
Postado dia 17/06/25 | 5min. de leitura
Serra do Orobó: conheça esse incrível santuário ecológico
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Serra do Orobó está situada nas cidades de Ruy Barbosa e Itaberaba, compreendendo uma área de 7.397 hectares repleta de floresta, riachos, mirantes e picos como o Dedo de Deus, além de mata, caatinga, incrível fauna e flora e a selvagem Cachoeira do Fascínio.

A região faz parte da borda leste da Chapada Diamantina e ainda é pouco explorada pelo turismo ecológico e de aventura, se comparado com cidades como Lençóis, Mucugê, Palmeiras e Andaraí, por exemplo, que fazem parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Em 2002, foi criada a Unidade de Conservação da Serra do Orobó, para garantir a preservação da sua área, e desde então a região vem recebendo visitantes interessados no ecoturismo, sendo local de grande potencial para diversos esportes como o trekking, o voo livre, o montanhismo, rapel, dentre outros.
Como chegar na Serra do Orobó

Para chegar até a Serra do Orobó, é preciso ir até a cidade de Ruy Barbosa, a 316 km de Salvador, e de lá explorar algumas opções de trilhas que levam a diversos encantos distribuídos por seu território.
Assim sendo, saindo da capital baiana, é seguir pelas rodovias BR-242 e BR-324 durante aproximadamente 4h30 de carro, ou mesmo pegar um ônibus intermunicipal na rodoviária de Salvador. Neste caso, a empresa Cidade Sol oferece três horários: 14h30, 16h e 20h, e a viagem dura entre 5h e 6h.
Para uma viagem mais rápida e confortável, uma excelente opção é contratar um transfer, que estará à sua espera no seu desembarque no aeroporto de Salvador, ou te buscar no hotel onde estiver hospedado.
O que fazer na Serra do Orobó
Como já dissemos, a Serra do Orobó é grandiosa e riquíssima em fauna e flora, com muitas espécies endêmicas, dentre árvores centenárias, orquídeas e flores exóticas, diversas espécies de pássaros e muito mais.
Toda essa riqueza natural é facilmente percebida ao mergulhar em suas trilhas, que deslumbram até os mais experientes trilheiros.
Conheça abaixo as principais opções de trilhas e seus principais atrativos:

1. Trilha do Acaba Botas
Trata-se de uma das mais bonitas trilhas da região e contempla uma visita ao incrível mirante do Joelho. São 7 km de percurso (ida e retorno), sendo possível admirar o pôr do sol no retorno da trilha, além da oportunidade de observar diversas espécies de pássaros exóticos em seu habitat natural.
O grau de dificuldade da trilha é médio, com alguns pontos de ascensão que exigem um pouco de preparo físico por parte dos trilheiros.
Resumo do roteiro:
Saindo da Pracinha do Bairro Orobozinho segue-se pela trilha do Anjo e parte da Trilha do Caçador, chegaremos na Trilha Acaba Botas , onde veremos uma vista da Travessia da Serra Orobó, Morro Dois Irmãos, Serra Selada, Serra dois, Serra de Senhor e uma vista panorâmica da Cidade de Ruy Barbosa, em seguida chegamos ao Mirante do Dedo de Deus e logo após ao Cruzeiro da Serra do Orobó.
O retorno é feito pela trilha frontal da Serra do Orobó , passando pelo mirante da Casinha onde presenciaremos uma vista incrível de toda cidade e do pôr do Sol no final de tarde.
2. Trilha do Morro Dois Irmãos
A trilha é pouco explorada e proporciona um visual fantástico no cume da serra. O local também é dominado por orquídeas selvagens de rara beleza.
Resumo do roteiro:
Seguindo pela trilha do Anjo, trilha do Riachinho do Ouro e da Prata, chegando até a Serra Selada e Morro Dois irmãos.
3. Trilha Clássica da Serra do Orobó

A trilha inicia no centro da cidade de Ruy Barbosa e segue rumo à face norte da Serra do Orobó, passando pelo incrível mirante do pico Dedo de Deus, que está a 1021 metros de altitude. O visual é estupendo, com vista 360º de todo o complexo da Serra do Orobó e da cidade de Ruy Barbosa.
A trilha completa possui 2 km de ascensão, percurso que pode ser concluído em 3h (ida e retorno). O grau de dificuldade é médio, exigindo algum preparo físico por parte dos trilheiros.
Resumo do roteiro:
Trilha iniciada no centro da cidade, trilha tradicional 7 km ida e volta, passando pelo mirante da casinha, mirante do cruzeiro e mirante do Dedo de Deus, retorno pode ser feito pela mesma trilha de subida ou pela trilha acaba botas.
4. Trilha para a Cachoeira do Fascínio
A Cachoeira do Fascínio é uma das pérolas da Serra do Orobó, possui 16 metros de queda e para chegar até ela é preciso caminhar 14 km (ida e retorno) a partir do Orobozinho. O local é de natureza selvagem, cercado de mata e uma energia sem igual, que vale cada esforço desprendido na trilha.
5. Travessia Serra do Orobó

Para os aventureiros mais preparados fisicamente, há a possibilidade de realizar a grande Travessia da Serra do Orobó, que possui de 22 km de extensão. Mas atenção: o grau de dificuldade é alto e exige preparo físico para concluir a caminhada que dura aproximadamente 8h.
Em contrapartida, todo o esforço vale à pena quando vislumbra cenários imponentes do alto de mirantes espetaculares como o da Serra Selada, por exemplo.
Portanto, prepare-se para a experiência mais completa na Serra do Orobó, oportunidade única de conhecer de pertinho todos os encantos dessa região belíssima e praticamente intocada das ações humanas.
Há também uma opção de realizar a travessia em 2 dias com pernoite selvagem, possibilidade a ser dialogada com os guias locais da cidade de Ruy Barbosa.
Como é a infraestrutura da Serra do Orobó
A base turística para quem quer conhecer a Serra do Orobó é a cidade de Ruy Barbosa, que apesar de pequenina, apresenta boa infraestrutura para o turista, com ótimas opções de hospedagem, restaurantes, supermercados, posto de saúde, posto de gasolina, farmácias e tudo o mais necessário para uma estadia tranquila.

Onde se hospedar na Serra do Orobó
Uma opção encantadora é se hospedar no fantástico Rancho Recanto da Chapada e Museu de Artes e Ofícios do Orobó, um empreendimento plural e amplamente conectado com a história local.
Liderado pelo historiador Leonardo Santos, o local oferece muito além de uma excelente hospedagem, mas a oportunidade de uma vivência completa com a cultura da região, sua rica biodiversidade e a vida pacata do campo. O Rancho Recanto da Chapada oferece lindos chalés e área especial de camping.
Além disso, o Museu de Artes e Ofícios que funciona em seu interior é um compêndio de mais de 500 peças, como mobiliário do período imperial, coleção de cutelaria nordestina e muito mais.
Há também a opção de se hospedar na cidade de Ruy Barbosa, que ainda oferece hospedagens como a Pousada Cheiro da Terra, o Hotel Orobó e a Pousada Recanto do Orobó.
Se você curtiu saber sobre as principais trilhas da maravilhosa Serra do Orobó, conheça também as 8 melhores trilhas da Chapada Diamantina, o paraíso do trekking no Brasil. Com destaque para o incrível trekking do Vale do Pati, considerado o segundo mais bonito de toda a América Latina, ficando atrás apenas da extraordinária Trilha Inca no Peru, que percorre boa parte do Vale Sagrado de los Incas até a cidade sagrada de Machu Picchu.