top of page
Chapada Diamantina: o local ideal para sua próxima viagem!

Postado dia 04/04/24 | 3min. de leitura

Chapada Diamantina: o local ideal para sua próxima viagem!

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A Chapada Diamantina é uma região de serras que abrange uma área composta por 24 municípios. Considerada uma das mais belas manifestações do exuberante relevo do país, a região está situada no centro do estado da Bahia.

Protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, é bastante procurada por quem busca o turismo de aventura. É nessa região que nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Assim, a Chapada Diamantina tem inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, formadas pelas correntes de águas que saem das nascentes em seu trajeto pelo relevo da região.

contemplando a cachoeira da fumacinha na chapada diamantina
Contemplando a cachoeira da Fumacinha na Chapada Diamantina

Por isso, opções não faltam quando o assunto são as experiências em meio a natureza. Abaixo você vai descobrir detalhes sobre essa possibilidade incrível que pode se tornar seu próximo roteiro.

Como chegar até a Chapada Diamantina?

A cidade de Lençóis tem aeroporto que recebe voos regulares de Salvador. Os voos são operados pela Azul, porém, por ser uma única linha disponível, essa opção pode apresentar valores altos e indisponibilidade conforme o planejamento de voos da empresa.

rodovia br-242 entre salvador e a chapada diamantina
Rodovia BR-242 que liga Salvador a Chapada Diamantina

Embora seja a opção mais próxima da Chapada Diamantina, nem sempre todos os turistas optam por esse trajeto. Outra opção é pousar no aeroporto de Salvador e contratar translados para a Chapada Diamantina, ou alugar um carro.

O percurso leva aproximadamente 5 horas, em que são percorridos aproximadamente 400 km.

Vamos de transfer para a Chapada Diamantina? Vamos de Bahia Terra Turismo!

Quais são os principais pontos turísticos da região?

pinturas rupestres na serra das paridas chapada diamantina
Pinturas rupestres na Serra das Paridas

Além das atrações já mencionadas nesse texto, A Chapada Diamantina contém ainda vários sítios arqueológicos, como os das cidades de Lençóis, Palmeiras, Morro do Chapéu e Ibicoara, onde os visitantes podem conhecer de perto fósseis e pinturas rupestres que resistiram à ação do tempo durante a passagem de milênios.

No entanto, o que chama muita atenção são os passeios que você pode conferir a seguir.

Cachoeiras Ibicoara

Ibicoara fica ao sul da Chapada Diamantina. O local é encantador, pois tem muitas atrações naturais, como rios, poços e cachoeiras.

Assim como você pode imaginar, muitos turistas visitam a região à procura das quedas d'água incríveis. Abaixo iremos citar algumas delas para que você possa colocá-las em seu roteiro.

cachoeira do buracao em ibicoara
Cachoeira do Buracão em Ibicoara
  • Cachoeira do Buracão;

  • Cachoeira da Fumacinha;

  • Cachoeira Véu de Noiva;

  • Cachoeira do Morro do Chapéu

Itaetê

Itaetê é uma cidade onde há muitas atrações naturais para que os visitantes possam aproveitar.

Em resumo, é comum encontrar as mais diversas cachoeiras e poços, onde o turista pode se aventurar em fazer trilhas para curtir as águas cristalinas. Como exemplo, podemos citar o Poço Azul e o Poço Encantado.

raio de sol adentrando no poco azul
Raio de sol adentrando no Poço Azul

Ambos são locais que têm profundidade entre 20 a 60 metros, mas as águas cristalinas permitem que o visitante enxergue toda a extensão do poço.

Quem visita o Poço Encantado, pode apenas contemplar a sua beleza, visto que não é possível nadar no local. Já o Poço Azul é uma ótima opção para curtir a experiência, porém, o turista deve se banhar em uma ducha antes do mergulho, descendo as escadarias até as águas cristalinas.

Vale do Pati

entardecer no vale do pati
Entardecer no Vale do Pati

A vibe que o Vale do Pati passa aos visitantes é realmente a emoção da aventura. A região é composta por diversos roteiros, o que permite que o visitante tenha mais de 4 dias de pura diversão em meio a natureza, se assim desejar.

No percurso, é muito importante contar com um guia para garantir que o passeio será seguro.

As trilhas contam com muitos trechos emocionantes e para completar o trajeto, normalmente o turista terá que se hospedar nas casas dos moradores da região.

Em síntese, as rotas podem variar conforme a habilidade do aventureiro, mas os principais pontos de atração são:

mirante do morro do castelo
Mirante do Morro do Castelo
  • Mirante e Rampa do Pati;

  • Morro do Castelo;

  • Cachoeira do Funil.

Hospede-se na região

Pela imensidão de seu território, a Chapada Diamantina oferece centenas de opções de hospedagem. Além disso, cada hotel ou pousada também oferece roteiros de atividades turísticas programadas, envolvendo esportes radicais (como escalada, rapel e tirolesa), turismo comunitário e rural, e as delícias culinárias típicas da região.

A Chapada Diamantina pode oferecer ao turista experiências incríveis e únicas. Dessa forma, é muito importante planejar a viagem com antecedência, verificando exatamente quais são as atrações que mais chamam a atenção.

Assine a nossa newsletter, para que assim, você fique por dentro de todas as informações sobre os diversos destinos turísticos da Bahia!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page