
Postado dia 06/10/25 | 8min. de leitura
10 igrejas de Salvador que merecem sua visita: saiba o porquê
0 comentário
0 curtida
7687 visualizações
Conhecer as igrejas de Salvador é uma atividade quase que obrigatória para quem visita a cidade, mesmo porque é impossível caminhar por suas ruas sem se deparar com essas construções imponentes.
Elas representam, tanto a história desse destino, quanto a história do Brasil. Você tem dúvidas sobre o que fazer na capital baiana, quando estiver por lá?
Se sim, comece a considerar uma visita às igrejas católicas e, no decorrer deste artigo, conheça alguns templos que definitivamente precisam estar em seu roteiro.

A importância das igrejas para o turismo na capital baiana
As igrejas apresentadas no tópico a seguir são uma parte viva da nossa história, uma vez que começaram a ser erguidas quando os europeus trouxeram o catolicismo para o Brasil.
Era comum, inclusive, que as próprias famílias “financiassem” as construções, como forma de mostrarem seu poder econômico.
Há quem se pergunte quantas igrejas tem Salvador, e a resposta para essa pergunta pode ser primeiro uma lenda, que afirma que Salvador tem 365 igrejas católicas, sendo uma para cada dia do ano. Já a segunda, para a alegria dos turistas, afirma que a capital da Bahia tem mais de 370 construções desse tipo.
Anualmente, milhares de pessoas viajam para Salvador justamente por causa do turismo religioso. Além de serem a representação de uma religião, essas igrejas têm uma arquitetura repleta de detalhes e de imponência, não sendo de se espantar que elas, por si só, sejam um atrativo tão grande para a cidade.
10 igrejas de Salvador que todo turista deve visitar

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o contexto em que as igrejas católicas soteropolitanas se encontram, é hora de conhecer as mais antigas, importantes e famosas!
1. Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim
Em estilo neoclássico, a Igreja do Bonfim é a mais famosa de Salvador e uma das mais bonitas da cidade, tendo sido construída a partir de 1740.
É nela que acontece, em todas as segundas quintas-feiras do mês de janeiro, a famosa Lavagem do Bonfim, que se caracteriza por lavar as escadarias da igreja e costuma reunir milhares de pessoas, entre turistas, moradores e peregrinos.
Em seu gradil estão milhares de fitinhas amarradas, algo que certamente você já viu em ao menos uma foto ou vídeo na internet.
A Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim tem entrada gratuita para visitação, e está localizada no bairro Bonfim, mais especificamente em uma área conhecida como “Colina Sagrada”.
2. Catedral Basílica Primacial de Salvador
A Catedral Basílica Primacial de Salvador, ou simplesmente Catedral Basílica de Salvador, é uma das tantas igrejas católicas em Salvador, mas que possui arquitetura das mais imponentes e características muito especiais.

A atual igreja foi construída no final do séc. XVII, mas sua primeira versão era de taipa e palha, construída pelos jesuítas que chegaram a Salvador em 1549, juntamente com Tomé de Sousa.
Sua arquitetura é barroca e o interior surpreende com um amplo acervo de peças sacras. Outro detalhe é que as pedras utilizadas em sua construção são de cantaria de Lioz, trazidas prontas de Lisboa, portanto, o maior templo que os jesuítas construíram no Brasil precisa estar em seu roteiro.
A basílica está no Centro Histórico da cidade, mais especificamente no Pelourinho, e para visitá-la é preciso pagar uma taxa simbólica.
3. Igreja e Convento de São Francisco de Assis
Localizado ao lado do Terreiro de Jesus e na entrada do Pelourinho, esse templo católico surpreende a partir da sua antiguidade, tendo sua construção iniciado ainda no séc. XVI.
O interior da Igreja e Convento de São Francisco de Assis abriga a famosa Casa dos Santos, onde é possível encontrar diversas imagens em tamanho natural. Mas há, ainda, outra característica que faz o local ser tão procurado pelos turistas: ela possui mais de 800 kg de puro ouro utilizado nos detalhes de sua decoração.
Não é à toa que a Igreja e Convento de São Francisco de Assis é apelidada de Igreja de Ouro de Salvador.
Para ver todos os seus detalhes de perto, também é necessário pagar uma pequena taxa de visitação.
4. Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia
Como mencionado anteriormente, as igrejas de Salvador ajudam a contar nossa história a partir de diversos aspectos, não sendo nenhum exagero fazer tal afirmação. E a Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia é mais um exemplo disso.

