Postado dia 14/04/23 | 4min. de leitura
Museu de Arte Moderna da Bahia: conheça o MAM em Salvador!
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Existem literalmente centenas de coisas para fazer em Salvador, e visitar o Museu de Arte Moderna da Bahia, definitivamente, é uma das melhores escolhas que os turistas podem fazer.
Aliás: uma viagem a Salvador precisa ser composta por visitas às praias, por exemplo. Mas apreciar o lado artístico desse que é um dos principais destinos brasileiros também é uma atividade quase que obrigatória.
Você nunca ouviu falar no MAM Bahia, e tem dúvidas sobre ele realmente merecer um lugar especial no seu roteiro?
Então, não deixe de ler o conteúdo a seguir!
Tudo o que você precisa saber sobre o Museu de Arte Moderna da Bahia
Bem... Como o próprio nome dá a entender, o MAM de Salvador é, de fato, o museu de arte moderna da cidade, e um dos locais mais importantes desse destino, quando se trata de exposições artísticas.
Mas sabemos que somente isso não é suficiente para conhecê-lo.
E é por isso que, abaixo, listamos todas as informações mais importantes sobre ele.
Aí vão elas:
1. O Museu de Arte Moderna da Bahia possui localização privilegiada
Estando na Avenida Lafayete Coutinho, no Bairro do Comércio, o MAM possui a vantagem de estar praticamente à beira-mar, o que torna a visita ao local ainda mais especial.
Próximo a ele, além de belas paisagens, estão também ótimas opções gastronômicas, para serem desfrutadas antes ou depois da visita.
2. Chegar até ele é consideravelmente fácil
Uma vez que está em um dos principais bairros de Salvador, este museu pode ser acessado de diversas formas.
É possível que você solicite um táxi ou carro por aplicativo, por exemplo. Ou, se preferir, pode até mesmo utilizar o transporte público.
Uma outra alternativa é contratar um serviço de transfer, que será útil principalmente se sua hospedagem estiver em um local mais afastado.
Basta fazer a reserva e, no dia e horário marcados, um motorista irá te buscar em sua pousada ou em seu hotel, para te levar diretamente e total segurança ao Museu de Arte Moderna da Bahia.
Não deixa de ser uma forma de conhecer a cidade com mais conforto e praticidade, não é mesmo?
3. Não é preciso se preocupar com ingressos
Dúvidas sobre o valor do Museu de Arte Moderna da Bahia, no que diz respeito aos ingressos, são extremamente comuns. E a boa notícia é que simplesmente não há com o que se preocupar: a entrada nesse local é completamente gratuita.
É imprescindível, porém, se atentar ao horário de seu funcionamento.
Ele abre somente de terça-feira a domingo, e sempre a partir das 13h00.
4. Sua infraestrutura chama atenção por si só
O MAM de Salvador ocupa o Solar do Unhão, que nada mais é do que um casarão com séculos de história. Apenas isso já faz com que seja de fato um local especial, não é mesmo?
Mas as vantagens em relação à sua infraestrutura vão muito além disso!
São 5 salas que, juntas, abrigam mais de 1300 obras. Isso sem citarmos o cinema e os espaços para a realização de oficinas, por exemplo.
Ali há, também, o chamado Parque das Esculturas, que nada mais é do que uma espécie de galeria a céu aberto, onde os visitantes podem contemplar as obras expostas enquanto recebem a brisa do mar.
5. São inúmeros os atrativos “extras” oferecidos
Como não poderia deixar de ser, em um museu desse porte, os visitantes podem apreciar tanto o acervo físico quanto as exposições temporárias, que contemplam obras não só de artistas brasileiros, mas também de muitos outros países.
As oficinas artísticas também fazem parte de cada programação mensal, assim como eventos ligados a esse tema incrível.
Em sua visita você gostaria de ter uma experiência guiada, principalmente se estiver fazendo uma viagem com amigos ou mesmo uma viagem em família, a fim de que todos possam desfrutar melhor desse momento?
Então, irá gostar de saber que é possível agendar esse tipo de visita previamente.
E, assim que ela for encerrada, será hora de apreciar os pátios, conferir a programação da sala de cinema, ou mesmo relaxar no café.
Todos esses espaços também funcionam de terça-feira a domingo, iniciando as atividades às 13h00, e encerrando-as às 19h00.
E então, gostou de saber todos os detalhes importantes sobre o Museu de Arte Moderna da Bahia?
Vale lembrar, ainda, que em seu site oficial existe um blog por meio do qual é possível se manter por dentro de tudo o que acontece nesse espaço.
Visite o site oficial do MAM de Salvador para obter mais detalhes.
Sua visita pode ser perfeitamente “casada” com outro ponto turístico
Agora que você já sabe que o Museu de Arte Moderna da Bahia precisa estar no roteiro de qualquer turista que escolhe visitar Salvador, é hora de seguir outra dica.
E essa dica é: aproveite sua visita ao MAM para, no mesmo dia, conhecer outros atrativos turísticos da cidade (ou ao menos mais um).
Como mencionado anteriormente, a localização desse espaço é realmente privilegiada, o que também facilita a locomoção entre o museu e outras atrações.
Veja alguns exemplos, considerando trajetos feitos de carro:
Distância entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Pelourinho: apenas 20 minutos;
Distância entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Igreja Nosso Senhor do Bonfim: apenas 18 minutos;
Distância entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Lagoa dos Dinossauros: apenas 25 minutos;
Distância entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Mercado Modelo: apenas 3 minutos.
Os tempos de deslocamento citados são apenas uma média, mas já permitem perceber o quanto o MAM está próximo a outros pontos importantes da cidade, concorda?
Sua dúvida, agora, provavelmente seja em relação a qual (ou quais) atrativo turístico visitar no mesmo dia. E, para isso, nada melhor do que conhecer mais a fundo as opções disponíveis.
Nossa dica, nesse sentido, é: leia este artigo sobre o Elevador Lacerda. Quem sabe você se anima a andar até ele desde o Museu de Arte Moderna da Bahia e chega até o Centro Histórico? Afinal, como está perto de outros atrativos, pode ser o ponto de acesso para enriquecer ainda mais o seu roteiro.