top of page
Conde - Bahia: confira detalhes desse lugar adorável

Postado dia 21/02/24 | 4min. de leitura

Conde - Bahia: confira detalhes desse lugar adorável

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A Costa dos Coqueiros na Bahia possui 193 km de praias semi desertas, com poucos povoados e muitos encantos a serem desvendados pelos turistas. O mais famoso deles é a Praia do Forte, com suas águas cristalinas, coqueirais exuberantes e o incrível Projeto Tamar.

Mas a Linha Verde, rodovia BA-099 que percorre a Costa dos Coqueiros a partir da Praia do Forte, é muito mais ampla e apresenta outros destinos incríveis, pacatos e de atmosfera incrível, a exemplo de Conde Bahia, município composto pelos povoados praianos de Sítio do Conde, Siribinha e Barra do Itariri:

turista encanto linha verde
Paisagem característica das praias e fozes de rios na Linha Verde

Conde Bahia

Suas águas são as mais mansas do litoral norte baiano, possui natureza farta, lindas praias, rios, dunas e ainda preserva arquitetura colonial, fatores que colocam o município de Conde como um paraíso do ecoturismo baiano.

Um pouco da história

Como todo o litoral norte baiano, Salvador e da Baía de Todos os Santos até a Baía de Camamu, o território de Conde era habitado pelos tupinambás. Com a chegada de Tomé de Sousa para a construção da cidade de Salvador e a instalação do Governo Geral em 1549, Garcia d’Ávila, seu almoxarife, recebeu terras no litoral norte em forma de sesmarias, incluindo Tatuapara (Praia do Forte) e Conde.

mapa antigo litoral norte bahia albernaz
Mapa antigo da região da Linha Verde. Reprodução / ALBERNAZ - 1640

Ainda no séc. XVI, a região passou a receber  padres jesuítas, que também chegaram na esquadra de Tomé de Sousa e buscavam catequizar os indígenas. Em 1650, Garcia d’Ávila doou o território de Conde aos padres, que ali construíram uma missão com os indígenas convertidos.

A fertilidade do solo foi um fator preponderante para a chegada de novos colonos portugueses, que se mudaram para a região construindo engenhos de açúcar e contribuindo para a ampliação da população. A essa altura o local se chamava Itapicuru de baixo, sendo rebatizado posteriormente como Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia.

Foi a partir daí que a família Garcia d’Ávila expandiu seu domínio pelos sertões, instalando currais de gado e construindo o morgadio da Casa da Torre, o maior latifúndio do planeta, cujas terras se estenderam até o Maranhão já no séc. XVIII.

Em 1806, a então freguesia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila do Conde em homenagem ao Conde dos Arcos.

O que fazer

A histórica cidade do Conde é cortada pelo rio Itapicuru e está a 6 km do mar, sendo composta por vários distritos litorâneos de rara beleza, vamos conhecê-los?

Sítio do Conde

estrada de barro entre o sitio do conde e siribinha
Estrada de barro entre o Sítio do Conde e Siribinha

O Sítio do Conde é o distrito litorâneo mais próximo da cidade do Conde e por isso sua extensa faixa de praia é a mais frequentada por habitantes da cidade. A vila possui opções de pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes, lojinhas de artesanato, dentre outros comércios.

entardecer em siribinha
Estardecer em Siribinha

Ao longo da orla, as barracas e quiosques de praia servem bebidas geladas, petiscos de frutos do mar e pratos da maravilhosa gastronomia baiana. 

Mas se você busca sossego e menos agito, basta caminhar um pouco para o norte ou para o sul e encontrará pedaços de praia praticamente desertos.

foz do rio itapicuru em siribinha
Foz do rio Itapicuru na Barra de Siribinha

Siribinha

O povoado de Siribinha fica a 16 km ao norte do Sítio do Conde e pode ser acessado por uma estrada de terra. A Barra de Siribinha é o local onde o rio Itapicuru encontra a sua foz, uma região belíssima de dunas e coqueirais onde foram filmadas algumas cenas do filme Tieta do Agreste (1990), inspirado no romance de Jorge Amado.

duna cavalo russo conde bahia
Duna do Cavalo Russo com suas barracas na beira do rio

Siribinha também oferece opções de passeios de buggy pelas dunas e de barco pelo rio Itapicuru.

