top of page
Rio de Contas: 7 atrações da primeira cidade planejada do Brasil

Postado dia 28/02/23 | 4min. de leitura

Rio de Contas: 7 atrações da primeira cidade planejada do Brasil

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Se você gosta de conhecer locais tranquilos, com atrações naturais e muita história, certamente Rio de Contas, um município na Chapada Diamantina, pode ser uma ótima opção para suas férias.

O local trata-se de uma cidade antiga muito bem preservada, o que rende passeios culturais e outras experiências de aventura. Leia o texto e descubra essa possibilidade na Bahia!

Breve história do Rio das Contas

Rio de Contas, na Chapada Diamantina, além de toda a sua beleza natural, também tem atrativos que a tornam única, já que sua história é muito interessante. De forma resumida, o local descoberto em 1681 chamava-se Pouso dos Crioulos.

Foi em 1710 que Sebastião Pinheiro Raposo descobriu ouro no Rio Brumado, o que transformou a vila. Durante a época, muitos povoados foram se estabelecendo na região, incluindo aquele que é denominado como Mato Grosso.

Em 1745, a sede da vila foi transferida para a região do Pouso dos Crioulos, um lugar planejado, o que fez muitos migrarem para a área.

Em todo o tempo, até 1800, quando começou o esgotamento do ouro, a vila se manteve muito bem financeiramente. Mesmo com a queda do ouro, muitos continuaram indo até a região para se estabelecer, buscando também novas riquezas, o que foi importante para o desenvolvimento da agricultura local.

Para quem gosta de conhecer regiões históricas, Rio de Contas é uma ótima opção, pois preserva praças, ruas, casas, igrejas e outras construções do século XVIII e XIX.

Como chegar até Rio de Contas, na Bahia

Muitas pessoas têm dúvidas sobre onde fica Rio de Contas, na Bahia. Basicamente, o local faz parte da Chapada Diamantina, estando na parte chamada Chapada Sul.

Para quem pretende ir até o destino, é preciso saber que a cidade fica a cerca de 600 km de Salvador, capital baiana.

Existem outros aeroportos mais próximos, como em Tanquinho, próximo a Lençóis. No entanto, a oferta de voos para o local não é das mais completas, sendo difícil encontrar uma opção, especialmente depois da pandemia.

Considerando isso, os meios mais utilizados para chegar até Rio de Contas são os veículos terrestres por meio das estradas BR-364, BR-116, BA-245, BA-564 e BA-148.

Partindo da capital do estado, é preciso separar cerca de 8 horas para chegar até o município, sendo que o percurso pode ficar ainda maior caso você escolha fazer trechos com transporte público.

Dessa forma, uma boa dica é contratar um transfer. Afinal, com a possibilidade é possível realmente descansar durante o trajeto, sem ter preocupações com o percurso. Além disso, esta também é uma maneira mais segura de chegar até Rio de Contas.

As 7 melhores atrações do Rio das Contas

Agora que você já sabe o que torna Rio de Contas tão especial, abaixo você irá conhecer quais são as atrações mais interessantes para formular seu roteiro turístico. Lembrando que existem diversas opções e, caso você prefira, pode contratar um guia para otimizar tempo e fazer as trilhas com mais segurança. Abaixo, confira 7 passeios imperdíveis.

1. Cachoeira do Fraga

Essa é uma das belas cachoeiras da Chapada Diamantina, sendo uma das mais frequentadas pelos visitantes de Rio de Contas, pois possui fácil acesso.

O percurso pode ser feito por meio de veículos, bicicletas ou na caminhada. As águas vem do Rio Brumado, sendo possível fazer uma pequena trilha de acesso lateral para se banhar no poço, desde que se tenha cautela com a correnteza.

2. Igreja do Santana

A Igreja do Santana é uma das muitas atrações históricas do município de Rio de Contas. A estrutura nunca teve as obras terminadas, sendo que as contrações pararam por volta de 1850. A atração tombada pelo IPHAN fica localizada no antigo Largo de Santana.

3. Pico do Barbado

O Pico do Barbado é o mais alto da região do Nordeste, tendo cerca de 2.000 metros de altitude. Devido a sua beleza e riqueza, o local faz parte da área de proteção ambiental.

De cima é possível observar outros pontos da Chapada Diamantina, incluindo o pico que falaremos adiante. Dois dos três acessos para o local ficam no município de Rio de Contas.

4. Ponte do Coronel

Muitas pessoas visitam a Ponte do Coronel após um dia de passeio nos povoados ao redor, como o Mato Grosso e a Comunidade Quilombola da Barra.

A Ponte do Coronel é composta por corredeiras e poços que são uma grande atração para os dias de verão. Próximo ao local é possível aproveitar uma boa estrutura com estacionamento, restaurante e bar.

5. Pico das Almas

O Pico das Almas tem mais de 1.900 metros de altitude, sendo o terceiro ponto mais alto da região do Nordeste. Basicamente, as montanhas ficam entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. A trilha para chegar até o ponto tem cerca de 11 km, ida e volta, sendo um percurso para pessoas com experiência em trilhas.

6. Piscinas naturais

As piscinas naturais de Rio de Contas ficam localizadas próximas à Ponte do Coronel. Basicamente, estas são formadas pelas águas do Rio Brumado que, assim como em outros pontos da Chapada Diamantina, ficam com tons avermelhados devido à presença das substâncias naturais das pedras ao redor.

7. Estrada Real

A Estrada Real, conhecida também como Caminho Real, trata-se do caminho que foi construído por escravos por volta de 1725, tendo como objetivo ligar os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. O motivo? Ser uma rota para escoar o ouro até Salvador, de onde saiam na época as embarcações até a Europa.

A estrada é feita em pedra bruta, sendo a extensão total de 4,5 km. O percurso começa ao lado do Raposo Chalé, seguindo paralelo à BA-248 até a cidade de Livramento.

Planeje sua viagem e aproveite Rio de Contas e a Chapada Diamantina

Enfim, você conheceu todas as características que tornam o município de Rio de Contas uma área incrivelmente interessante. Podemos afirmar que o local é perfeito para qualquer estilo de viajante, já que possui atrações diferentes para públicos diversos!

Leia agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer os atrativos de Itaeté, outro destino da Chapada Diamantina.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page