Sua primeira versão foi construída em 1549 a mando de Tomé de Sousa, sendo considerada uma das primeiras igrejas da Bahia.
Dentro dela estão nada mais nada menos que as ruínas do que é considerada a primeira casa de oração da capital baiana, um local que, quando adentrado, faz qualquer turista ter a sensação de estar voltando no tempo.
Trata-se das ruínas da segunda versão da igreja, que foi preservada quando se iniciou a obra da igreja atual em 1736, sob projeto pré-fabricado com peças em pedra e cantaria de lioz, oriundas de Lisboa.
Outro elemento que faz esse templo católico em estilo barroco receber destaque é seu teto: ele é o único da América Latina com pintura ilusionista que causa efeito 3D.
A Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia está no Bairro do Comércio, mais especificamente na Rua da Conceição da Praia.
5. Igreja de Nossa Senhora da Graça

A Igreja de Nossa Senhora da Graça foi construída em 1535 a mando da tupinambá Catarina Paraguaçu, esposa do famoso náufrago Diogo Álvares “Caramuru”.
Uma lenda envolve o ato da sua construção, mas o fato é que o casal Paraguaçu e Caramuru foram, muito importantes na formação do futuro povo soteropolitano.
A igreja está localizada no bairro da Graça e guarda, entre tantas preciosidades arquitetônicas, a sepultura de Catarina Paraguaçu, diversas peças de mobiliário antigo, entre as quais se destacam cadeiras produzidas no séc. XVII, e as primitivas imagens de Nossa Senhora da Graça e de Nossa Senhora do Parto.
6. Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Para muitos historiadores, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória é a igreja mais antiga em território soteropolitano.

A sua primitiva capela foi construída de frente para a Baía de Todos os Santos e em data anterior a 1535, conforme afirma a lápide de Afonso Rodrigues que se encontra no interior da igreja:
"Aqui jaz Affonso Rodrigues, natural de Óbidos, o primeiro homem que casou nesta igreja, no ano de 1534, com Magdalena Álvares, filha de Diogo Álvares Correa, primeiro povoador desta capitania. Faleceu o dito Affonso Rodrigues, no ano de 1561. Para os juízes do Santíssimo Sacramento da Victória".
A atual igreja foi construída em 1809, com seu frontão de frente para o Corredor da Vitória e de costas para a baía.
7. Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat

A Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat é pequenina, mas tanto sua localização quanto sua história são riquíssimas em detalhes.
Ela está localizada em um dos pontos mais belos da Baía de Todos os Santos, na magnífica Ponta do Humaitá. Na região, estão outros monumentos de grande relevância, como o singelo Farol do Humaitá, o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat e a antiga casa da família Garcia d’Ávila, datada de 1619.
A igreja tem arquitetura primitiva e provavelmente datada do séc. XVI, sem grandes ornamentos. Mas ir até ela impressiona, pois além de ser um dos monumentos do início da colonização portuguesa em Salvador, ela está bem em frente a uma paisagem espetacular, com vista panorâmica da baía e suas águas cristalinas.
8. Igreja e Mosteiro de São Bento

A Igreja e Mosteiro de São Bento impressiona pela forte presença beneditina, que ainda hoje preserva suas regras monásticas.
Nas missas de domingo, o coro de canto gregoriano costuma ecoar magnanimamente, emocionando os fiéis e turistas presentes.
Sua primeira ermida primitiva foi construída em 1584, sendo posteriormente substituída pela atual estrutura, erigida a partir de 1612.
Seu interior guarda verdadeiros tesouros históricos, que podem ser vistos no Museu do Mosteiro.
No local, também existe uma biblioteca clássica, daquelas vistas em filmes medievais, cujo acervo possui mais de 35 mil volumes, incluindo obras raras.
Não deixe de apreciar a Capela de São Bernardo, localizada na área do museu, ela foi construída no final do séc. XVIII no estilo rococó. Outro destaque é o mobiliário composto por mais de 2500 peças, que estão distribuídas pelos cômodos do convento e da igreja.
O Mosteiro de São Bento está localizado na Avenida 7 de Setembro e bem em frente à Praça Castro Alves.
9. Igreja de Nossa Senhora das Neves

