top of page
Dique do Tororó: informações importantes para aproveitar a visita

Postado dia 01/03/23 | 4min. de leitura

Dique do Tororó: informações importantes para aproveitar a visita

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Se você é do tipo de viajante que gosta de aproveitar cada pedacinho do destino visitado, certamente o Dique de Tororó, na capital baiana, pode ser uma atração incrível e muito cultural para a sua visitação.


Apesar de ser um ponto que passa despercebido por muitos, especialmente por aqueles que têm o roteiro mais lotado, o destino é uma ótima opção do que fazer em Salvador, unindo a natureza com a história local.

O ambiente tem uma lagoa de 110 metros quadrados, sendo o único manancial da cidade, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Isso porque o Dique de Tororó tem orixás em formato de estátuas, o que rende belíssimas fotos, sendo uma representação da forte cultura religiosa da Bahia.

Considerando todas essas informações, vale a pena conhecer os detalhes do local e considerar a visita!

Como chegar em Dique do Tororó

O destino fica localizado bem na parte central de Salvador, onde tudo acontece, o que atrai ainda mais pessoas devido à facilidade de acesso. O Dique de Tororó fica especificamente na Avenida Vasco da Gama, 212 - Engenho Velho de Brotas, no subdistrito de Brotas, Salvador.

Para quem pretende chegar até a capital baiana de avião e conhecer essa atração incrível, é necessário seguir sentido Rio Vermelho a partir do aeroporto de Salvador, sendo o trecho bem sinalizado com duração aproximada de 30 minutos.

Independente do ponto de partida, podemos dizer que para que você possa se localizar da melhor forma, imagine como ponto de referência o bairro da Barra, já que este fica bem próximo do Dique do Tororó.

Normalmente o trecho partindo de Salvador pode ser feito de diferentes formas, como carros particulares ou transfer, o que promove segurança e tranquilidade para a viagem, já que é possível descansar durante o trajeto.

História do Dique do Tororó

O Dique do Tororó começou a ser construído no século XVII, com a função de proteger a cidade de invasões com o auxílio da represa, que também auxiliava a controlar o fluxo de água das chuvas.

Durante esses anos, o Dique foi usado para a irrigação das plantações de cana-de-açúcar. No entanto, conforme a cidade foi crescendo e evoluindo, seu objetivo de controlar o fluxo de água se tornou ainda mais evidente e importante. Após reformas, por volta de 1916 o local ainda passou a ser uma grande fonte de abastecimento de água.

Mas, mesmo com toda a importância do manancial, foi apenas em 2007 que o Dique de Tororó passou por uma reforma de ampliação e urbanização, o que o tornou o grande ponto de atração turística atual, com áreas para esporte e convivência.

Melhor horário para visitar Dique do Tororó

Por ser um local aberto e público, pode-se visitá-lo a qualquer horário do dia. No entanto, por ser uma área muito grande e arborizada, é importante evitar a visitação após às 22h00, quando as ruas começam a ficar um pouco desertas, o que torna o passeio mais arriscado.

Nesse caso, a dica é planejar a visitação entre o meio do dia e o final do dia. Lembrando que durante a noite, as luzes projetadas no lago acendem, o que deixa a paisagem ainda mais bonita.

Mas, para observar isso durante o passeio, não é preciso se arriscar e ficar no Dique de Tororó até muito tarde. É importante ficar atento(a) para evitar prejuízos.

Características do Dique do Tororó

Para quem gosta de áreas verdes e contato com a natureza, certamente o Dique do Tororó é uma ótima opção. Ao todo, são mais de 2,5 km de um tipo de calçadão perfeito para caminhadas ou para a prática de esportes, sendo esta uma estrutura que dá a volta em toda a extensão da lagoa, onde é possível conhecer estabelecimentos em diferentes categorias.

Entre as atrações que mais chamam a atenção em Dique de Tororó, os orixás são o grande destaque. As estátuas ficam localizadas na água, sendo elas a representação de Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi. Elas foram instaladas no local em 1998, assinadas pelo artista plástico Tati Moreno.

Apesar da água apresentar uma aparência bem bonita, ela não é própria para o banho e pode ter uma profundidade bem grande em alguns pontos. Por isso, o passeio é realmente ideal para quem gosta de aproveitar a apreciação de paisagens. Além disso, no local é possível fazer boas refeições nos restaurantes A Porteira, que serve cervejas, torresmos e pratos elaborados e típicos, ou na Cantina Cheiro de Pizza, que serve sobremesas, massas em geral, saladas e drinks.

Ao redor do Dique de Tororó também pode-se aproveitar a pista de patins, os encontros específicos com roda de capoeira, pistas de corrida, anfiteatro, playground, palco para shows, decks para pesca, aluguel de barcos e pedalinhos para toda a família. Para alugá-los é preciso ir ao local aos finais de semana, das 9h00 às 18h00, sendo o valor bem acessível, variando entre R$ 15,00 a R$ 20,00 a cada 30 minutos.

O que é possível fazer nos arredores do Dique do Tororó

Além das opções que mencionamos acima, o Dique do Tororó fica muito bem localizado em Salvador, o que permite que você possa aproveitar outros pontos interessantes ao redor. Entre as variadas atrações próximas, podemos citar a Praia Porto da Barra, já que esta fica a apenas 15 minutos do destino, sendo uma das melhores de Salvador.

Outra praia interessante próxima ao local é a Praia de Ondina, a apenas 10 minutos do Dique de Tororó. Também devemos citar o Shopping Barra, que fica a apenas 10 minutos do local, sendo um centro comercial ideal para compras em Salvador.

Por último, mas não menos importante, para aproveitar completamente a imersão cultural que o passeio oferece, a dica é apostar em um tour histórico completo por Salvador, sendo esta uma atração turística que permite que o visitante possa conhecer esta e muitas outras paisagens marcantes que estão nas redondezas.

Saiba tudo o que o Tour Panorâmico Histórico de Salvador contempla, valores e outros detalhes, para comprovar como essa possibilidade tem o potencial de tornar sua viagem inesquecível!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page