top of page
7 ilhas da Baía de Todos os Santos que precisa conhecer

Postado dia 12/11/22 | 4min. de leitura

7 ilhas da Baía de Todos os Santos que precisa conhecer

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Não há dúvidas de que as ilhas da Baía de Todos os Santos podem conquistar o coração dos turistas mais exigentes. Isso porque, ao longo de toda a sua extensão de mais de 1200 km², o local surpreende devido às belezas naturais existentes e à variedade de passeios em águas claras e calmas.


Ao que se sabe, a Baía de Todos os Santos (BTS), foi descoberta em 1° de novembro de 1501, no Dia de Todos os Santos, o que mostra a relação com o nome da região. Lembrando que a costa brasileira na Bahia é a maior do país, sendo a segunda maior do planeta. Ficou curioso(a) para saber mais sobre o destino? Continue a leitura e descubra as belezas dessa área!

As melhores ilhas da Baía de Todos os Santos

A Baía de Todos os Santos tem 56 ilhas no total. Algumas delas, como a Ilha das Vacas, são propriedade particular. Também existem as ilhas que são praticamente desabitadas, como a Ilha das Canas. No entanto, isso não significa que a área não tenha boas opções de passeios. E entre tantas possibilidades, citaremos abaixo as 7 mais indicadas para o turismo. Confira!

1. Ilha dos Frades

A primeira da nossa lista é uma das ilhas mais conhecidas na Baía de Todos os Santos. A região conta com uma área de 8 km, o que permite que o turista realmente aproveite de uma boa estrutura e lindas paisagens.

Para quem pretende viajar com crianças ou idosos, a opção é muito indicada, pois na maré baixa, muitas praias oferecem incríveis piscinas naturais de águas cristalinas.

Entre as praias mais visitadas pelos turistas, podemos citar: Nossa Senhora da Guadalupe, Loreto, Viração e Paramana.

2. Ilha de Itaparica

Essa opção é a maior ilha da Baía de Todos os Santos. Sua extensão é de 40 km, sendo ligada ao continente por meio da Ponte do Funil.

Devido à presença de recifes que cercam quase toda a Ilha de Itaparica, as praias são muito calmas e rasas, especialmente na maré baixa. Com isso, o local pode ser muito bem aproveitado por crianças e idosos. É uma área perfeita para a prática de mergulho, sendo as praias mais indicadas a Ponta de Areia e a Praia da Penha.

3. Ilha da Maré

A Ilha da Maré fica a 25 km de Salvador em linha reta, o que pode ser percorrido facilmente partindo do Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe, sendo esta ilha considerada como uma das mais bonitas da região.

Em geral, se compararmos a outros destinos da Baía de Todos os Santos, este terá praias mais vazias e tranquilas, o que permite que o turista realmente aproveite a natureza ao redor.

Quando se trata de infraestrutura, você não terá tantas opções em termos de hospedagens e restaurantes. No entanto, isso não impede a viagem. Por lá é possível conhecer praias de águas transparentes e atrações históricas.

4. Ilha do Medo

Segundo as histórias contadas, esta ilha serviu de refúgio para a quarentena dos leprosos que precisavam ficar separados. Por isso, os nativos ainda acreditam que a área seja assombrada por essas almas.

Além desta história, ainda existem muitas outras que deixam o local ainda mais misterioso. Em todo o caso, trata-se de uma ilha inabitável por não possuir fontes de água doce. Pode ser indicada para quem quer um local isolado para praticar surf ou outros esportes náuticos.

5. Ilha de Matarandiba

A Ilha de Matarandiba é muito conhecida devido à Fonte de Tororó, uma queda d'água que desemboca praticamente dentro do mar, formando uma fonte de água doce. Por lá, as águas têm um tom esverdeado e claro. Diferentemente de outras opções, tem praias indicadas para o surf, com boas ondas.

6. Ilha de Bom Jesus dos Passos

Esta ilha na Baía de Todos os Santos fica próxima à primeira que mencionamos nessa lista. Para chegar até lá, é preciso partir do Município de Madre de Deus, que falaremos a seguir.

Nesta região o mar é azul e transparente, perfeito para quem gosta de praticar esportes como o mergulho, por exemplo.

Além das belezas naturais, assim como em outras ilhas, também existem atrações históricas. Uma delas é a Igreja de Bom Jesus dos Passos, erguida em 1776

7. Ilha de Madre de Deus

Foi em 1989 que o até então distrito de Salvador se emancipou e passou a ser um município. A Ilha de Madre de Deus fica a 65 km da capital do estado, oferecendo uma infraestrutura completa para os visitantes.

Suas incríveis praias têm águas claras e, entre as opções mais requisitadas, existe a Praia de Ponta de Nossa Senhora dos Frades, um local tranquilo, com uma longa faixa de areia.

Além das belezas naturais, a Ilha de Madre de Deus tem uma igreja com o mesmo nome, sendo esta uma atração importante que foi construída em 1670.

Escolha as melhores ilhas da BTS e divirta-se!

Agora que você conheceu algumas das melhores ilhas da Baía de Todos os Santos, certamente você já sabe como montar o seu roteiro para aproveitar as belas paisagens que a região reserva. Algumas ilhas podem ser perfeitas para uma visita no estilo bate e volta. Mas, já outras têm tudo que é necessário para uma estadia mais longa.

A nossa dica final para você que quer conhecer um desses locais, é apostar em passeios que garantam segurança e conforto a você e aos envolvidos.

Nesse caso, você pode contar com a Bahia Terra Turismo, uma agência com mais de 16 anos de experiência. Entre as opções oferecidas, você encontra passeios privativos pela BTS com maior duração ou passeios até destinos cobiçados, como a Ilha dos Frades e a Ilha de Itaparica.

Compartilhe este artigo com seus amigos e se prepare para marcar a sua viagem por alguma dessas incríveis ilhas da Baía de Todos os Santos!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page