Open Site Navigation

Situada na Costa do Dendê, a Baía de Camamu é considerada como a terceira maior baía do Brasil em termos de volume de água. A região fica a apenas 55 km de Itacaré e a cerca de 250 km de Salvador, capital baiana.

Ao contrário do que a maioria pensa logo a princípio, embora o local seja conhecido como uma das grandes belezas do estado, podemos dizer que a Baía de Camamu é mais preservada e tranquila do que outros destinos mais badalados.

Por isso, se você quer se conectar com a natureza e realmente conhecer ilhas incríveis, mangues e matas, continue a leitura e saiba mais sobre o roteiro.

Melhores ilhas da Baía de Camamu

Quando falamos sobre a Baía de Camamu, inevitavelmente também falamos de boas praias, sendo as ilhas um grande ponto de destaque se o tema é o turismo local.

Existem diversas opções e, certamente, é impossível não se apaixonar por ao menos uma delas, já que ao todo são mais de 50 possibilidades.

Veja os tópicos abaixo e descubra qual das ilhas da Baía de Camamu faz o seu estilo!

1. Ilha Grande

Para chegar até a Ilha Grande, partindo de Camamu, é preciso pegar uma lancha rápida ou escuna, sendo que o trajeto pode variar entre 15 a 50 minutos conforme o meio de transporte escolhido. Por lá, a tranquilidade impera, sendo comum encontrar as praias totalmente vazias.

Os moradores locais são muito solícitos e, embora o clima seja pacato, alguns pequenos empreendimentos já fazem parte do local, já que o número de turistas está aumentando pouco a pouco.

A Prainha é um dos destinos mais requisitados nesta ilha, sendo uma área de águas claras e calmas, perfeita para um bom banho de mar.

Por ser a ilha mais povoada, a infraestrutura agrada à maioria dos turistas. É relativamente simples encontrar restaurantes, pousadas e opções de passeios que ligam até as outras ilhas da região.

2. Ilha da Pedra Furada

A Ilha da Pedra Furada é uma das opções mais conhecidas quando o assunto são os passeios na Baía de Camamu. Seu nome se deve à presença de rochas que foram furadas pela erosão, em especial uma delas, que se assemelha a um arco.

Esta ilha tem um visual bem rústico, onde os turistas podem aproveitar para fazer belas fotografias em meio a natureza.

Para entrar na ilha, é preciso pagar uma taxa que gira em torno de R$ 5,00. Embora a ilha seja pequena, o passeio realmente vale a pena, visto que as águas são claras e transparentes.

Cabe destacar que existe um único restaurante na propriedade local, onde são servidos diversos pratos típicos.

3. Ilha do Campinho

A Ilha do Campinho trata-se de um pequeno povoado, onde o turista pode aproveitar águas claras e limpas para relaxar e curtir o dia. Esta fica próxima a Barra Grande, mais especificamente a cerca de 3 km da região.

As suas águas são profundas. Por isso, é importante ter cuidado com crianças.

E aqui vai uma curiosidade. Segundo relatos, o autor do livro “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry, se hospedou por lá no ano de 1930.

4. Ilha do Sapinho

A Ilha do Sapinho é bem estruturada em termos de opções para fazer boas refeições. Por lá, você encontrará diversos restaurantes com a mesma atmosfera rústica da região, sendo possível fazer a sua parada do dia.

Esta ilha na Baía de Camamu fica bem próxima da que foi mencionada acima, a cerca de 4 km de Barra Grande. Por lá, os manguezais são abundantes, sendo possível realmente adentrar em meio a natureza e aproveitar as águas quentes das praias.

5. Ilha do Goió

Agora, falando sobre a Ilha do Goió, podemos dizer que esta pode ser considerada a que tem águas mais claras e azuis. A ilha fica bem próxima à que citamos acima, sendo separadas somente pelo Rio Goió, que deságua no mar.

Suas águas são rasas e calmas, o que permite que a opção seja perfeita para famílias com crianças. A faixa de areia é extensa e, embora não haja estrutura completa na região além de um barzinho rústico, vale muito a pena passar um tempinho por lá sem preocupações.

6. Ilha Pequena

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre a Ilha Pequena. Nem sempre esta está incluída nos passeios pela Baía de Camamu. Isso porque o local não tem uma grande estrutura e, como o nome já indica, é bem pequeno.

Mas, se você gosta da natureza e de conhecer locais pouco tocados pelo homem, vale a pena reservar ao menos umas horinhas para visitar a região e ver como os arredores da pequena ilha são cercados pela mata.

Dicas gerais sobre a Baía de Camamu

Agora que você já conhece alguns destinos paradisíacos da Baía de Camamu, podemos dizer que é super indicado considerar a opção dos passeios para tornar sua viagem mais rica e completa.

Em termos gerais, alguns deles oferecem cooler e gelo para que você possa armazenar suas bebidas, o que pode ser muito importante entre um trajeto e outro.

Além disso, é essencial ressaltar que, para um passeio completo, é importante levar dinheiro para as refeições e para o pagamento de taxas. E lembre-se, muitos estabelecimentos podem não aceitar cartão, então, o melhor é estar preparado.

Transforme a sua viagem em uma experiência inesquecível

Se você já está programando a sua viagem para Camamu ou Barra Grande, você pode ter a chance de elevar o nível de seus passeios turísticos com a visita às ilhas da Baía de Camamu.

Isso porque os locais são extremamente preservados e, normalmente, você não terá problemas com a aglomeração de turistas e poderá ter toda a tranquilidade para aproveitar águas calmas e quentes.

Para isso, conte com a Bahia Terra Turismo e garanta um passeio seguro e agradável. Somente assim, você terá um marinheiro profissional à disposição, o que evita transtornos e permite que você aproveite ao máximo seu tempo e otimize a sua experiência. Quer saber mais? Então confira os detalhes do Passeio às Ilhas de Camamu e os valores!

5 visualizações0 comentário

Baía de Camamu: 6 ilhas que você precisa conhecer

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

5 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.