Postado dia 14/01/24 | 4min. de leitura
5 lugares frios na Bahia para curtir o inverno
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Engana-se quem acha que o turismo na Bahia se resume a sol e calor o ano inteiro. De fato, o estado possui o maior litoral do Brasil e com praias magníficas, sua fama calorenta o precede. Mas o interior da Bahia guarda paisagens extraordinárias de montanhas, cidades altas que registram temperaturas congelantes todos os anos e fazem a alegria do turismo de inverno brasileiro.
São lugares frios na Bahia e aconchegantes que oferecem muito em termos de ecoturismo, principalmente as cidades que fazem parte da região que compõe a Chapada Diamantina.
Lugares frios na Bahia
Piatã
Morro do Chapéu
Palmeiras (Vale do Capão)
Mucugê
Vitória da Conquista
1 - Piatã
Localizada na Chapada Diamantina e 572 quilômetros distante de Salvador, Piatã é a cidade mais alta da Bahia, com seus 1.280 metros de altitude. Toda essa altura lhe confere a condição de cidade mais fria do estado, com temperaturas chegando aos 5º C no auge do inverno, mas podendo ocorrer fenômenos naturais onde a temperatura por lá caia ainda mais.
Sua paisagem é de montanhas e apresenta charme, cultura e clima interioranos. Outra característica marcante da cidade é sediar a produção de cafés premiados em concursos nacionais, produto que pode ser facilmente consumido em cafés, lanchonetes e restaurantes da cidade, mas também diretamente com os produtores.
O que fazer
Se a cidade é parte da Chapada Diamantina, alta e repleta de montanhas, com certeza não faltam opções de trilhas, picos para subir e lindas cachoeiras.
Cachoeiras do Patrício e do Cochó;
Pico do Barbado;
Serra da Tromba;
Nascer do sol na Serra de Santana;
Pinturas rupestres da Serra do Gentil;
Rota do café.
2 - Morro do Chapéu
Distante 384 quilômetros de Salvador, a cidade de Morro do Chapéu está localizada na Chapada Diamantina e a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, o que lhe confere a condição de uma das cidades mais frias da Bahia.
A temperatura média anual de Morro do Chapéu varia entre 16º C e 24º C, sendo que já foi registrado temperatura abaixo de 5ºC no auge do inverno.
O que fazer
Cidade antiga e de arquitetura colonial, Morro do Chapéu possui sítios arqueológicos e históricos, cavernas, lindas cachoeiras e o Parque Estadual Morro do Chapéu.
Cachoeira do Ferro Doido;
Gruta dos Brejões;
Parque Estadual Morro do Chapéu;
Igreja Matriz Nª Sª da Graça;
Capela da Soledade;
Vila do Ventura;
Cachoeira do Ventura;
Buraco do Possidônio;
Sítio Arqueológico Cidade das Pedras.
3 - Palmeiras (Vale do Capão)
A pequena e fria cidade de Palmeiras abriga em seu território um dos vales mais fantásticos do Brasil e que está situado no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina: é o Vale do Capão, um lugar bucólico e exótico que abriga paisagens e cachoeiras de tirar o fôlego, como a incrível cachoeira da Fumaça e seus 385 metros de queda livre.
Palmeiras está a 439 quilômetros de Salvador e possui uma temperatura média que varia entre 16°C e 26°C, podendo cair abaixo dos 11º no auge do inverno.
O que fazer
O Vale do Capão é o grande destaque do município de Palmeiras e além de ser um povoado bucólico, oferece uma grande variedade de trilhas, cachoeiras, serras, muita natureza e ar puro.
Cachoeira da Fumaça;
Cachoeira do Rio Preto;
Cachoeira das Rodas;
Cachoeira da Purificação e poço da Angélica;
Trilha “Griô das Águas” em Conceição dos Gatos;
Cachoeira do Riachinho;
Curtir a vila que é maravilhosa.
4 - Mucugê
O município de Mucugê faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina e também é conhecido popularmente como “Mucugelo”, e porque será, né? A cidadezinha está a 983 acima do nível do mar e no inverno apresenta temperaturas de até 11º.
Além de um gostoso friozinho, a cidade é histórica e tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em função da sua bela arquitetura colonial que remonta o período da exploração do diamante a partir do séc. XVIII.
O que fazer
Muito procurada para o turismo histórico e o ecoturismo, Mucugê possui locais de rara beleza, com cachoeiras, cânions e vales sensacionais, além da própria cidade repleta de monumentos históricos de grande relevância.
Parque Sempre Viva;
Museu Vivo do Garimpo;
cachoeira dos Funis;
Cachoeira das Andorinhas;
Cânion das sete Quedas;
Mar de Espanha e cachoeira da Sibéria;
Cachoeira do Cardoso;
Cemitério Gótico Bizantino.
5 - Vitória da Conquista
A única cidade da nossa lista que está fora da Chapada Diamantina, Vitória da Conquista também é conhecida como “Suíça Baiana” em função da sua altitude e frio. Conquista, como também é conhecida entre os baianos, está 592 quilômetros distante de Salvador e sua temperatura média no inverno varia entre 15º C e 9º C, podendo cair ainda mais nos invernos mais rigorosos.
Com população estimada em pouco mais de 371 mil habitantes, Vitória da Conquista é a terceira cidade mais desenvolvida do estado e abriga anualmente o Festival de Inverno da Bahia, recebendo aproximadamente 100 mil pessoas em 4 dias de shows.
O que fazer
Além do maravilhoso Festival de Inverno da Bahia, a Vitória da Conquista é uma cidade charmosa e oferece ótimas opções de lazer, confira:
Estátua do Cristo;
Reserva Florestal do Poço Escuro;
Jardim das Borboletas;
Museu Regional de Vitória da Conquista;
Casarão da Prefeitura Municipal;
Memorial Governador Régis Pacheco;
Chalé dos Biscoitos.
Transfers para os 5 lugares frios da Bahia
Uma ótima dica é contratar o serviço de transfer para chegar em qualquer uma das 5 cidades que citamos neste artigo. Uma maneira muito mais confortável e também mais segura de viajar.
A Bahia Terra Turismo disponibiliza o WhatsApp da sua Central de Reservas, onde você pode esclarecer dúvidas e adquirir seu transfer online mesmo, de maneira prática e segura.
A Bahia Terra Turismo
Somos uma agência especialista “em Bahia” e desde 2006, levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos. Estamos cadastrados no Ministério do Turismo e na ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
Conheça as cidades frias da Bahia com a Bahia Terra Turismo!