Postado dia 25/08/24 | 8min. de leitura
Os 4 melhores destinos do nordeste escolhidos a dedo
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Escolher os 4 melhores destinos do nordeste não é uma tarefa fácil, já que estamos falando da região cujo litoral é o mais bonito do Brasil. Sendo assim, tivemos que ser muito criteriosos para fazer uma seleção que não desaponte ninguém.
A nossa lista enxuta destaca destinos brasileiros cuja natureza fala mais alto, mas que também oferecem boa infraestrutura de hospedagens, restaurantes, além de riqueza histórica e cultural preservadas.
As próximas linhas apresentam lugares para todos os perfis e gostos, com praias, dunas, piscinas naturais, monumentos históricos incríveis, mas também trilhas, matas, serras e lindas cachoeiras. Confira até o final e se surpreenda!
Fernando de Noronha - PE
Chapada Diamantina - BA
São Miguel dos Milagres - AL
Ilha de Boipeba - BA
1. Fernando de Noronha - PE, destino privilegiado do nordeste
Fernando de Noronha não pode deixar de figurar na nossa lista de melhores destinos do nordeste brasileiro. Esse lugar incrível dispõe de 21 ilhas, ilhotas e rochedos distribuídos em uma área total de 26 quilômetros quadrados, sendo que a Ilha de Fernando de Noronha, a principal, possui 17 quilômetros quadrados.
Situado no Oceano Atlântico, a 350 quilômetros de Natal - RN e 545 quilômetros de Recife - PE, o arquipélago é atualmente Distrito Estadual pertencente ao estado de Pernambuco, cujo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO).
Fernando de Noronha é o topo de uma cadeia de montanhas submersas e foi formado por erupções de um extinto vulcão há milhões de anos.
A principal ilha já constava em um mapa de 1502 como Ilha da Quaresma, mas foi descrita pela primeira vez por Américo Vespúcio em 1503, quando o mesmo fazia parte de uma expedição exploradora liderada por Gonçalo Coelho e financiada pelo fidalgo português Fernão de Loronha, daí a origem do seu nome.
Abertura para o turismo
Noronha foi território federal até 1988, quando foi reanexado ao Estado de Pernambuco pela nova Constituição Federal. Daí em diante a ilha passou a receber turistas e a encantar o Brasil, figurando nas capas de revistas especializadas em turismo e em diversos programas de televisão no Brasil e mundo afora.
Infraestrutura da Ilha de Fernando de Noronha
O principal povoado de Fernando de Noronha é a Vila dos Remédios. É lá que está a maior quantidade de pousadas, restaurantes, mercados, e também onde ficam alguns dos serviços da ilha, como posto de saúde, escola, delegacia e a sede da TV Golfinho, a única emissora de TV que existe por lá.
A vila também é sede do Palácio de São Miguel, palco da administração geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
Outras vilas estão espalhadas pela ilha e proporcionam outras opções de hospedagem, a exemplo da Vila do Trinta, da Vila do Quixaba e da Vila do Boldró.
O que fazer em Fernando de Noronha
Começando pela parte histórica da ilha, você precisa visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída a partir de 1737, a Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios, datada do séc. XVII e cujo mirante proporciona uma das mais belas vistas de Noronha.
Visite também as ruínas da Aldeia de Sentenciados, do Reduto de Sant’Anna, as trilhas seculares que interligavam a ilha e o Jardim Elizabeth.
Sobre as praias, todas elas são maravilhosas e possuem águas azuis e cristalinas, sendo uma ótima opção alugar um buggy para se deslocar por toda a extensão da ilha, visitando uma a uma.
Outra alternativa, é caminhar a partir da Praia do Cachorro, passando
por diversas praias como Conceição, Americano, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Praia do Sancho, até a Baía dos Golfinhos. Esse percurso lhe oferecerá paisagens inesquecíveis!
Não deixe de realizar pelo menos um passeio de barco e um mergulho de cilindro, mas leve também seu equipamento de mergulho próprio para se esbaldar no mundo subaquático da ilha, que proporciona muitas piscinas naturais repletas da mais colorida vida marinha que você já viu.
Como chegar em Fernando de Noronha
Os principais voos que levam direto para Fernando de Noronha partem de Recife e Natal, sendo operados pelas companhias aéreas Gol, Azul e Passaredo, sendo a opção mais rápida a partir de Recife, cuja duração do voo é de aproximadamente 1 hora.
Mas atenção quanto ao fuso-horário: em Noronha é de 1 hora a mais em relação ao horário de Brasília.
