top of page
Igreja de Nossa Senhora da Vitória: história viva de Salvador

Postado dia 24/05/25 | 4min. de leitura

Igreja de Nossa Senhora da Vitória: história viva de Salvador

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória é muito procurada por turistas que visitam Salvador, e não é para menos, já que estamos falando de um dos monumentos históricos mais antigos do Brasil, mais velho até que a própria capital baiana.

Além disso, o templo é belíssimo e sua localização é ainda mais tentadora, próxima a outros monumentos antigos e de uma das praias mais bonitas e fotogênicas de Salvador. 

Igreja de Nossa Senhora da Vitória Salvador
Fachada da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Salvador

Por tudo isso, conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Vitória é uma das melhores opções do que fazer na cidade. Continue conosco e confira tudo o que você precisa saber sobre ela!

A origem da Igreja de Nossa da Vitória em Salvador

Salvador foi construída para ser a sede administrativa da colônia portuguesa na América e sua história está atrelada diretamente ao poder eclesiástico, que durante todo o regime colonial, esteve lado a lado com a Coroa e suas ações imperialistas.

Igreja de Nossa Senhora da Vitória em 1890 Salvador
Igreja de Nossa Senhora da Vitória em 1890, antes da segunda e última reconstrução que lhe trouxe elementos neoclássicos

Ao longo da história, Salvador movimentou muito dinheiro e se tornou um dos principais centros econômicos do mundo, o que pode ser constatado através da grande quantidade de igrejas católicas que existem na cidade. Nada menos que 372 igrejas, lembrando que para construí-las era necessário grandes investimentos, na maioria das vezes disponibilizados pela indústria açucareira.

A primeira capela de Nossa Senhora da Vitória foi erigida de frente para o mar da Baía de Todos os Santos e estima-se que sua obra é anterior à edificação da Igreja da Graça, que por sua vez foi construída a partir de 1535.

Em seu interior encontram-se três lápides sepulcrais que testemunham sua antiguidade, e na mais antiga delas é possível ler:

Lápide de Afonso Rodrigues Igreja de Nossa Senhora da Vitória Salvador
Lápide de Afonso Rodrigues, a mais antiga da Igreja de Nossa Senhora da Vitória

"Aqui jaz Affonso Rodrigues, natural de Óbidos, o primeiro homem que casou nesta igreja, no ano de 1534, com Magdalena Álvares, filha de Diogo Álvares Correa, primeiro povoador desta capitania. Faleceu o dito Affonso Rodrigues, no ano de 1561. Para os juízes do Santíssimo Sacramento da Victória". 

Em outra lápide está escrito: "Sepultura do capitão Francisco de Barros, fundador desta capela e igreja e de seus herdeiros. Faleceu a 19 de novembro de 1621 anos". 

Na última delas encontra-se a seguinte frase: "Aqui jaz João Marante, natural de Coimbra, que casou com Isabel Rodrigues, neta de Diogo Álvares Correa, primeiro povoador desta capitania; esta sepultura pertence aos seus herdeiros e aos tesoureiros e escrivães do Santíssimo Sacramento, 1809".

Em 1809, a Igreja Nossa Senhora da Vitória foi reedificada pela segunda vez, sendo sua frente voltada para o Corredor da Vitória e não mais para o mar, como a primitiva ermida. Da antiga capela, restam apenas as lápides supracitadas, que podem ser vistas na sacristia da igreja.

A arquitetura da Igreja Nossa Senhora da Vitória

Interior altar Igreja de Nossa Senhora da Vitória Salvador
Interior e altar da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Salvador

Como já foi dito, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória passou por muitas transformações e sua fachada atual recebeu elementos neoclássicos, especialmente o frontão triangular greco-romano acima de colunas talhadas com guirlandas, frisos e festões.

Outro destaque está em seu interior, onde se vê os afrescos dos Passos da Paixão decorando suas paredes. A Igreja também possui azulejos portugueses na capela-mor e imagens barrocas do séc. XVIII, além de trabalhos de Joaquim Pereira de Matos Roseira.

Horário de funcionamento

Azulejos portugueses interior Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Azulejos portugueses no interior da Igreja de Nossa Senhora da Vitória

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória está aberta nos dias de segunda, terça, quarta e sexta-feira, sempre das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00; quinta-feira, das 08:00 às 12:00; sábado, das 08:00 às 12:00 e das 15:00 às 18:00.

Bibliografia

AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio e Turismo. v.1. Monumentos do Município de Salvador, 1975-2002. 7v.

Como chegar à Igreja de Nossa Senhora da Vitória em Salvador

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória está entre três lindos lugares de Salvador: a Ladeira da Barra, o Bairro da Graça e o Corredor da Vitória. Mais precisamente fica no Largo da Vitória, s/n.

Seus fundos ainda se deparam com o belo mirante da Praça Félix Mendonça, de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade e onde se pode ver o mar da Baía de Todos os Santos, a Igreja de Santo Antônio da Barra e o Yacht Clube da Bahia.

Por estar no topo da Ladeira da Barra, uma opção é chegar de ônibus até a Praia do Porto da Barra e subir caminhando a ladeira até ela. Mas prepare-se, é uma subidinha razoável!

Outra opção é adquirir um transfer, um transporte super cômodo e seguro que te busca onde você estiver hospedado.

O que fazer próximo à Igreja de N. Sra. da Vitória

Afresco pintura teto Igreja de Nossa Senhora da Graça Salvador
Afresco no teto da Igreja de Nossa Senhora da Graça, com a pintura "Sonho de Catarina Paraguaçu"

Após apreciar por completo a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, sugiro que inicie seu tour visitando o mirante da Praça Félix Mendonça, depois desça a longa escadaria da comunidade Vila Brandão até o mar. 

Após subir de volta, siga pelo Bairro da Graça e vá até a Igreja de Nossa Senhora da Graça, construída a mando da tupinambá Catarina Paraguaçu, em 1535. Trata-se de uma pérola da arquitetura religiosa de Salvador e costuma deslumbrar os visitantes que lá chegam pela primeira vez.

Voltando ao largo da Igreja da Vitória, siga caminhando pelo belíssimo Corredor da Vitória e visite o Museu Carlos Costa Pinto, o Museu Geológico da Bahia e o Museu de Arte da Bahia, três lugares muito especiais e que proporcionam mais profundidade acerca da história de Salvador.

Por fim, desça pela Ladeira da Barra, parando no caminho para conhecer a linda Igreja de Santo Antônio da Barra. Em seguida, aos pés da ladeira se encontra a maravilhosa Praia do Porto da Barra, com seu mar manso e cristalino, e os antigos fortes de Santa Maria e de São Diogo, onde funcionam os espaços Pierre Verger e Carybé, respectivamente.

Se você chegou até aqui e já está por dentro das principais informações sobre a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, conheça também algumas opções de turismo religioso em Salvador para um encontro com a múltipla manifestação de espiritualidade da cidade.


Por Márcio Vasconcelos de O. Torres

Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page