Barra do Itariri

Para os que curtem ambientes mais isolados, basta caminhar um pouco para direita das barracas para encontrar trechos maravilhosos de paisagem deserta entre duna, mangue e um rio maravilhoso para banho.
Banho maravilhoso no Cavalo Russo

A Barra do Rio Itariri está situada 13 km ao sul do Sítio do Conde e é um dos lugares mais bonitos do litoral norte baiano. A foz do Itariri oferece paisagens repletas de coqueirais e manguezais preservados, formando lindos bancos de areia na maré baixa e que permitem caminhar até suas maravilhosas dunas.

Cavalo Russo

duna e rio no cavalo russo conde bahia
Duna e rio no Cavalo Russo

Trata-se de uma duna de aproximadamente 20 metros e cercada de vegetação preservada e um rio de águas avermelhadas. No local se encontram algumas barracas que servem bebidas e petiscos de frutos do mar.

Para chegar até lá, é preciso pegar um barco em Siribinha para um trajeto de aproximadamente 10 minutos, um passeio valioso e que descortina paisagens lindas, além de atmosfera tranquila em meio à natureza exuberante.

Para os que curtem ambientes mais isolados, basta caminhar um pouco para direita das barracas para encontrar trechos maravilhosos de paisagem deserta entre dunas, mangue e um rio maravilhoso para banho.

Mangue Seco

Mangue Seco é distrito de Jandaíra, cidade vizinha, e está a apenas 32 km de Conde. Com certeza este destino deve constar no seu roteiro de viagem para Conde, pois trata-se de um dos lugares mais bonitos da Bahia.

linda apoena ecopousada em conde
A linda Apoena Ecopousada é charmosa, pé na areia e fica em uma praia deserta

Quando ir

A alta temporada para o turismo acontece entre os meses de novembro e março, sendo janeiro o mês mais cheio e cujos preços são inflacionados. Os meses de setembro e outubro também são ótimos, já que é o período em que inicia a estiagem, a região se encontra mais vazia e com melhores preços.

Onde ficar


Como chegar

trecho de estrada em conde bahia
Paisagem de estrada em Conde

Chegar em Conde é uma delícia, são 158 km entre a cidade e o Aeroporto Internacional de Salvador pela rodovia BA-099, uma das mais belas do Brasil. A partir da Praia do Forte, a paisagem se torna ainda mais selvagem e linda, repleta de Mata Atlântica e mirantes maravilhosos onde se pode avistar boa parte do coqueiral que compõe a região. 

De ônibus

A partir da rodoviária de Salvador partem ônibus que vão direto para a praia de Sítio do Conde, uma viagem de aproximadamente 02:30h.

Em carro próprio ou alugado

Já dá para perceber que é bem fácil chegar nas praias do Conde, basta seguir pela Linha Verde (BA-099) e a quilometragem vai depender de para qual destino você se deslocará. A distância entre o Aeroporto Internacional de Salvador e Barra do Itariri é de 145,5 km, para Sítio do Conde é de 160 km e Siribinha é de 180 km.

Transfer

Uma excelente opção é contratar um transfer, garantindo mais segurança, conforto e velocidade no traslado. Um receptivo já estará te esperando no Aeroporto Internacional de Salvador, para sem demora, te levar direto para sua hospedagem em Conde em automóveis novos, climatizados e conduzidos por motoristas experientes e profissionais.

O Blog da Bahia Terra

Se você chegou até aqui é porque curtiu este post. Assim sendo, continue conosco no Blog da Bahia Terra, são centenas de artigos já publicados com tudo o que você precisa saber sobre os mais diversos destinos baianos antes de organizar seu próximo roteiro de viagem.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page