top of page
Ilha do Bom Jesus dos Passos: beleza, sossego e tranquilidade.

Postado dia 31/12/23 | 4min. de leitura

Ilha do Bom Jesus dos Passos: beleza, sossego e tranquilidade.

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A ilha do Bom Jesus dos Passos é uma das mais charmosas da Baía de Todos os Santos, além de berço de uma baianidade marcada por profundos traços culturais. Situada entre as ilhas de Madre de Deus e dos Frades, a pequena ilha é distrito de Salvador, mas pouco conhecida pelos soteropolitanos.

por do sol belissimo na ilha de bom jesus dos passos
Pôr do sol belíssimo na ilha de Bom Jesus dos Passos

Bom Jesus é um lugar encantador e único na grande Baía, possui belas praias, história antiga e rica, religiosidade marcante e um povo sorridente e gentil. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse paraíso?

escuna bom jesus dos passos ilha das vacas
Escuna ancorada entre Bom Jesus dos Passos e a ilha das Vacas
  • Um pouco da história

  • Cultura e religiosidade

  • O que fazer

  • Onde comer

  • Hospedagens

  • Como chegar

  • O Blog da Bahia Terra Turismo

Um pouco da história

ilha de patayba assu mapa joao albernaz
A Ilha de Patayba Assu entre as ilhas de Maré e Frades Fonte: João T. Albernaz - 1640

A ilha se chamava originalmente Pataíba Assú (madeira da palmeira pati) e era habitada por tupinambás entre os séculos XVI e XVII e foi palco dos primórdios da colonização. Inicialmente chegaram os catequizadores jesuítas e já em 1624 era posse de Antônio Costa. Em 1640, foi invadida pelos holandeses que se apoderaram da ilha.

Já no século XVIII, a ilha pertenceu a André de Carvalho, sendo erguida a Igreja de Bom Jesus dos Passos em 1776, época em que a ilha passou a pertencer a duas irmãs, Rosa Maria Telles e Margarida Telles.

Cultura e religiosidade

a belissima igreja de bom jesus dos passos
A belíssima Igreja de Bom Jesus dos Passos construída em 1776

Apesar de pertencer a Salvador, a ilha se manteve isolada da capital, fator que culminou na preservação dos costumes até a atualidade. A forte religiosidade dos moradores se expressa em diversos eventos culturais do calendário anual, principalmente na grande festa do padroeiro Bom Jesus dos Passos, que ocorre no mês de janeiro.

Sua população é formada por descendentes de tupinambás, portugueses e escravizados africanos, que vivem basicamente da agricultura familiar, da pesca, mariscagem e de atividades profissionais realizadas nos municípios vizinhos de Madre de Deus e Candeias.

O que fazer

orla bom jesus dos passos
A linda orla da ilha de Bom Jesus dos Passos

Bom Jesus é uma das menores ilhas habitadas da Baía de Todos os Santos, possui mar calmo esverdeado, sendo excelente para banho e prática de esportes náuticos. É o lugar perfeito para quem precisa desacelerar, se livrando de relógios e celulares.

Praias

mar azul esverdeado na praia da pontinha
Mar azul esverdeado e cristalino na praia da Pontinha. Ao fundo a ilha dos Frades

Suas principais praias são a Pontinha e a Ponta do Padre, as mais procuradas por turistas e habitantes locais. Destaque para a Pontinha com suas águas cristalinas, calmas, uma verdadeira piscina natural. Chegando ao Terminal Marítimo, basta caminhar para o lado esquerdo e seguir pela orla até lá.


Igreja na Ilha do Bom Jesus dos Passos

A Igreja de Bom Jesus dos Passos, que teve sua licença concedida em 1726 e foi construída a partir de 1766, está em meio a vilazinha pacata e bucólica, onde se vê ainda muitas casas antigas que remontam ao final do período imperial.

a igreja e o mar de bom jesus dos passos
A igreja e o mar de Bom Jesus dos Passos

A fachada da Igreja é em estilo rococó, seu interior é todo em arte neoclássica e possui três altares. No principal deles, está a imagem do Senhor dos Passos, talhada em madeira por Félix Pereira.