2. Chapada Diamantina - BA, melhor destino sem praias do nordeste
A Chapada Diamantina é, sem dúvida alguma, um dos melhores destinos do nordeste. Trata-se de uma grande região localizada no centro do Estado da Bahia, que engloba aproximadamente 24 municípios, sendo que o Parque Nacional da Chapada Diamantina se concentra entre sete deles: Lençóis, Andaraí, Mucugê, Ibicoara, Itaetê, Iramaia e Palmeiras.
É o lugar perfeito no nordeste para os aventureiros, sendo considerado como o principal destino ecoturístico do Brasil, já que proporciona mais de 300 cachoeiras, cânions enormes, trilhas extraordinárias, além de grutas, cavernas, poços e rios e de águas azuis e cristalinas.
Seu nome deriva da época de exploração do diamante, que remonta ao séc. XVIII. A região é histórica e possui muito o que se conhecer, com cidades de arquitetura colonial repletas de ruas de pedra, igrejas seculares e casarões coloniais belíssimos, a exemplo das extraordinárias Lençóis, Mucugê e Rio de Contas.
Infraestrutura da Chapada Diamantina
Lençóis é a principal cidade de toda a Chapada Diamantina e onde estão as principais hospedagens, que vão desde hotéis de grande porte a pousadas rústicas, albergues e campings.
A cidade dispõe de infraestrutura completa de serviços, com posto de saúde, escolas, mercados, padarias, além de bares e restaurantes que fervilham de gente sorridente em períodos de alta temporada. Portanto, para quem visita a Chapada Diamantina pela primeira vez, indicamos que inicie sua exploração por lá.
O que fazer na Chapada Diamantina
A cidade de Lençóis também é o ponto de partida para diversos passeios de exploração desse destino gigantesco, com opções de trilhas curtas, médias e longas, além dos mais famosos trekkings do Brasil, como o Vale do Pati e a Cachoeira da Fumaça Por Baixo.
Mas também há passeios de carro que levam a lugares maravilhosos e de fácil acesso, como a maravilhosa Cachoeira do Mosquito, o famoso Morro do Pai Inácio e as águas azuis da Fazenda Pratinha, e os maravilhosos poços Azul e Encantado.
Além das belezas naturais, vale muito a pena conhecer o centro histórico de cidades como Mucugê, Andaraí, além de uma visita a Igatu, pequeno povoado histórico da época da exploração do diamante e cujas casas e igreja antiga são literalmente de pedra.
Como chegar à Chapada Diamantina
Lençóis está localizada a 420 quilômetros de Salvador, trecho que pode ser percorrido em carro alugado ou de ônibus.
Quanto à primeira opção, existem diversas empresas de aluguel de carro no aeroporto de Salvador, bastando passar pela burocracia tradicional e pegar a estrada.
Para ir de ônibus, você terá que se deslocar do aeroporto até a rodoviária, de onde saem ônibus para Lençóis operados pela companhia Real Expresso.
Porém, a maneira mais cômoda e segura de realizar essa viagem é contratando um transfer para Lençóis, que estará à sua espera já no desembarque do seu voo no aeroporto de Salvador, para uma viagem direta e confortável até seu hotel em Lençóis.
3. São Miguel dos Milagres - AL, pequeno, mas deslumbrante, destino do nordeste
Se você quer conhecer Maceió, que por si só já é maravilhosa, não deixe de inserir em seu roteiro a cidade de São Miguel dos Milagres, que fica apenas 95 quilômetros ao norte da capital alagoana e é um dos mais encantadores destinos para conhecer no nordeste.
O município é pequenino, possui apenas 8 mil habitantes, mas seu litoral é uma dádiva da natureza e faz parte da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo, com 130 quilômetros de extensão.
São quilômetros de praias de beleza ímpar no nordeste, repletas de coqueirais deslumbrantes e piscinas naturais de água cristalina formadas na maré baixa, um verdadeiro paraíso para casais apaixonados e famílias com crianças pequenas.
Infraestrutura em São Miguel dos Milagres
Apesar de pequena, São Miguel dos Milagres dispõe de muitas opções de hospedagem, que vão desde preciosas pousadas boutiques no melhor estilo pé na areia, como a Pousada do Toque e a Sollares Ecopousada, a hotéis mais estruturados. Há também ótimas opções de pousadas mais econômicas, a exemplo da Pousada Refúgio dos Milagres.
A cidade possui bons restaurantes e mercados, sendo um típico destino turístico para quem quer curtir natureza de praia e piscinas naturais de águas cristalinas, portanto não espere muito da infraestrutura de barzinhos e movimento noturno.
