Postado dia 28/02/23 | 4min. de leitura
Baía de Todos os Santos: confira os 9 principais destinos
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Baía de Todos os Santos é considerada a segunda maior baía do mundo, sendo a maior do Brasil. Ao todo, a região abriga mais de 50 ilhas, entre locais habitados e não habitados.
Muitos municípios do estado da Bahia, incluindo Salvador e outros do Recôncavo Baiano, ainda são banhados com as águas tropicais, deliciosas e claras da baía, o que permite que você, como turista, tenha muitas opções para aproveitar.
Por isso, se você está interessado(a) em planejar uma viagem para o estado, não deixe de conhecer alguns dos destinos especiais que valem a visita!
Os melhores destinos na Baía de Todos os Santos
Normalmente, a maioria dos locais banhados pela Baía de Todos os Santos terão águas claras e calmas. Mas, obviamente, cada um deles tem diferenças únicas que devem ser consideradas. Começando no Porto da Barra e indo até Jaguaripe, limites da baía, podemos afirmar que existem muitos locais a serem conhecidos.
Na lista abaixo apresentamos alguns dos mais requisitados, como também alguns que ainda estão sendo descobertos. Leia o texto e veja qual deles mais chama a sua atenção.
1. Ponta de Areia – Ilha de Itaparica
Primeiramente, vamos começar falando sobre um destino na Baía de Todos os Santos que é conhecido por ser um dos melhores de Itaparica, sendo esta uma das maiores ilhas marítimas do Brasil.
A praia fica no extremo norte, a 3 km do Centro Histórico. É cercada por coqueiros e tem um mar de águas claras e calmas, perfeito para crianças. Assim como outras da região, a praia tem ótima infraestrutura, o que facilita a organização nos momentos das refeições.
2. Praia do Forte – Ilha de Itaparica
Essa praia fica localizada no final de Boulevard, próxima ao centro, sendo uma opção de faixa de areia pequena na maré baixa. É muito procurado por famílias e turistas que querem conhecer também pontos históricos de Itaparica, pois lá fica localizado o Forte de São Lourenço.
Tem um centro comercial próximo, mas a estrutura na praia não é das mais completas.
3. Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Ilha dos Frades
Essa praia fica localizada ao norte na Ilha dos Frades, uma das mais frequentadas da Baía de Todos os Santos. Suas águas são calmas, mornas e cristalinas, o que é perfeito para praticantes de esportes, como o mergulho, por exemplo.
Tem boa infraestrutura para quem pretende passar o dia no local. Em um passeio pelas redondezas, o visitante pode ainda conhecer a Igreja da Nossa Senhora de Guadalupe.
4. Praia do Loreto – Ilha dos Frades
A Praia do Loreto também é uma opção interessante na Ilha dos Frades. Fica no lado oposto do destino que mencionamos acima, sendo um local mais tranquilo, com pouca estrutura.
Próximo à praia também é possível conhecer uma pequena e bela capela do século XVII que foi recentemente reformada, além de uma praça que promove o contato com a natureza. Um ponto perfeito para fotos.
5. Praia das Neves – Ilha de Maré
A Praia das Neves, na Ilha de Maré, entre todos os destinos da Baía de Todos os Santos, vem ganhando destaque nos últimos meses. Seu mar tem tons claros e cristalinos, sendo o toque especial o banco de areia ao redor. E durante a maré cheia se forma uma piscina natural deliciosa.
Na colina também existe a Igreja Nossa Senhora das Neves, construída por volta do século XVI, um resquício da nossa história que enfeita a paisagem local.
6. Ponta dos Padres – Ilha Bom Jesus dos Passos
A Ilha Bom Jesus dos Passos é uma das menores de todo o conjunto, o que não a torna menos interessante. Ao que se sabe, o local tem cerca de 4 mil habitantes, o que oferece muita calmaria para quem a visita.
A praia Ponta dos Padres tem águas tranquilas e muito claras, oferecendo também pouca estrutura. Entre as outras praias ao redor, esta é uma das mais procuradas por turistas que frequentam o destino.
7. Praia Madre de Deus – Ilha Madre de Deus
A Ilha Madre de Deus fica a apenas 100 m do continente, o que traz facilidade para locomoção até lá. Este é o principal ponto de partida para as outras ilhas da Baía de Todos os Santos.
Entre todas as praias da região, esta é uma das mais frequentadas, já que fica bem localizada, oferecendo fácil acesso e boa estrutura, com barracas à beira-mar em sua grande orla de areia.
8. Praia da Barra do Paraguaçu – Salinas da Margarida
A Praia da Barra do Paraguaçu não fica em uma ilha, diferentemente dos destinos anteriores. No entanto, o local também é banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos, sendo uma opção para quem procura uma região mais afastada das grandes aglomerações.
A Barra do Paraguaçu é um povoado que tem o privilégio de ter o mar de águas verdes ao redor, como também o Rio Paraguaçu, sendo um local de natureza preservada.
9. Praia do Garcez – Jaguaripe
Por fim, Jaguaripe é considerado o limite sul da Baía de Todos os Santos, onde também é recebido o fluxo do Rio da Dona. Falando sobre a Praia do Garcez, podemos dizer que o local é perfeito para quem procura sossego, águas calmas e claras.
Por ser uma região ainda pouco conhecida, você encontrará uma estrutura que não apresenta tanta variedade. Para quem procura uma praia deserta, esta é uma boa escolha, especialmente na baixa temporada.
Coloque alguns destes locais no seu roteiro e divirta-se!
Acima falamos sobre os principais destinos da Baía de Todos os Santos, incluindo aqueles que ainda não tem tanta fama como as ilhas. Independentemente do seu estilo, o fato é que as águas da baía são muito agradáveis na maioria dos pontos, o que favorece os passeios, banhos e mergulhos.
Agora, você pode escolher os melhores pontos para o seu estilo e montar o roteiro perfeito, já que muitos desses locais podem ser visitados em uma mesma viagem, a depender da sua disponibilidade.
Veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer dicas sobre o turismo náutico para aproveitar ao máximo a sua viagem pela Baía de Todos os Santos ou outros destinos da região!