top of page
Fligê transforma Mucugê em palco da literatura e cultura baiana

Postado dia 11/08/25 | 3min. de leitura

Fligê transforma Mucugê em palco da literatura e cultura baiana

0 comentário

0 curtida

83 visualizações


Feira Literária de Mucugê
Feira Literária de Mucugê - Fligê

A Fligê (Feira Literária de Mucugê) é um evento cultural que acontece anualmente desde 2016 na bela cidade de Mucugê, Chapada Diamantina. Neste ano, a feira literária acontecerá entre os dias 13 e 17 de agosto, e promete reunir escritores e artistas consagrados que apresentarão seus trabalhos ao público presente.

Concebida como um espaço que permeia a educação literária como direito à formação humana, a Fligê Mucugê proporciona um espaço que busca o diálogo entre a arte literária e outras artes, proporcionando ao público um contato mais íntimo com seus escritores preferidos e potencializando a formação humana. 

Continue conosco e conheça em detalhes a Fligê 2025!

O tema atual da Fligê

Com o tema “Literatura: rios e matas da narrativa”, a Fligê 2025 visa a palavra como um rio que flui, como uma mata que cresce e conduz o ser humano pelas veredas do conhecimento. Um tema poderoso que expressa toda a sensibilidade de um evento tão belo quanto a sua cidade sede.

Importância da Fligê para a cultura baiana e local

O diálogo entre a literatura, a natureza e a comunidade proporciona uma efervescência cultural que eclode na forma de expressões artísticas, memórias populares e ancestrais, poesias e narrativas literárias que se manifestam graças a grandeza desse tão importante evento. 

Quem ganha? Todos nós, turistas, comunidade local, baianos em geral, que certamente saem muito diferentes do evento do que quando entraram.

A programação da Fligê 2025

Prepare-se para um verdadeiro universo de conhecimento em apenas 5 dias. Confira a programação geral:

  • 14/08 (quinta-feira): alvorada, oficinas, mostra artística, percurso literário, apresentações culturais, exposição permanente dos projetos, exposição de fotografia, concerto da filarmônica e coral, e “conversa & canção” com Vanessa da Mata.

  • 15/08 (sexta-feira): leituras guiadas com contos, causos e narrativas, coro Encanto Diamantino, lançamento de livro. 

  • 16/08: leituras guiadas, conversas literárias, extratos de autorias de obras de escritores e escritoras, concerto OSBA e shows de Bruno Lima e Tiganá Santana.

  • 17/08: mesas literárias, shows, sessão especial, homenagem, lançamento de livro, Ballet da Chapada Diamantina e concerto de encerramento.

Programação infantil: Fligêzinha 2025

A Fligêzinha vem com a proposta de ser um território especial que potencialize o fantástico mundo infantil, permeando contação de histórias, leitura viva em musicais e brincadeiras infantis. Confira a programação:

  • 15/08 (sexta-feira): coral de crianças, palhaçaria, espetáculos e contação de histórias.

  • 16/08 (sábado): pipoca moderna, quadrilha junina infantil, contação de histórias, animais, conversas literárias, lançamento de livro, espetáculos e teatro de fantoches.

  • 17/08 (domingo): gestos literários, leitura viva e histórias musicadas.

Programação Fligê + juventudes

  • 15/08 (sexta-feira): conversas literárias “Da Hora 1, 2 e 3”.

  • 16/08 (sábado): Universo HQ exposição de quadrinhos e conversas “Da Hora 4 e 5”. 

A feira ainda contempla os talentos locais, proporcionando diversas oficinas, jornalismo, escrita criativa, teatro e leitura dramática, cortejo literário, apresentações artísticas, capoeira e saraus. Também haverá banquinhas literárias e exposição e venda de livros.

O que fazer em Mucugê além da Fligê

Mucugê é conhecida como uma das cidades mais frias da Bahia, sendo um destino perfeito para quem curte o turismo de inverno. Além disso, a cidade possui um charmoso centro histórico, repleto de casinhas e casarões em estilo colonial, além da Igreja Matriz de Santa Isabel, monumentos construídos no período da exploração do diamante na região.

Para quem curte trilhas e cachoeiras, a cidade oferece ótimas opções, como as cachoeiras dos Funis, das Andorinhas, da Sibéria, da Matinha e da Moça Loira. Outra atração de destaque é o Projeto Sempre Viva, que além de preservar essa flor belíssima, ainda oferece um museu que conta a história do garimpo na região.

Agora que você já está por dentro da Fligê 2025, conheça 14 passeios na Chapada Diamantina que poderão agregar muito à sua viagem para Mucugê.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page