
Postado dia 19/06/25 | 4min. de leitura
Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia: conheça!
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A linda Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é um dos monumentos históricos mais impressionantes de Salvador, além de possuir presença cultural impactante, especialmente em razão das festas tradicionais religiosas que a envolvem.
Localizada na região do antigo porto da cidade, estava posicionada em frente a praia em época anterior ao aterro que construiu a sede da Capitania dos Portos da Bahia e do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

O conjunto arquitetônico que engloba a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia é belíssimo, com diversos casarões coloniais, o Elevador Lacerda e a Baía de Todos os Santos compondo a paisagem. Certamente uma das melhores opções do que fazer em Salvador.
A origem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

A ermida primitiva da Conceição da Praia foi a primeira igreja da Cidade do Salvador, construída a mando de Tomé de Sousa em 1549 em razão da sua devoção pela Conceição Imaculada de Nossa Senhora.
Tal edificação foi mantida pela família Garcia d’Ávila no mesmo período em que construíram a Casa da Torre e iniciaram a expansão pelos sertões.
Quanto à segunda igreja que substituiu a antiga ermida, não é possível identificar sua data de construção em razão da ausência de documentos, somente se sabe que ela foi elevada à matriz da nova freguesia de N. S. da Conceição da Praia em 1623.

Sua impressionante ruína se encontra no interior da basílica atual, podendo ser acessada pelos turistas.
Em 1736, as confrarias do Santíssimo Sacramento e da Imaculada Conceição decidem reconstruir a igreja, sentenciando a demolição da sua segunda versão. As obras da atual basílica iniciaram em 1739, sendo um projeto pré-fabricado com todas as peças em pedra e cantaria de lioz, oriundas de Portugal.
Foi concluída em 1851, sendo, portanto, a terceira igreja construída no local.

Características arquitetônicas da igreja
Trata-se de uma das mais bonitas e imponentes igrejas do Brasil, com partido de três corpos separados por corredores e tribunas superpostas, capelas laterais, nave oitavada e fachada sob influência neoclássica. Seu teto obedece à concepção ilusionista barroca de origem italiana, uma beleza e tanto a se admirar!
Festas na Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

A Festa de N. S. da Conceição da Praia - Padroeira da Bahia
A festa celebrada no dia 8 de dezembro tem como sede a Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, lembrando que se trata de uma devoção iniciada por Tomé de Sousa na Bahia desde 1549, quando Salvador foi fundada.
Portanto, é a festa religiosa mais antiga do Brasil, sendo marcada por uma série de liturgias da Igreja Católica, mas também por uma festa profana popular, que mescla cultura com religiosidade. Outra característica importante é a relação com o sincretismo religioso, já que a santa católica festejada é Oxum para as religiões de matriz africana, a senhora das águas doces, da fertilidade, da beleza, da riqueza, do amor e da prosperidade.
Lavagem do Bonfim
É uma das festas mais importantes da Bahia e apesar das suas principais atividades acontecerem em torno da Igreja Basílica do Senhor do Bonfim, é da Igreja de N. Sra. da Conceição da Praia que parte o cortejo com balaios de oferendas e muita gente animada.
A Festa do Bom Jesus dos Navegantes
É uma das mais antigas celebrações religiosas do Brasil, com aproximadamente 300 anos de existência.
No dia 31 de dezembro, a Galeota Gratidão do Povo parte da Praia da Boa Viagem levando a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes até o Porto de Salvador. De lá, é transportada a pé até a Igreja de N. Sra. da Conceição da Praia, que marca presença importante também nesse festejo.
Como chegar à Igreja da Conceição da Praia
A Igreja Basílica de N. Sra. da Conceição da Praia fica bem próxima do Elevador Lacerda e também do Terminal da França, que recebe linhas de ônibus de diversos bairros da cidade.
Para quem chega pela Cidade Alta e está visitando o Centro Histórico de Salvador, como o Pelourinho e o Terreiro de Jesus, basta ir caminhando até a Praça Tomé de Sousa e descer o Elevador Lacerda, caminhando mais alguns metros à esquerda para chegar até ela.
Para quem busca um transporte mais seguro, contratar um transfer é uma excelente opção, com receptivo que busca o turista no saguão do hotel onde estiver hospedado ou no local da sua preferência.
Endereço: Rua da Conceição da Praia, s/n, Comércio, Salvador.
Dias e horário de funcionamento da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia: de terça a quinta-feira, das 08:00 às 16:00; sexta-feira, das 08:00 às 12:00; sábado, das 08:00 às 11:30; domingo, das 08:00 às 12:00.
Atrações próximas à igreja
O Centro Histórico de Salvador é impressionante e basta visitar um deles, que outros surgem no caminho, tornando o passeio muito mais amplo. Além do já citado Elevador Lacerda, que fica praticamente ao lado da basílica, o turista pode ir caminhando até o Mercado Modelo e apreciar a vista do Forte São Marcelo na Rampa do Mercado, onde funcionava o antigo porto da cidade.
Indo para o outro lado, é possível chegar caminhando também ao fantástico Solar do Unhão, onde funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia, o MAM. Um complexo arquitetônico de deixar qualquer um de queixo caído e que também é uma excelente opção para apreciar ao pôr do sol.
Agora que você já sabe sobre as informações mais relevantes acerca da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, conheça as 4 igrejas de Salvador mais visitadas pelos turistas, sendo que três delas agregarão muito em sua viagem até a capital baiana.
Bibliografia
AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio e Turismo. v.1. Monumentos do Município de Salvador, 1975-2002. 7v.
EDELWEISS, F. G. Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Primeira Igreja da Cidade do Salvador. Universitas, [S. l.], n. 3/4, p. 5, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/universitas/article/view/31985. Acesso em: 16 abr. 2025.