Postado dia 08/08/24 | 5min. de leitura
Rio de Contas: 7 atrações da primeira cidade planejada do Brasil
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Se você é o tipo de turista apaixonado por história, mas que não abre mão de ambientes naturais de rara beleza em suas viagens, precisa conhecer Rio de Contas, na Chapada Diamantina.
Há quem diga ser a cidade colonial mais bonita da Bahia, e não é para menos, já que a mesma é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e possui um conjunto arquitetônico intacto e maravilhosamente conservado.
Além de tamanho valor histórico e cultural, a cidade proporciona muitas experiências com sua natureza exuberante dignas de grandes aventuras. Continue conosco e de encante com Rio de Contas, na Bahia!
Breve história de Rio de Contas
Rio de Contas é berço da exploração aurífera na Bahia sua história possui grande relevância para o estudo do período da mineração brasileira.
De forma resumida, o início do séc. XVII viu Antônio Guedes de Brito desbravar a Serra Geral da Bahia, ampliando seus currais que ocupavam cada vez mais as terras da sua sesmaria, um imenso território entre os rios Itapicuru, são Francisco e Paraguaçu.
Em 1681 foi descoberto um povoado de escravizados aquilombados que viviam na margem esquerda do Rio de Contas Pequeno (Rio Brumado), e o local passou a ser conhecido como Pouso dos Crioulos, por se tornar parada de viajantes que percorriam os caminhos entre Salvador, Minas Gerais e Goiás.
o ano de 1710 ficou marcado pela grande descoberta de ouro no Rio Brumado, feito realizado pelo bandeirante paulista Sebastião Pinheiro Raposo. Durante a época, muitos povoados foram se estabelecendo na região, incluindo o mais antigo de todos, a Vila Portuguesa de Mato Grosso, atual distrito de Rio de Contas.
A primeira sede de Rio de Contas estava situada onde hoje é a cidade de Livramento de Nossa Senhora. Uma febre geral e a necessidade de melhor controlar as lavras de ouro da imensa ocupação por ele ocasionada, causaram sua
transferência para a atual localização.
Assim, a foi fundada a vila Nova de Nossa senhora do Livramento de Rio de Contas, ficando a antiga sede conhecida por Vila Velha. E esta é a origem dessas duas cidades vizinhas que possuem uma história em comum.
Até 1800, quando começou o esgotamento do ouro, a vila de Rio de Contas se manteve muito bem financeiramente. Mesmo com a queda do ouro, muitos continuaram indo até a região para se estabelecer, buscando também novas riquezas, o que foi importante para o desenvolvimento da agricultura local.
Para quem gosta de conhecer regiões históricas, Rio de Contas é uma ótima opção, pois preserva praças, ruas, casas, igrejas e outras construções do século XVIII e XIX.
Como chegar até Rio de Contas, na Bahia
A cidade de Rio de Contas está localizada no sudoeste da Chapada Diamantina e distante aproximadamente 600 quilômetros de Salvador, capital baiana. Existem outros aeroportos mais próximos, como o de Lençóis. No entanto, a oferta de voos para o local não é das mais completas, sendo difícil encontrar opções de voos a partir de outras capitais nacionais, senão Salvador.
Uma boa alternativa mais próxima é voar para o aeroporto de Vitória da Conquista, que apesar de pequeno, costuma receber voos diretos de Salvador e São Paulo. tal aeroporto está a 215 km de Rio de Contas, o que diminui significativamente a distância pela estrada.
Considerando isso, os meios mais utilizados para chegar até Rio de Contas são os veículos terrestres por meio das estradas BR-364, BR-116, BA-245, BA-564 e BA-148.
Partindo da capital do estado, é preciso separar cerca de 8 horas para chegar até o município, sendo que o percurso pode ficar ainda maior caso você escolha fazer trechos com transporte público.
Dessa forma, uma boa dica é contratar um transfer, tanto a partir de Salvador como de Vitória da Conquista. Afinal, com esta possibilidade é possível realmente descansar durante o trajeto. Além disso, é uma maneira muito mais segura de chegar até Rio de Contas, já que a viagem será conduzida por um motorista profissional conhecedor das estradas baianas.
