top of page
Mangue Seco: encante-se com esse local paradisíaco

Postado dia 02/01/24 | 3min. de leitura

Mangue Seco: encante-se com esse local paradisíaco

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A praia do Mangue Seco e a vila de pescadores que recebe o mesmo nome, ficam localizadas no município de Jandaíra, no estado da Bahia.

Com aproximadamente 200 habitantes, a maioria pescadores e comerciantes da vila, o local pequeno apresenta uma paisagem que enche os olhos de qualquer turista.


mirante mangue seco rio real ao fundo
Mirante em passeio de buggy pelas dunas de Mangue Seco

A região ficou conhecida ao ser retratada na novela Tieta, exibida pela Rede Globo no final da década de 1980. Hoje, o passeio para Mangue Seco é um roteiro muito procurado por viajantes que querem aproveitar as belezas do Nordeste com tranquilidade.

A boa notícia e que, chegar é mais fácil do que possa parecer. Então, que tal conhecer mais sobre esse destino? Continue a leitura!

Como chegar a Praia do Mangue Seco?

Situada no extremo norte da Bahia, Mangue Seco está na divisa com o estado de Sergipe. Por sua posição geográfica estratégica, a região recebe turistas que vêm dos aeroportos de Salvador ou de Aracaju.

lancha entre mangue seco e pontal
Lancha entre Mangue Seco e Pontal

O trajeto de Salvador, por exemplo, dura aproximadamente 3h, considerando a travessia que sai do Pontal até o destino final.

Por outro lado, para chegar até Mangue Seco partindo de Aracaju leva em média 2h30.

A dica é ficar para aproveitar o pôr do sol, já que a região é, literalmente, cenário de novela. Confira mais opções do que fazer no destino!

O que fazer em Mangue Seco?

O local também é famoso por suas dunas, de areia branca e macia, onde passeios de buggy são organizados diariamente e podem ser desfrutados pelos visitantes. A proximidade do Rio Real colabora para a formação de mangues e restingas que só agregam à beleza da região.

passeio de buggy pelas dunas de mangue seco
Passeio de Buggy pelas dunas de Mangue Seco

Os coqueiros presentes nos mais de 30 km de praias do local rendem belíssimas fotos e complementam a paisagem tranquila e quase intocada pela civilização, ideal para quem busca relaxar sob o brilho do sol e a brisa do mar. O pequeno vilarejo oferece poucas opções de hospedagem, mas a culinária típica oferecida faz compensar a estadia.

Confira o que você pode fazer no local!

Visitar o Morro do Caju

O Morro do Caju é uma das partes mais bonitas quando falamos sobre o passeio de buggy. Isso porque o local fica na parte mais alta das dunas.

vista do morro do caju
Vista do Morro do caju

De lá, você tem a vista completa de Mangue Seco, contemplando, inclusive, a presença do mar que fica um pouco mais à frente. É um ótimo cenário para fotografias.

Fazer passeio de buggy

Como mencionamos brevemente nos parágrafos anteriores, fazer o passeio de buggy completa a sua experiência. Afinal, é através desse transporte que pode-se chegar até as dunas.

Existem variadas formas de contratar o passeio. Para isso, basta pesquisar juntamente a agência de turismo escolhida qual delas se enquadra melhor no seu orçamento e condições da visita.

Existem passeios com duração, percurso e valores diferentes. Por isso, vale a pena considerar as possibilidades previamente.

Visitar a Barra da Siribinha

A Barra da Siribinha ainda é um local que pode ser considerado intocado. Em meio a natureza, as praias com aspecto deserto chamam muito a atenção.

Devido à proximidade com a região de Mangue Seco, vale a pena colocar o local no roteiro, principalmente se você deseja se hospedar na vila.

barra de siribinha na linha verde
Barra de Siribinha é pertinho de Mangue Seco

Para chegar até o local é preciso ir até o Sítio do Conde, atravessando mais uma estrada de terra com cerca de 12 km. O percurso leva em média 1h30 e as praias da região são incríveis. Mas, a Barra de Siribinha propriamente dita fica após a trilha partindo do centro de Siribinha.

Cabe destacar que o trajeto também pode ser realizado por via marítima.

E aqui vai uma dica: por ser uma vila de pescadores, é muito importante levar dinheiro, pois a maioria dos restaurantes e pequenos comércios não aceita cartão.

Conhecer a Praia do Saco

Vizinha do Mangue Seco, essa praia já foi considerada uma das mais bonitas do mundo. Por isso, a visita é muito aconselhada, já que você estará coladinho com essa beleza natural.

O percurso leva em média 1h, e ainda é possível contemplar outras praias das redondezas.

Vai para Salvador e gostaria de fazer um passeio para esse destino? Saiba como é o Tour para Mangue Seco com a Bahia Terra Turismo!

Quando ir para Mangue Seco?

Por estar no nordeste do país, as temperaturas são quentes em quase todos os meses. No entanto, para quem quer aproveitar a baixa temporada, conhecendo Mangue Seco através de uma óptica ainda mais tranquila, o mais indicado é considerar os meses de março, outubro e novembro, por exemplo.


coqueiros romeu e julieta em mangue seco
Coqueiros Romeu e Julieta

Por outro lado, os meses de verão aumenta a quantidade de turistas e também a temperatura que fica em torno dos 30°. Já os meses de abril e maio são os menos indicados, pois nesses períodos as chuvas se tornam muito frequentes.

Agora que você já sabe o mais importante sobre Mangue Seco, te convidamos a assinar a nossa newsletter. Dessa forma você poderá ficar por dentro dos detalhes de outros destinos paradisíacos como esse!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page