top of page
Open Site Navigation

Se você é um viajante que gosta de aproveitar desde atividades ligadas ao turismo de aventura até aquelas que estão ligadas à observação da biodiversidade ao redor, saiba que um passeio pela Costa do Dendê, na Bahia, pode ser a opção perfeita para você.

A área é composta por 8 municípios, sendo eles: Valença, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. Ao todo, são 115 quilômetros de costa, sendo esta uma das mais bonitas do Brasil.

Por isso, se você está planejando as suas próximas férias, continue conosco e conheça todos os detalhes sobre essa região incrível!

Qual a origem do nome da Costa do Dendê

Primeiramente, antes de falarmos sobre as paisagens da Costa do Dendê e o roteiro que você pode elaborar na região, precisamos explicar resumidamente a origem deste nome. Isso porque, o conhecimento irá lhe fazer entender um pouco sobre um dos costumes bem conhecidos na região.

De forma breve, o nome “Costa do Dendê” foi dado devido às plantações do coqueiro-de-dendê na região. Sabemos que o óleo extraído é um dos grandes ingredientes culinários baianos, sendo esta também uma característica da cultura local.

Onde está localizada a Costa do Dendê

A Costa do Dendê, onde ficam alguns dos pontos mais bonitos do estado, está no baixo sul da Bahia, vai desde a Baía de Camamu até a Foz do Rio Jaguaripe. Para quem vem da capital, Salvador, a região se inicia no município de Valença, sendo que este pode ser o ponto de partida para áreas turísticas muito requisitadas.

De Salvador, é preciso percorrer cerca de 124 km para chegar até o município mencionado acima. Mas, se você quer ir mais longe, até algum dos outros pontos que compõem a Costa do Dendê, como Camamu, por exemplo, é preciso percorrer quase 200 km. Por isso, é importante se planejar para elaborar o melhor roteiro com pontos de desembarque bem definidos.

Quais as características da Costa do Dendê

As características gerais da Costa do Dendê estão bem ligadas à natureza. Basicamente, o turista encontrará praias incríveis, com estrutura ou mais isoladas, ilhas, rios, cachoeiras, manguezais e muitas paisagens históricas.

Dessa forma, como foi mencionado, você terá uma grande variedade de atividades para se divertir na região. Para quem gosta de praia, geralmente as águas da Costa do Dendê são claras e calmas, com formação de recifes que atraem os mergulhadores.

O que fazer na Costa do Dendê

Agora que você já conhece algumas informações gerais sobre a região da Bahia, abaixo você verá alguns destinos que são imperdíveis na hora de definir o que fazer na Costa do Dendê. Leia os tópicos e confira.

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um dos destinos mais conhecidos quando o assunto são boas praias, festas e ótima infraestrutura. Muitas pessoas chegam até lá partindo de Valença, por meio das lanchas rápidas, visto que no local não entram automóveis. Quem vem direto de Salvador costuma utilizar o