O que fazer em São Miguel dos Milagres
A Praia de São Miguel dos Milagres é escandalosamente linda, com vegetação belíssima de grandes coqueirais, areia branquinha, mar azul e ar caribenho. Algumas barracas atendem aos turistas no ponto das jangadas, sendo um ótimo local para banhos refrescantes e para comer um peixinho frito à beira-mar.
Caminhar livremente pela praia é, sem dúvida alguma, uma grande opção de passeio. E o melhor: não custa nada! É andando que se descobre os detalhes, os melhores ângulos e os melhores cenários. Assim você encontrará aquele paraíso só seu para passar um dia incrível digno dos lugares mais bonitos do mundo.
Outra dica é que sua caminhada chegue até a maravilhosa Praia do Patacho, um dos lugares mais especiais do litoral nordestino.
Mas o principal atrativo de São Miguel dos Milagres é o passeio de jangada que leva até suas piscinas naturais. Prepare-se para se deslumbrar com um mar de tons azul-esverdeados fortes e cristalinos, repletos de vida marinha. Leve seu snorkel e aproveite o mergulho livre.
Como chegar em São Miguel dos Milagres
É possível chegar em São Miguel dos Milagres de ônibus a partir de Maceió ou Recife. Em ambas as situações, deve-se ter como paradeiro a cidade de Japaratinga, de onde se deve pegar um transporte alternativo que percorrerá 25 km até lá.
Mas a melhor maneira para chegar em São Miguel dos Milagres é alugando um carro em Maceió e subir seu litoral norte até lá, aproveitando para conhecer outros pontos maravilhosos da Costa dos Corais.
4. Ilha de Boipeba - BA, destino paradisíaco no nordeste
O que falar da paradisíaca Boipeba, localizada na Costa do Dendê baiana? Primeiramente, que é um dos melhores lugares para viajar no nordeste, já que estamos falando de uma ilha cuja geografia amplamente recortada oferece prainhas intocadas, completamente preservadas e de urbanização ausente, além de um mar belíssimo e cristalino repleto de piscinas naturais.
Sim, a Ilha de Boipeba é isso tudo e muito mais! Sem dúvida um dos melhores destinos do nordeste.
Seus pequenos povoados descendem de quilombos, sendo herdeiros dos escravizados africanos e também dos tupinambás, povos originários que habitavam a ilha antes da chegada dos portugueses. Tudo isso gera características culturais únicas, manifestas e expressas, principalmente, na sua maravilhosa gastronomia e festas religiosas.
Infraestrutura de Boipeba
Mesmo com tanta beleza natural preservada, Boipeba é um dos mais bem servidos destinos do nordeste no quesito charme e qualidade de hospedagem.
São pousadas para todos os gostos e bolsos, com opções no alto de morros e mirantes maravilhosos, pé na areia de praias que parecem ter saído da tela do cinema, ou simplesmente localizadas no cultural povoado Velha Boipeba, o principal da ilha.
Quanto aos restaurantes, eles estão espalhados pela ilha, desde a Velha Boipeba, aos povoados de Moreré e Cova da Onça, sendo alguns posicionados também à beira-mar. Não deixe de experimentar as famosas moquecas com banana da terra madurinha, uma especialidade local deliciosa.
Já os barzinhos e feira de artesanato se concentram na linda Praça Santo Antônio, onde acontece a movimentação noturna da ilha. Aproveite para conhecer a secular igreja jesuíta do Divino Espírito Santo, datada de 1616.
Como chegar na Ilha de Boipeba
Por ser uma ilha, não é possível chegar lá de carro diretamente. A maneira mais cômoda de viajar para Boipeba é pegar um avião a partir do aeroporto de Salvador. Mas se você busca algo mais em conta, saiba que viajar até lá por conta própria pode ser uma dor de cabeça, já que são necessários alguns transportes combinados a partir de Salvador.
Por exemplo: transporte do aeroporto para o Terminal São Joaquim, de onde sai o ferry boat que atravessa a Baía de Todos os Santos até a Ilha de Itaparica; ônibus da Ilha de Itaparica até Valença; lancha de Valença para Boipeba.
Sendo assim, uma ótima alternativa é contratar um transfer semi-terrestre, que fará todo esse trajeto em automóvel climatizado e lancha com horário combinado, sendo uma viagem muito mais rápida, confortável e sem estresse.
Agora que você já conhece os 4 melhores destinos turísticos do nordeste e que 2 deles estão na Bahia, confira outros destinos baianos que você pode aproveitar durante sua visita pelo estado, confira e desfrute de todos os encantos da Bahia!