top of page
Baía de Todos os Santos: confira os 9 principais destinos

Postado dia 28/02/23 | 4min. de leitura

Baía de Todos os Santos: confira os 9 principais destinos

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A Baía de Todos os Santos é considerada a segunda maior baía do mundo, sendo a maior do Brasil. Ao todo, a região abriga mais de 50 ilhas, entre locais habitados e não habitados.


Muitos municípios do estado da Bahia, incluindo Salvador e outros do Recôncavo Baiano, ainda são banhados com as águas tropicais, deliciosas e claras da baía, o que permite que você, como turista, tenha muitas opções para aproveitar.

Por isso, se você está interessado(a) em planejar uma viagem para o estado, não deixe de conhecer alguns dos destinos especiais que valem a visita!

Os melhores destinos na Baía de Todos os Santos

Normalmente, a maioria dos locais banhados pela Baía de Todos os Santos terão águas claras e calmas. Mas, obviamente, cada um deles tem diferenças únicas que devem ser consideradas. Começando no Porto da Barra e indo até Jaguaripe, limites da baía, podemos afirmar que existem muitos locais a serem conhecidos.

Na lista abaixo apresentamos alguns dos mais requisitados, como também alguns que ainda estão sendo descobertos. Leia o texto e veja qual deles mais chama a sua atenção.

1. Ponta de Areia – Ilha de Itaparica

Primeiramente, vamos começar falando sobre um destino na Baía de Todos os Santos que é conhecido por ser um dos melhores de Itaparica, sendo esta uma das maiores ilhas marítimas do Brasil.

A praia fica no extremo norte, a 3 km do Centro Histórico. É cercada por coqueiros e tem um mar de águas claras e calmas, perfeito para crianças. Assim como outras da região, a praia tem ótima infraestrutura, o que facilita a organização nos momentos das refeições.

2. Praia do Forte – Ilha de Itaparica

Essa praia fica localizada no final de Boulevard, próxima ao centro, sendo uma opção de faixa de areia pequena na maré baixa. É muito procurado por famílias e turistas que querem conhecer também pontos históricos de Itaparica, pois lá fica localizado o Forte de São Lourenço.

Tem um centro comercial próximo, mas a estrutura na praia não é das mais completas.

3. Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Ilha dos Frades

Essa praia fica localizada ao norte na Ilha dos Frades, uma das mais frequentadas da Baía de Todos os Santos. Suas águas são calmas, mornas e cristalinas, o que é perfeito para praticantes de esportes, como o mergulho, por exemplo.

Tem boa infraestrutura para quem pretende passar o dia no local. Em um passeio pelas redondezas, o visitante pode ainda conhecer a Igreja da Nossa Senhora de Guadalupe.

4. Praia do Loreto – Ilha dos Frades

A Praia do Loreto também é uma opção interessante na Ilha dos Frades. Fica no lado oposto do destino que mencionamos acima, sendo um local mais tranquilo, com pouca estrutura.

Próximo à praia também é possível conhecer uma pequena e bela capela do século XVII que foi recentemente reformada, além de uma praça que promove o contato com a natureza. Um ponto perfeito para fotos.

5. Praia das Neves – Ilha de Maré

A Praia das Neves, na Ilha de Maré, entre todos os destinos da Baía de Todos os Santos, vem ganhando destaque nos últimos meses. Seu mar tem tons claros e cristalinos, sendo o toque especial o banco de areia ao redor. E durante a maré cheia se forma uma piscina natural deliciosa.

Na colina também existe a Igreja Nossa Senhora das Neves, construída por volta do século XVI, um resquício da nossa história que enfeita a paisagem local.

6. Ponta dos Padres – Ilha Bom Jesus dos Passos

A Ilha Bom Jesus dos Passos é uma das menores de todo o conjunto, o que não a torna menos interessante. Ao que se sabe, o local tem cerca de 4 mil habitantes, o que oferece muita calmaria para quem a visita.

A praia Ponta dos Padres tem águas tranquilas e muito claras, oferecendo também pouca estrutura. Entre as outras praias ao redor, esta é uma das mais procuradas por turistas que frequentam o destino.

7. Praia Madre de Deus – Ilha Madre de Deus

A Ilha Madre de Deus fica a apenas 100 m do continente, o que traz facilidade para locomoção até lá. Este é o principal ponto de partida para as outras ilhas da Baía de Todos os Santos.

Entre todas as praias da região, esta é uma das mais frequentadas, já que fica bem localizada, oferecendo fácil acesso e boa estrutura, com barracas à beira-mar em sua grande orla de areia.

8. Praia da Barra do Paraguaçu – Salinas da Margarida

A Praia da Barra do Paraguaçu não fica em uma ilha, diferentemente dos destinos anteriores. No entanto, o local também é banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos, sendo uma opção para quem procura uma região mais afastada das grandes aglomerações.

A Barra do Paraguaçu é um povoado que tem o privilégio de ter o mar de águas verdes ao redor, como também o Rio Paraguaçu, sendo um local de natureza preservada.

9. Praia do Garcez – Jaguaripe

Por fim, Jaguaripe é considerado o limite sul da Baía de Todos os Santos, onde também é recebido o fluxo do Rio da Dona. Falando sobre a Praia do Garcez, podemos dizer que o local é perfeito para quem procura sossego, águas calmas e claras.

Por ser uma região ainda pouco conhecida, você encontrará uma estrutura que não apresenta tanta variedade. Para quem procura uma praia deserta, esta é uma boa escolha, especialmente na baixa temporada.

Coloque alguns destes locais no seu roteiro e divirta-se!

Acima falamos sobre os principais destinos da Baía de Todos os Santos, incluindo aqueles que ainda não tem tanta fama como as ilhas. Independentemente do seu estilo, o fato é que as águas da baía são muito agradáveis na maioria dos pontos, o que favorece os passeios, banhos e mergulhos.

Agora, você pode escolher os melhores pontos para o seu estilo e montar o roteiro perfeito, já que muitos desses locais podem ser visitados em uma mesma viagem, a depender da sua disponibilidade.

Veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer dicas sobre o turismo náutico para aproveitar ao máximo a sua viagem pela Baía de Todos os Santos ou outros destinos da região!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page