top of page
Igreja de São Pedro: fé e história no centro de Salvador

Postado dia 30/08/25 | 5min. de leitura

Igreja de São Pedro: fé e história no centro de Salvador

0 comentário

0 curtida

101 visualizações

A linda Igreja de São Pedro, em Salvador, é a demonstração da fé católica aqui implementada pela colonização portuguesa. Sua arquitetura é belíssima tanto por dentro como por fora, e quanto ao âmbito religioso, é uma das paróquias mais ativas da cidade.

Posicionando-a no tempo, trata-se de uma igreja nova, porém com história muito antiga, dá para entender?

Se não, continue conosco e descubra por que visitar a Igreja Matriz de São Pedro é uma ótima opção de lazer em Salvador.

Fachada Igreja de São Pedro Praça da Piedade Salvador
Fachada da Igreja de São Pedro na Praça da Piedade, em Salvador

História da Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro

A fé no apóstolo Pedro é muito antiga e vem desde o séc. III, sendo o mesmo considerado fundador da Igreja primitiva. A data da sua celebração é o dia 29 de junho, uma festa que faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica.

A primeira igreja construída em devoção a este mártir da Igreja em Salvador foi encomendada pelo primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha, em 1554. Ela estava situada no local onde hoje está o Forte de São Pedro. 

Foi elevada à Freguesia de São Pedro em 1679, pelo primeiro Arcebispo de Salvador, Dom Gaspar Barata de Mendonça. Neste mesmo ano, se tornou também a Paróquia de São Pedro Velho Extramuros, em razão da sua localização fora dos muros da antiga cidade fortificada do São Salvador.

Igreja de São Pedro Praça da Piedade foto antiga
Igreja de São Pedro e Praça da Piedade em meados do séc. XX

A crescente paróquia demonstrou que havia a necessidade de levantar uma Matriz, à altura da nova Freguesia e capaz de receber uma quantidade bem maior de fiéis. 

Assim sendo, negociações ocorreram com o rei de Portugal em 1691, quando por meio de uma carta-régia datada de 1692, o rei ordenou que se construísse a nova igreja.

A Igreja Matriz de São Pedro fora erguida pouco acima do Mosteiro de São Bento, em um largo que passou a se chamar São Pedro (onde hoje está o Relógio de São Pedro). A primitiva capela foi demolida em 1723, durante a última ampliação do Forte de São Pedro.

Em razão de uma obra de alargamento da Av. 7 de setembro e da construção da Praça Barão do Rio Branco, a Igreja Matriz de São Pedro foi demolida em 1913. 

O terceiro e último templo de São Pedro foi então construído na Praça da Piedade, inaugurado em 1917. Portanto, a Igreja Matriz é recente, mas a Paróquia de São Pedro em Salvador possui quase 5 séculos.

O que ver na Igreja de São Pedro, em Salvador

Apesar de ser uma das igrejas Católicas mais recentes da cidade, sua arquitetura é inspirada em movimentos antigos. Conta com pé direito bem alto, colunas, arcos neoclássicos e capelas laterais, além de um altar-mor composto por uma linda capela onde uma imagem de São Pedro do séc. XVII está posicionada ao centro.

A Festa de São Pedro na Bahia

Procissão
Procissão da Festa de São Pedro - Reprodução /Instagram @paroquiasaopedrossa

O dia de São Pedro é 29 de junho, e sua festa é popularmente considerada a segunda mais importante do mês de junho, após a Festa de São João no dia 24 do mesmo mês.

Tradicionalmente, ambas começam a ser comemoradas nas noites anteriores, 28 e 23 respectivamente, adentrando nos dias dos santos católicos posteriormente.

A Festa de São Pedro é uma extensão do São João, sendo também regado a comidas típicas como bolos de milho, tapioca, aipim, canjica, mungunzá, muito milho e amendoins cozidos, milho assado e o tradicional “quentão”, bebida típica das festas juninas.

No dia de São Pedro não pode faltar forró pé de serra, de preferência Gonzagão, fogueiras e lindas quadrilhas desfilando suas cores e danças coreografadas.

Mais informações 

  • Endereço da Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro: Praça da Piedade, nº 11, Dois de Julho, Salvador.

  • Dias e horário de funcionamento da secretaria: de segunda a sábado, das 07:30 às 18:00; domingo, das 07:30 às 12:30.

  • Dias e horários de missas: domingo, às 08:00, 10:00 e às 12:00; segunda a sábado, às 08:00, 10:00, 12:00, 15:00 e 17:00.

O que fazer próximo à Igreja Matriz de São Pedro

Uma ótima ideia é visitar a própria história da igreja, começando pelo Forte de São Pedro, local onde foi construída a primitiva capela de São Pedro. Depois, é seguir caminhando até o Relógio de São Pedro, visitando o monumento que se encontra no local onde foi demolida a segunda Igreja de São Pedro. 

Forte de São Pedro

Forte de São Pedro Salvador
Forte de São Pedro em Salvador

Formando par com o Forte de São Paulo da Gamboa, o Forte de São Pedro exerceu importante papel na defesa do lado sul de Salvador a partir do séc. XVII, quando sua obra foi iniciada. 

Ele tem a forma poligonal quadrangular e possui baluartes (fortim sobre a junção de duas muralhas) com guaritas nos quatro ângulos da sua muralha. 

Ele foi marco importante nas batalhas pela Independência do Brasil na Bahia, quando foi tomado pelo exército português em 1822. Os portugueses só abdicaram da fortaleza em 2 de Julho de 1823, data em que foram expulsos de Salvador e a Independência da Bahia foi decretada. Em 1827, ele também foi quartel general da Sabinada.

Atualmente, o Forte de São Pedro é gerido pelo Exército Brasileiro, onde funciona a 17ª Circunscrição do Serviço Militar, o Estabelecimento Regional de Finanças, a Auditoria Militar e o 19º Batalhão de Caçadores. O Forte de São Pedro está a 850 metros da Igreja Matriz de São Pedro, na Praça da Piedade.

Relógio de São Pedro Salvador
O Relógio de São Pedro em Salvador

Relógio de São Pedro

No início do séc. XX, Salvador passava por grandes transformações, se modernizando em função do crescimento do comércio. Assim, foi necessária uma grande obra de alargamento da Av. 7 de Setembro e a construção da Praça Barão do Rio Branco, no local onde estava a segunda Igreja de São Pedro.

Demolida a igreja, foi instalado o Relógio de São Pedro em 1916, um robusto monumento fabricado pelo francês Henri Le Pante. Sua estrutura central é de bronze, a base em ferro fundido e granito rosa. No topo, o relógio se divide em quatro partes, sendo, na verdade, 4 relógios. O monumento está a somente 280 metros da Igreja Matriz de São Pedro.

Visto que você já está por dentro das principais informações sobre a Igreja de São Pedro em Salvador, conheça agora 4 igrejas de Salvador que são verdadeiros cartões postais, elas te levarão a paisagens incríveis e a um mergulho na história colonial do Brasil.


Por Márcio Vasconcelos de O. Torres

Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page