Igreja de Nossa Senhora das Neves é uma verdadeira relíquia, já que faz parte da primeira leva de engenhos de açúcar instalados em Salvador, Recôncavo Baiano e Baía de Todos os Santos.
Ela foi construída em 1552, em uma baixa colina de frente para o mar da Praia das Neves, na Ilha de Maré.
Por se tratar de uma capela rural e primitiva do séc. XVI, sua arquitetura é simplória, mas o que realmente impressiona é vê-la de perto e mergulhar no tempo dos tupinambás e dos primeiros atos da colonização. Além disso, a Praia das Neves é belíssima, possui águas cristalinas e algumas barracas de praia que servem as delícias da gastronomia baiana.
Para chegar lá, é preciso se dirigir até a Praia de São Tomé de Paripe, e de lá pegar um barquinho para travessia que dura aproximadamente 30 minutos.
10. Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

A Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe fica na Ilha dos Frades, mais um distrito insular de Salvador. Ela faz parte da belíssima Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe e a data de sua construção se perdeu no tempo. A capela foi recém restaurada e possui arquitetura primitiva, conforme as igrejas rurais fundadas em antigos engenhos de açúcar.
O mirante onde ela está é um dos mais bonitos da Bahia, com vista para o mar azul e cristalino da baía, e também dessa praia, que foi eleita como a melhor praia de enclave das Américas e da Península Ibérica.
Para chegar até lá, o turista encontra algumas possibilidades. A primeira delas é por meio do passeio coletivo de catamarã bate e volta, que parte do Terminal Turístico Náutico da Bahia, localizado em frente ao Mercado Modelo. Outra possibilidade é contratar um passeio de lancha privativo para a ilha dos Frades.
Indo muito além das igrejas de Salvador
E então, já está considerando visitar ao menos uma dessas igrejas durante sua viagem para Salvador? Você se sentirá ainda mais à vontade de colocá-las em seu roteiro quando souber que elas estão próximas de diversos outros atrativos turísticos que valem a pena ser visitados também.
Ao visitar as igrejas do Centro Histórico de Salvador, por exemplo, você poderá conhecer casarões históricos que abrigam museus e restaurantes, aproveitando a oportunidade para degustar da maravilhosa e genuína gastronomia da Bahia.
Já ao escolher visitar uma igreja do Bairro do Comércio e suas proximidades, estará a poucos metros de pontos turísticos de grande importância para a cidade, como o Mercado Modelo e o icônico e inovador Elevador Lacerda. Além disso, está o extraordinário Forte São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar pelo fato de estar situado sobre um banco de areia no mar da Baía de Todos os Santos.
E o que dizer das igrejinhas localizadas nas ilhas de Maré e dos Frades? Que são um convite a desfrutar das ilhas paradisíacas da sagrada baía, com suas praias de mar cristalino e sossego típico de lugarejos simplórios onde o tempo parece não passar.
Isso sem citarmos o fato de que simples caminhadas pela cidade já representam um ótimo programa, mesmo que não incluam necessariamente a entrada em muitos atrativos.
Aproveite a facilidade de desbravar a capital baiana e o baixo custo para conhecer os lugares aqui citados. Certamente, sua viagem à Salvador será inesquecível!
E por falar em baixo custo...
Você sabia que o Elevador Lacerda, mencionado acima, cobra uma tarifa extremamente barata para que turistas e moradores possam ir da parte alta até a parte baixa da cidade, de forma rápida e prática?
Agora que você já conhece 10 igrejas de Salvador que costumam encantar os visitantes, insira também o Elevador Lacerda em seu roteiro de viagem para se locomover entre as igrejas. Estamos falando de um dos cartões postais brasileiros mais conhecidos no mundo e que proporciona uma vista simplesmente espetacular!