Postado dia 04/12/23 | 4min. de leitura
Ribeira em Salvador: confira os encantos do bairro
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Ribeira é um antigo bairro de Salvador localizado na cidade-baixa e possui duas orlas: a praia da Ribeira em Salvador, que está de frente para a Baía de Todos os Santos, e a orla no interior da Península de Itapagipe, também conhecida como Enseada dos Tainheiros, onde estão os centros náuticos e diversos tipos de embarcações fundeadas como: veleiros, lanchas e saveiros.
Para quem procura uma ótima opção de lazer em Salvador, a Ribeira é o tipo de lugar para passar o dia curtindo praia, comida baiana no almoço, e pela tarde relaxar tomando um sorvete gostoso e aproveitando o pôr do sol em um dos mais bonitos cenários de Salvador. O bairro também possui alguns monumentos históricos importantes e que valem a visita, vamos conferir?
Um pouco da história
Principais atrativos
Como chegar
A Bahia Terra Turismo
Um pouco da história
A Ribeira é um dos bairros mais antigos da capital baiana, e teve sua origem no século XVI através das primeiras distribuições de terras em forma de sesmarias. Com o tempo, ali se instalou uma pequena aldeia de pescadores, provavelmente da miscigenação entre os primeiros habitantes tupinambás, africanos escravizados e libertos, além de senhores portugueses que comandaram a colonização.
Já em 1742, a Igreja de N. S. da Penha de França e Senhor da Pedra de Itapagipe foi construída como capela privada e palácio de verão do Arcebispo D. José Botelho de Mattos. A partir de 1759/60 criou-se a freguesia de N. S. da Penha, dando início a uma escalada que tornou a Ribeira um antiga praia de veraneio, razão pela qual encontram-se tantos casarões coloniais em sua orla.
Principais atrativos da Ribeira em Salvador
Vamos conhecer, um a um, os principais atrativos deste bairro bucólico de Salvador?
Praias da Ribeira e da Penha
A praia da Ribeira se diferencia pela cristalinidade da sua água verde e um mar calmo que proporciona um dos melhores banhos da cidade, além da vista espetacular para o pôr do sol. Há muitos restaurantes e bares na orla, todos especializados em gastronomia baiana e frutos do mar.
A extremidade norte da praia da Ribeira é conhecida como praia da Penha, uma homenagem ao seu monumento histórico mais antigo, a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.
Enseada dos Tainheiros
A Enseada dos Tainheiros está no interior da Península de Itapagipe e reserva um clima de cidade pequena, com seus lindos casarões coloniais posicionados bem de frente para o mar. Os barcos ancorados completam o cenário, que é muito fotogênico e inspirador.
Na orla estão alguns estabelecimentos comerciais importantes, como a Sorveteria da Ribeira, considerado um dos melhores sorvetes do Brasil, o histórico Solar Amado Bahia, e clubes náuticos famosos como o Angra dos Veleiros e o Saveiro Clube da Bahia.
Igreja Nossa Senhora da Penha de França
A Igreja da Penha, como é mais conhecida, possui uma longa história e linda arquitetura. Foi construída como palácio de veraneio do arcebispo D. José Botelho de Matos a partir de 1742, se tornando matriz em 1767. Nela estão enterrados os restos mortais do seu patrono.
A partir de 1813 e até 1966, o palácio da igreja foi ocupado por diferentes corporações monásticas, como as irmãs do Bom Pastor, Sacramentinas, Franciscanas da Imaculada Conceição e Ordem das Carmelitas Descalças.
Segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural - IPAC, possui “conjunto de notável mérito arquitetônico” com tetos repletos de painéis pintados, azulejaria portuguesa e imagens de Santa Ana, São Joaquim, N. S. do Parto (séc. XVIII) e uma efígie de Bom Jesus da Pedra.
Solar Amado Bahia e Museu do sorvete e sorveteria
Segundo o IPAC, “esta casa foi construída pela família Amado Bahia, nos últimos anos do século XIX, confiada ao português Francisco Mendonça, casado com a tia do proprietário, que era um curioso, sem formação profissional definida. Como os operários locais não soubessem assentar as pastilhas da varanda, Amado Bahia fez desembarcar um técnico espanhol que passava pelo porto de Salvador e que orientou também o revestimento das paredes”.
A casa foi inaugurada em 1901 e doada para a Associação dos Empregados do Comércio da Bahia entre 1955 e 1956, onde foi instalado um sanatório. Já em 1966, foi transformada no Centro Educacional Amado Bahia.
Adquirida por iniciativa privada recentemente, está lindamente restaurada, e costuma chamar a atenção de quem passa por lá. Atualmente o Solar Amado Bahia é onde funciona o Museu do Sorvete, mas sua arquitetura original está intacta, vale uma visita!
O antigo Hidroporto
A Enseada dos Tainheiros foi o local escolhido para a inauguração de um hidroporto no início da década de 30, onde aviões pousavam no mar. O Oficial Hidroporto da Ribeira recebia aviões patrulha e de passageiros que “amerissavam” (quando um avião pousa no mar e não em terra).
O famoso hidroporto recebeu os ilustres desembarques de diversos políticos, destacando o presidente da República Getúlio Vargas. Atualmente está abandonado e entrando em ruínas, mas há um projeto privado de revitalização.
Travessia Ribeira-Plataforma
Da Enseada dos Tainheiros costumam sair embarcações que atravessam o braço de mar e levam moradores locais e turistas até o bairro de Plataforma, onde está situado o famoso restaurante Boca de Galinha, que produz uma das melhores moquecas da cidade.
Como chegar
A maneira mais segura e confortável para transitar em Salvador é contratando o serviço de transfer. Um automóvel novo e climatizado irá ao seu encontro onde você estiver hospedado em Salvador, guiado por um motorista profissional e conhecedor das vielas, ruas e avenidas da cidade. Outra opção é utilizar serviços de carros por aplicativo ou táxi.
A Bahia Terra Turismo
A Bahia Terra é uma agência de turismo que desde 2006, atua levando milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos e dentro de Salvador. A empresa é cadastrada no Ministério do Turismo e na ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e dispõe de um portfólio repleto de opções de passeios extraordinários para quem está hospedado na capital baiana e em muitos outros destinos do estado, confira!