top of page
9 grutas da Chapada Diamantina que impressionam pela sua beleza

Postado dia 02/03/23 | 4min. de leitura

9 grutas da Chapada Diamantina que impressionam pela sua beleza

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O estado da Bahia tem cerca de 567.295 km², sendo esta uma grande extensão que encanta turistas nacionais e estrangeiros. Levando em consideração seu tamanho, é de se esperar que a área ofereça diversas atrações incríveis para as férias. Para te mostrar, hoje falaremos das grutas da Chapada Diamantina, uma excelente opção para quem quer se divertir e se aventurar em meio a formações rochosas e a mata.


Sem dúvidas, a região da Chapada Diamantina é conhecida por apresentar diferentes atrações turísticas, incluindo cachoeiras, montanhas e cavernas. Pensando nisso, se você quer ir até o destino, continue a leitura e veja quais possibilidades abaixo mais lhe chamam a atenção!

Melhores grutas da Chapada Diamantina

Se você ainda não conhece muito sobre a Chapada Diamantina, é preciso mencionar que o local abriga o município com mais cavernas da Bahia: Iraquara, que conta com 97 grutas registradas no Cadastro Nacional de Cavernas.

Considerando essa informação, você deve ter entendido o motivo da região fazer sucesso quando o assunto é o desbravamento destes locais. Então, continue a leitura abaixo e veja 9 opções interessantes.

1. Gruta da Lapa Doce – Iraquara

Primeiramente, precisamos falar de uma das melhores grutas da Chapada Diamantina, sendo esta a Lapa Doce, conhecida por ser parte de mais de 40 km de cavernas. Apenas 850 metros estão abertos para a visitação, já que o local ainda está sendo mapeado por especialistas para garantir a segurança dos turistas.

O roteiro para conhecer a área pode variar, sendo que a trilha de acesso pode ter de 1 a 2 km. Após a descida até a gruta, você encontrará um amplo salão repleto de formações rochosas.

2. Gruta da Pratinha – Iraquara

A maioria das pessoas que vão até a Chapada Diamantina, na região de Iraquara, visitam a Fazenda Pratinha, já o local oferece diversas atrações turísticas, incluindo a Gruta da Pratinha.

Esta tem águas límpidas e claras, sendo permitido que o turista aproveite para fazer flutuação e mergulho, o que garante que o visitante observe mais do que as formações rochosas, pois a vida marinha local também é muito interessante.

3. Gruta Azul – Iraquara

A Gruta Azul também fica localizada na Fazenda Pratinha, o que permite que o turista conheça ambas atrações em um único dia.

Diferentemente da opção acima, nesta gruta não é possível fazer flutuação, sendo um local indicado apenas para a observação das formações rochosas e das águas límpidas.

Por lá é possível registrar belas fotografias, já que a luz solar em contato com as pedras formam uma linda paisagem.

4. Gruta Torrinha – Iraquara

Essa opção também é uma das grutas da Chapada Diamantina mais visitadas, sendo riquíssima em formações de espeleotemas, estalactites e estalagmites, o que permite que o visitante possa observar incríveis formatos diferentes, como substâncias com desenho de flores.

Na Gruta da Torrinha é possível fazer o roteiro em até 3 percursos diferentes, o que pode durar em média 3 horas para quem deseja conhecer tudo que está disponível na área. Por se tratar de um terreno irregular e muitas vezes apertado, é preciso ter atenção e disposição.

5. Gruta Bolo de Noiva – Iraquara

A Gruta Bolo de Noiva, também conhecida como Buraco do Cão, é uma opção com cerca de 600 metros para a exploração. As formações diferenciadas são o que ganham destaque por lá, em especial algumas delas com formato de santa, animais e barragens.

É um trajeto mais indicado para famílias e pessoas que procuram um percurso que não ofereça riscos tão grandes.

6. Gruta da Fumaça – Iraquara

A Gruta da Fumaça é mais uma das grutas da Chapada Diamantina que não necessitam de um grande preparo físico para ser visitada. A área oferece grande variedade de formações, como estalactites, estalagmites e espeleotemas.

O passeio normalmente dura menos de uma hora, sendo que o grande destaque são os salões da gruta que possuem tetos mais baixos, o que permite que você possa visualizar os detalhes das formações ali presentes.

7. Gruta dos Brejões – Morro do Chapéu

Essa é uma opção muito interessante, pois se trata de uma boca de caverna na Chapada Diamantina, conhecida por ser uma das maiores do país. Tem ao todo mais de 7 km de extensão já mapeados, sendo um passeio para quem realmente gosta de se aventurar.

Apresenta uma conotação religiosa, além de ser um ambiente arqueológico e paleontológico. O tempo de duração para a visita dura em média 5 horas, sendo necessário contratar um guia e um 4x4 para chegar até o ponto.

8. Gruta da Paixão – Andaraí

A Gruta da Paixão é uma opção muito indicada entre os pontos turísticos da Chapada Diamantina, já que esta é uma gruta de nível moderado, o que permite que mesmo as pessoas inexperientes possam aproveitar o passeio.

João Paixão é quem administra o local, sendo um dos guias que conduz os turistas pela área. Entre as diversas formações rochosas presentes, o espeleotema asa de anjo é o que mais chama atenção.

9. Gruta do Catão – São Desidério

Essa gruta fica em meio a mata, em um ambiente rico, com grutas, lagos e formações rochosas. Por lá encontram-se grandes penhascos, muito utilizados por pessoas que curtem a prática de rapel.

O lago azul, que fica bem próximo da entrada da gruta, é uma ótima atividade para passar o tempo na área. Já o salão principal da caverna conta com um riacho de águas claras, sendo uma paisagem muito indicada para fotos.

Aproveite sua viagem com as cavernas da Chapada Diamantina!

Agora que você já conheceu 9 opções incríveis entre grutas e cavernas da Chapada Diamantina, certamente você entendeu porque o destino é tão apreciado pelas pessoas que gostam de aventura. Por isso, se você deseja planejar a sua viagem para este território na Bahia, não se esqueça de colocar em sua lista alguns dos locais mencionados acima.

Como você notou, existem opções para todos os gostos, desde os perfis mais experientes com trilhas e percursos de difícil acesso, até aqueles que ainda não tiveram experiências como essas em meio a natureza.

Leia agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer algumas das melhores cachoeiras da Chapada Diamantina para explorar ao máximo a região!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page