
Postado dia 16/11/25 | 4min. de leitura
Cruzeiro para Ilhéus: o que fazer na parada?
0 comentário
0 curtida
13 visualizações
Você sabia que o cruzeiro para Ilhéus possibilita um dia maravilhoso, repleto de possibilidades de passeios e lugares extraordinários para visitar e curtir? Pois bem, basta lembrar que a capital do cacau nomeia a famosa Costa do Cacau, um trecho especial do longo litoral baiano onde praias selvagens e desertas se caracterizam por longos trechos de vegetação preservada e lindos coqueirais.
Para facilitar sua vida, listamos algumas opções do que fazer na cidade durante sua parada de cruzeiro e explicamos um pouco sobre cada uma delas. Continue conosco!

O que fazer na parada de cruzeiro em Ilhéus: 6 ótimas alternativas
É muito importante que os passeios em Ilhéus sejam de curta duração, já que o tempo de permanência em terra também não é muito longo em razão das filas no desembarque e do horário marcado para retorno ao navio. Ficando bem atento quanto a isso para não ser deixado para trás, confira nossas opções:
1. Passeio Rota do Chocolate

Ilhéus possui grande importância histórica, já que nos primórdios da colonização no séc. XVI, foi a sede da Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus. Porém, foi no séc. XIX que a cidade encontrou seu apogeu econômico por meio do cacau, fruto utilizado na produção de chocolate.
Tamanha é sua importância como principal cidade do cacau no Brasil, que sua zona rural foi set de filmagens de novelas muito famosas, como “Renascer” da Globo, que retrata a época dos barões do cacau.
O Passeio Rota do Chocolate é uma oportunidade única de adentrar em uma dessas fazendas e mergulhar nesse universo, aprendendo sobre o manejo do fruto, sobre a produção de chocolate fino e sobre a rica história do cacau no Brasil.
O passeio tem duração de aproximadamente 4 horas e pode ser realizado sem riscos de perder o horário de retorno ao navio.
2. Passeio Praia Pé de Serra e Cachoeira Tijuípe

O Passeio Praia Pé de Serra e Cachoeira Tijuípe é para os turistas que desejam passar um dia curtindo sol, mar, gastronomia baiana, drinks especiais e um banho de cachoeira de lavar a alma em meio a linda mata atlântica da região.
A Praia Pé de Serra está escorada na serra onde iniciam as lindas prainhas de Itacaré, um reduto de mata atlântica e paisagens estonteantes.
E é exatamente em razão dessa longa serra que surge a Cachoeira Tijuípe, uma das mais lindas do litoral baiano.
O passeio regular costuma durar cerca de 8 horas, mas por ser privativo esse tempo pode ser personalizado em razão da sua programação e disponibilidade. Mas lembre-se que é preciso ser cauteloso quanto à permanência nos lugares, para não correr o risco de perder o navio.
3. Praia Cururupe

A linda Praia de Cururupe fica 8,8 quilômetros ao sul do centro histórico de Ilhéus, ou seja, um belo reduto natural super acessível aos que desejarem passar o dia por lá. No local, o turista se depara com a foz do rio Cururupe, que oferece paisagem belíssima e banho delicioso.
Há também a presença do excelente restaurante Cabana do Cais, que se apresenta com duas frentes, uma para o rio e outra para o mar. No local, a infraestrutura é completa e para toda a família, com opção de cardápio recheado de pratos da gastronomia baiana e frutos do mar.
4. Praia dos Milionários
A Praia dos Milionários fica um pouco antes de Cururupe e é a mais badalada da cidade. Muito frequentada por surfistas, possui ótimas ondas e muitas barracas bem estruturadas que garantem gastronomia, bebidas geladas e ótimos drinks.
O local é perfeito para quem busca conhecer pessoas e interagir com a cultura local em meio a boa conversa, sol, mar e curtição.
5. Praia da Concha no Morro de Pernambuco

O Morro de Pernambuco é uma das grandes estrelas da cidade, cartão postal que proporciona alguns dos cenários mais bonitos de Ilhéus. Ele está na extremidade do lado sul da cidade, que é interligada ao lado norte pela Ponte Jorge Amado.
Tomado por uma rica vegetação de resquícios de mata atlântica e lindos coqueirais, o morro é uma das atrações mais relevantes para quem curte trilha e praia em um mesmo ambiente.
A “cereja no topo do bolo” para quem o visita, é a linda Praia da Concha, que oferece mar com águas cristalinas em meio a longa formação de rochas vulcânicas. Também é possível encontrar por lá pequenas barracas de praia, que servem algumas bebidas e petiscos.
Não deixe de caminhar pelas trilhas que cortam a costa do morro em meio às rochas, elas oferecem cenários de tirar o fôlego e proporcionam fotos belíssimas.
6. Passeio Lagoa Encantada
A Lagoa Encantada está 34 quilômetros ao norte do centro de Ilhéus e proporciona um dos passeios mais deslumbrantes para quem visita a cidade.

Ir até lá é como mergulhar em um mundo mágico, onde a lagoa de águas negras e espelhadas se funde com manguezais e duas lindas cachoeiras praticamente de frente uma para a outra.
O Passeio da Lagoa Encantada acontece de carro até o povoado ribeirinho situado em frente a lagoa, e em seguida continua em pequena embarcação que explora a região. O local também guarda muitas lendas contadas pela população local, sendo que por ali houvera antigos engenhos de açúcar instalados ainda na primeira metade do séc. XVI.
São 6 horas intensas, que compreendem desde o deslocamento por estrada de asfalto e de terra, como navegação embarcada e uma bela parada para banhos e trilhas onde estão as cachoeiras. Portanto, o passeio é possível para quem está passando um dia apenas na cidade durante o cruzeiro.
Se você curtiu saber sobre os passeios que podem ser realizados durante o cruzeiro para Ilhéus, saiba que deixamos para o final do artigo uma das melhores atrações. Conheça agora o Tour Histórico de Ilhéus, um passeio conduzido por um guia especialista na história local que leva aos principais monumentos históricos da cidade, como o velho bordel Bataclan, a Igreja Matriz de São Jorge e muitas outras atrações que ilustram o tempo áureo dos barões do cacau.