A irmandade do Senhor dos Passos foi fundada em 1815 e é a responsável pela Igreja. Sua maior festa ocorre em janeiro em homenagem ao padroeiro, com direito a tradicional lavagem da escadaria da igreja.

ruas verdes e floridas em bom jesus dos passos
Ruas verdes e floridas em Bom Jesus dos Passos

Caminhar pela vila e pela orla

A atmosfera de lugarejo pacato e distante do grande centro contrasta com sua proximidade da capital baiana, a qual pertence.

Andar pela vila e pela orla é uma das atividades mais prazerosas em Bom Jesus dos Passos, um lugar congelado no tempo e onde não se deve ter pressa para conhecer as pessoas, sua história e cultura.

O pôr do sol na orla é magnífico, e não faltam ângulos e cenários para fotografias incríveis!

Passeios de barco

A proximidade de Bom Jesus dos Passos a outras pequenas ilhas da Baía de Todos os Santos é um convite para um passeio de barco, que pode contemplar algumas maravilhas pouco conhecidas, como as paradisíacas ilhas das Vacas e Maria Guarda, além da extremidade norte da ilha dos Frades onde está a histórica Igreja de Nossa Senhora do Loreto.

Com certeza haverá banhos e paradas em prainhas desertas e intocadas, piscinas naturais cristalinas no meio do mar da Baía e paisagens de tirar o fôlego.

Onde comer

entardecer no restaurante por do sol em bom jesus dos passos
Restaurante Pôr do Sol, excelente opção para comer uma boa moqueca

São muitas opções de restaurantes, alguns situados na orla marítima, empórios, padarias, tudo pertinho e de fácil acesso. Destaque para o Restaurante Pôr do Sol localizado na praça da igreja e de frente para o mar. Além de possuir um pequeno mirante com mesas e cadeiras bem de frente para a ilha das Vacas e para o pôrdo sol, serve moquecas sensacionais e muito equilibradas, fica a dica. Listamos abaixo outras opções gastronômicas da ilha:

Hospedagens

A ilha é pequenina, portanto, não há muitas opções de hospedagens, mas as que existem são excelentes!

A Casa do Tamarineiro é uma relíquia em formosura, com linda decoração à base de objetos antigos remanufaturados artesanalmente. A charmosa pousadinha tem vários quartos para casais e famílias, servindo um farto e delicioso café da manhã com comidas típicas nordestinas como cuscuz e tapiocas.

A Pousada DiLuis possui um estilo mais moderno, mas também é muito linda, com piscina estilosa e ótimos quartos, café da manhã muito bem servido, enfim, mais uma ótima opção de pousada em Bom Jesus dos Passos.

Como chegar

Madre de Deus fica a 62 km de Salvador, percurso que pode ser realizado em transporte público, táxi e Uber.

Porém o transporte mais confortável e seguro é a contratação do serviço de transfer, que busca os turistas onde estiverem hospedados em Salvador e os levam em carros novos e climatizados direto para o Terminal Marítimo de Madre de Deus, de onde saem os barcos para a ilha de Bom Jesus dos Passos a cada meia hora, para uma navegação tranquila de 20 minutos.

O Blog da Bahia Terra Turismo

Nosso Blog é um dos mais completos do Brasil sobre o estado da Bahia, pois somos uma agência de campo e especialista em viagens pelo nosso estado! Dezenas de textos são publicados nele mensalmente, com tudo o que você precisa saber sobre os mais diversos destinos baianos, incluindo as principais ilhas e passeios náuticos pela Baía de Todos os Santos e Salvador.

Desde 2006, levamos milhares de turistas anualmente a todos os recantos baianos, sempre primando por conforto, pontualidade e segurança. Nosso atendimento online está sempre pronto para tirar dúvidas, realizar cotações e compras de maneira rápida, segura e eficiente.

Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page