top of page
Open Site Navigation

A Chapada Diamantina é uma região de serras que abrange uma área composta por 24 municípios. Considerada uma das mais belas manifestações do exuberante relevo do país, a região está situada no centro do estado da Bahia.

Protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, é bastante procurada por quem busca o turismo de aventura. É nessa região que nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Assim, a Chapada Diamantina tem inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, formadas pelas correntes de águas que saem das nascentes em seu trajeto pelo relevo da região.

Por isso, opções não faltam quando o assunto são as experiências em meio a natureza. Abaixo você vai descobrir detalhes sobre essa possibilidade incrível que pode se tornar seu próximo roteiro.

Como chegar até a Chapada Diamantina?

A cidade de Lençóis tem aeroporto que recebe voos regulares de Salvador. Os voos são operados pela Azul, porém, por ser uma única linha disponível, essa opção pode apresentar valores altos e indisponibilidade conforme o planejamento de voos da empresa.

Embora seja a opção mais próxima da Chapada Diamantina, nem sempre todos os turistas optam por esse trajeto. Outra opção é pousar no aeroporto de Salvador e contratar translados para a Chapada Diamantina, ou alugar um carro.

O percurso leva aproximadamente 5 horas, em que são percorridos aproximadamente 400 km.

Vamos de transfer para a Chapada Diamantina? Vamos de Bahía Terra Turismo!

Quais são os principais pontos turísticos da região?

Além das atrações já mencionadas nesse texto, A Chapada Diamantina contém ainda vários sítios arqueológicos, como os das cidades de Lençóis, Palmeiras, Morro do Chapéu e Ibicoara, onde os visitantes podem conhecer de perto fósseis e pinturas rupestres que resistiram à ação do tempo durante a passagem de milênios.

No entanto, o que chama muita atenção são os passeios que você pode conferir a seguir.

Cachoeiras Ibicoara

Ibicoara fica ao sul da Chapada Diamantina. O local é encantador, pois tem muitas atrações naturais, como rios, poços e cachoeiras.

Assim como você pode imaginar, muitos turistas visitam a região à procura das quedas d'água incríveis. Abaixo iremos citar algumas delas para que você possa colocá-las em seu roteiro.

  • Cachoeira do Buracão;

  • Cachoeira da Fumacinha;

  • Cachoeira Véu de Noiva;

  • Cachoeira do Morro do Chapéu

Itaetê