Postado dia 15/01/24 | 4min. de leitura
Solar do Unhão Salvador: confira essa joia arquitetônica
0 comentário
0 curtida
0 visualização
É muito comum ouvirmos dizer que Salvador é um museu a céu aberto, o que de fato é uma grande verdade. A parte antiga da cidade é um mega centro histórico e está muito além do Pelourinho, o mais famoso bairro histórico da capital baiana.
Muitos outros lugares da cidade dispõem de monumentos que nos ajudam a compreender sua história e o Solar do Unhão é um diamante de notável valor arquitetônico, assim reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Trata-se de um conjunto formado principalmente por solar, capela e galpões, tudo construído sobre um aterro que hoje se posiciona literalmente dentro da Baía de Todos os Santos, com o mar a bater na sua amurada de pedras em todas as fases da maré.
Hoje, o local é sede do MAM (Museu de Arte Moderna), que além de reunir importante acervo de arte, costuma receber eventos musicais em sua área externa.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o Solar do Unhão? Continue conosco nas próximas linhas!
Um pouco da história
O Museu de Arte Moderna - MAM
A JAM no MAM
Atrações próximas
Como chegar
A Bahia Terra Turismo
Um pouco da história do Solar do Unhão
Localizado no sopé da falha geológica de Salvador, onde se encontra a Avenida Contorno que liga o antigo comércio da cidade ao bairro da Barra, o Solar do Unhão é um antigo conjunto arquitetônico constituído por solar, Igreja de Nª Sª da Conceição, cais, fonte, aqueduto, chafariz, armazéns, um velho alambique e senzala.
Seu terreno foi doado aos beneditinos em 1584 por Gabriel Soares de Sousa, e documentos dão conta de ter se tornado a residência do desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco, provável construtor do solar.
O conjunto do Unhão foi construído ao longo de três séculos (XVII, XVIII e XIX) e antes de passar por uma sucessão de proprietários até o início do séc. XX, foi um complexo agro-industrial como os engenhos de açúcar e seu extenso cais composto de armazéns atuavam com a função de armazenar a produção de açúcar que vinha do Recôncavo, para depois exportá-lo.
O Museu de Arte Moderna - MAM
O conjunto do Solar do Unhão foi tombado como Bem Cultural e Nacional pelo IPHAN em 1943, chamando a atenção da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi que concebeu a ideia de transformá-lo em sede do MAM, tendo sido também a primeira diretora do museu entre 1959 e 1963.
Em 1963, ela entregou à população duas exposições de arte popular: “Artistas do Nordeste” e “Civilização do Nordeste”.
Após o golpe militar em 1964, as duas exposições em forma de museus criadas por Lina foram unificadas como Museu de Arte Moderna da Bahia, sendo hoje o principal espaço para arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do Brasil.
O MAM recebe uma média de 200 mil visitantes anualmente e expõe artistas visuais consagrados em suas cinco salas e uma galeria ao ar livre. Ainda conta com uma sala de cinema e costuma sediar eventos artísticos culturais de diferentes linguagens, além de um programa permanente de ações educativas.
A JAM no MAM
Em todos os últimos sábados de cada mês, a área externa do Solar do Unhão se transforma no palco da JAM no MAM, um projeto de música instrumental liderado pela banda Geléia Solar.
O projeto consiste num espaço musical democrático que permite músicos do mundo inteiro, quando de passagem por Salvador, se apresentarem oferecendo “canjas” e tocando um mix de jazz, baião, samba, frevo, salsa, blues e swing com a banda Geléia Solar, a anfitriã.
Os shows da JAM no MAM são regados a improviso e por isso únicos, e costumam lotar com a presença de público baiano e turistas, que se misturam curtindo som de muita qualidade assistindo ao magnífico pôr do sol que o Solar do Unhão proporciona, uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos.
Atrações próximas
O Solar do Unhão, que hoje é o local onde está instalado o MAM (Museu de Arte Moderna), é um monumento histórico importantíssimo situado numa região repleta de monumentos históricos e atrações turísticas, sendo possível visitar boa parte desses lugares em um único dia. Sendo assim, listamos alguns sítios importantes a serem visitados e que estão bem pertinho do MAM, confira!
Mercado Modelo e Elevador Lacerda
O Mercado Modelo e o Elevador Lacerda estão situados na Praça Visconde de Cairu, apenas 2,5 km de distância do Solar do Unhão. Trata-se de um dos mais famosos cartões postais do Brasil e por lá não faltarão opções do que ver. O mercado em si é um antigo centro comercial de artesanatos e encanta os turistas com uma grande variedade de arte popular que englobam a rica cultura baiana.
Bem em frente ao Mercado Modelo está o imponente Elevador Lacerda, que além de ser um monumento histórico de grande relevância nacional, é também o acesso entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, levando turistas para a Praça Tomé de Sousa ou Praça Municipal, onde estão outros tantos monumentos como o Palácio Rio Branco, por exemplo, e muitos outros prédios e casarões históricos que levam até o famoso Pelourinho.
A Barra e seus encantos
Do Solar do Unhão para o Farol da Barra são apenas 4,5 km, ou seja, é possível aproveitar o dia para conhecer também os três fortes da Barra, o Santo Antônio, o Santa Maria e o São Diogo, curtir uma prainha no Porto da Barra e mergulhar nas águas cristalinas da praia do Farol da Barra.
Como chegar
Como já foi dito, o Solar do Unhão e o MAM estão localizados na Av. Contorno na Baía de Todos os Santos, e como a maioria dos bairros históricos das capitais brasileiras, requer um cuidado na locomoção até lá. Por isso indicamos o serviço de transfer contratado através de uma agência confiável.
A Bahia Terra Turismo
Somos uma agência especialista “em Bahia” e desde 2006 levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por segurança, conforto e pontualidade.
Estamos cadastrados no Ministério do Turismo e na ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
Conheça Salvador com a Bahia Terra Turismo!