As 7 melhores atrações do Rio das Contas
Agora que você já sabe o que torna Rio de Contas tão especial, conheça abaixo as atrações mais interessantes para formular seu roteiro turístico.
Lembrando que existem diversas opções e, caso você prefira, pode contratar um guia para otimizar tempo e fazer as trilhas com mais segurança. Confira portanto, 7 passeios imperdíveis.
1. Cachoeira do Fraga
Essa é uma das belas cachoeiras da Chapada Diamantina e seu fácil acesso a torna uma das mais frequentadas pelos visitantes de Rio de Contas.
O percurso pode ser feito por meio de veículos, bicicletas ou mesmo caminhando. As águas vem do Rio Brumado, sendo possível fazer uma pequena trilha de acesso lateral para se banhar no poço, mas tenha cautela com a correnteza!
2. Igreja de Santana
A Igreja do Santana é uma das muitas atrações históricas do município de Rio de Contas. A estrutura nunca teve as obras terminadas, sendo que as construções pararam por volta de 1850. A atração tombada pelo IPHAN fica localizada no antigo Largo de Santana.
Uma ótima pedida é visitá-la à noite, quando a iluminação amarela incide sobre suas paredes de pedra, momento em que o cenário fica espetacular e muito inspirador!
3. Pico do Barbado
O Pico do Barbado é o mais alto da região do Nordeste, tendo cerca de 2.000 metros de altitude. Devido a sua beleza e riqueza, o local faz parte da área de proteção ambiental.
De cima é possível observar outros pontos da Chapada Diamantina, incluindo o pico que falaremos adiante. Dois dos três acessos para o local ficam no município de Rio de Contas.
4. Ponte do Coronel e Vila Portuguesa de Mato Grosso
Muitas pessoas visitam a Ponte do Coronel após um dia de passeio nos povoados ao redor, como a antiga Vila Portuguesa de Mato Grosso e a Comunidade Quilombola da Barra. Tal passeio é de grande riqueza histórica e cultural, haja vista que foi por ali que chegaram os primeiros exploradores do ouro, sendo as comunidades mais antigas da região.
A Ponte do Coronel é composta por corredeiras e poços que são uma grande atração para os dias de verão. Próximo ao local é possível aproveitar uma boa estrutura com estacionamento, restaurante e bar. Lembrando que a Ponte do Coronel é considerada pela população local como a praia de Rio de Contas, que possui inúmeras piscinas naturais para banhos maravilhosos.
5. Pico das Almas
O Pico das Almas tem mais de 1.900 metros de altitude, sendo o terceiro ponto mais alto da região do Nordeste. Basicamente, as serras ficam entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. A trilha para chegar até o ponto tem cerca de 11 km, ida e volta, sendo um percurso para pessoas com experiência em trilhas.
6. Piscinas naturais
As piscinas naturais de Rio de Contas ficam localizadas próximas à Ponte do Coronel. Basicamente, estas são formadas pelas águas do Rio Brumado que, assim como em outros pontos da Chapada Diamantina, ficam com tons avermelhados devido à presença das substâncias naturais como o ferro.
7. Estrada Real
A Estrada Real foi construída pelos escravizados da região por volta de 1725, tendo como objetivo conectar os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, como parte de uma estrada maior que ligava Minhas Gerais e Salvador. Também conhecida como "rota do ouro", tinha por objetivo escoar o ouro até Salvador, de onde saiam na época as embarcações até a Europa.
A estrada é feita em pedra bruta, sendo a extensão total de 4,5 km. O percurso começa ao lado do Raposo Chalé, seguindo paralelo à BA-248 até a cidade de Livramento de Nossa Senhora.
Planeje sua viagem e aproveite Rio de Contas e a Chapada Diamantina
Enfim, você conheceu todas as características que tornam o município de Rio de Contas uma área incrivelmente interessante. Podemos afirmar que o local é perfeito para qualquer estilo de viajante, já que possui atrações diferentes para públicos diversos!
Leia agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer os atrativos de Itaeté, outro destino da Chapada Diamantina.