Vermelho, mas também é possível contratar um transfer através da Central de Reservas, que te buscará onde você estiver hospedado em Salvador.

Horário de funcionamento

De terça a domingo, das 10h às 18h (com entrada até as 17h).

Valor do ingresso

O ingresso custa R$ 20,00, com meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos. Gratuidade nas quartas-feiras.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page