top of page
5 cachoeiras perto de Salvador para você se aventurar

Postado dia 23/03/23 | 4min. de leitura

5 cachoeiras perto de Salvador para você se aventurar

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Se você vai viajar para a capital baiana e já está pesquisando possibilidades turísticas para compor seu roteiro, o fato é que não faltam opções para se divertir. Inclusive, se você gosta de aventuras em meio a natureza, as cachoeiras perto de Salvador são uma ótima possibilidade para seus dias no destino.


Continue a leitura e conheça alguns dos locais que são indicados para diferentes perfis!

As melhores cachoeiras perto de Salvador

Conheça cachoeiras próximas a Salvador, desde as mais preservadas e distantes até as mais visitadas.

1. Parque São Bartolomeu

Parece estranho começar uma lista das melhores cachoeiras perto de Salvador, falando sobre um parque. No entanto, o Parque São Bartolomeu é uma atração da capital que abriga 4 cachoeiras incríveis, sendo o local muito associado à cultura do candomblé.

Antes de falarmos das características do parque e das cachoeiras, precisamos explicar resumidamente onde o ponto está localizado.

Tendo como ponto de referência o Aeroporto de Salvador, é preciso percorrer cerca de 35 minutos de carro em sentido ao Elevador Lacerda, que fica a cerca de 10 minutos do Parque São Bartolomeu.

Por ser uma área ambiental, é preciso ter cautela com a visitação. Nesse caso, recomenda-se que o passeio aconteça com as trilhas coletivas, onde grupos de pessoas organizam o roteiro e, muitas vezes, contam com o apoio da Polícia Ambiental, o que torna o percurso mais tranquilo.

Agora, falando sobre as cachoeiras, confira as características individuais de cada uma delas:

  • Cachoeira de Oxumarê: é um local onde muitos se banham na pequena queda d'água, sendo a única cachoeira própria para banho;

  • Cachoeira Oxum: pequena queda d'água bem próxima da primeira cachoeira mencionada acima;

  • Cachoeira Nanã: cachoeira com maior volume de água do local, sendo esta cercada pela natureza;

  • Cachoeira do Cobre: já próxima à barragem, ao final da trilha, com um cenário belíssimo. Infelizmente as águas estão impróprias para o banho.

Por fim, na trilha – com duração média de 2h30 – você ainda pode conhecer a Barragem das Sete Quedas que, nos tempos passados, era uma estação de tratamento de água que abastecia alguns bairros de Salvador.

Infelizmente, muitos dizem que os mananciais da Bacia do Cobre estão poluídos, o que indica porque a maioria das cachoeiras não são próprias para banho. É um ótimo local para quem busca um contato maior com a natureza sem sair de Salvador.

2. Cachoeira de Dona Zilda

Agora, vamos falar das cachoeiras que ficam próximas a Salvador, nos municípios que rodeiam a capital, começando pela Cachoeira de Dona Zilda, que fica próxima à Praia do Forte, em Mata de São João.

É um local pouco conhecido, o que permite que você possa fugir dos destinos mais badalados das redondezas. A cachoeira tem uma queda d'água em meio às pedras, tendo também um poço excelente para o banho.

Partindo de Salvador, você deverá percorrer cerca de 1h20 até os arredores da Praia de Imbassaí, percorrendo uma estrada de terra para chegar até a propriedade privada onde está localizada a cachoeira, sendo necessário confirmar o horário de funcionamento com antecedência.

3. Cachoeira do Urubu

O início da trilha para a Cachoeira do Urubu fica a cerca de 1h30 de Salvador, ficando localizada no município de Santo Amaro. É um local bem preservado e bonito, com queda d'água de mais de 50 metros e um poço de águas esverdeadas.

Também é conhecida pelos nativos como Mãe D'Água. Em geral, existem muitos passeios que levam até o local, sendo que a maioria deles passa pelo Vale do Rio Sergi, como também pela Ponte Férrea, um ponto turístico incrível para fotos.

A trilha tem cerca de 9 km ida e volta e é de nível mediano, muito indicada para quem procura um maior contato com a natureza, sem precisar ir muito longe de Salvador.

4. Cachoeira dos Índios

A Cachoeira dos Índios fica localizada após o município de Mata de São João, mais especificamente no município de Esplanada, a cerca de 1h30 de Salvador. Muitos a consideram como uma das cachoeiras mais bonitas da Bahia, porém, o local ainda é um ponto pouco visitado.

A cachoeira tem um grande poço muito apreciado para banho, com uma queda d'água de aproximadamente 5 metros. Fica cercada pela mata atlântica, sendo formada pelo Rio Subaúma.

No ambiente há ainda uma pequena estrutura que serve porções e algumas bebidas. A estrada para chegar até o acesso é de terra e a trilha é de nível fácil.

5. Cachoeira do Saco

A Cachoeira do Saco fica no município de Cachoeira, a cerca de 1h40 de Salvador. Trata-se de um local de fácil acesso por uma estrada de terra, sendo muito conhecido apenas por moradores.

É um ambiente que normalmente fica deserto, especialmente na baixa temporada. A queda d'água é bem pequena, por isso, muitos a chamam de Cachoeirinha do Saco. O poço é bem agradável para banho, o que a torna um bom ponto para quem quer descansar e aproveitar as águas do Recôncavo Baiano.

Além desta cachoeira perto de Salvador, no mesmo município também existe a Cachoeira do Vila Real, em Santiago do Iguape, a cerca de 20 minutos do primeiro ponto que mencionamos neste tópico, sendo a trilha de nível mediano.

Conheça uma dessas cachoeiras próximas a Salvador

Se você gostou de conhecer alguma dessas cachoeiras próximas a Salvador, podemos dizer que vale a pena acrescentar um desses pontos em sua viagem, principalmente se você gosta de ter um maior contato com a natureza.

Assim como para qualquer outro local afastado, é muito importante que você contrate um guia ou faça passeios em grupos, pois isso diminui os riscos, em especial para as trilhas mais longas e difíceis.

Lembrando que alguns desses passeios podem apresentar taxas para a entrada, como na Cachoeira dos Índios que tem um custo médio de R$ 5,00 por pessoa.

Leia agora o próximo artigo e conheça mais informações sobre a melhor época para visitar Salvador, o que te fará acertar em cheio em seu planejamento!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page