top of page
Lençóis - Chapada Diamantina: o início das aventuras na região

Postado dia 29/12/22 | 4min. de leitura

Lençóis - Chapada Diamantina: o início das aventuras na região

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Sem dúvidas, a maioria dos viajantes que gostam de cachoeiras, natureza e atrações históricas, já ouviu falar sobre algumas regiões da Bahia. Nesse caso, hoje iremos abordar uma área incrível para exploração e diversão: Lençóis, na Chapada Diamantina.


Para quem pretende conhecer alguns dos locais turísticos que ficam nas redondezas, Lençóis se torna uma cidade muito importante, já que pode servir como base para muitos passeios, sendo também uma região excelente para descansar em boas pousadas, aproveitando a excelente infraestrutura ao redor.


Quer saber mais? Continue a leitura e conheça a fundo o que o município pode oferecer!


Como chegar a Lençóis, na Chapada Diamantina?

Antes de mais nada, para que você consiga planejar a sua viagem adequadamente, é preciso que você entenda como chegar até Lençóis, na Chapada Diamantina. A região fica a 430 km de Salvador, sendo uma das que mais recebem turistas que desejam se acomodar nas redondezas.

Existe um aeroporto bem próximo à Lençóis, na cidade de Tanquinho, a cerca de 25 km. No entanto, é preciso entender que a oferta de voos até o ponto é bem reduzida, o que pode dificultar a escolha até para quem já está na capital baiana. Além disso, existem muitas controvérsias sobre as operações dos voos que, com a pandemia, sofreram alterações.

Por esses e outros motivos, os meios de transporte mais utilizados são as opções terrestres. Sendo que o percurso de carro, partindo de Salvador até Lençóis, pode levar em média 6 horas. Por outro lado, o percurso de ônibus pode levar ainda mais tempo, totalizando de 7 a 9 horas de viagem.

As estradas que ligam a região, em geral, têm boa condição. Considerando isso e o conforto do turista, o mais indicado é verificar a possibilidade de escolher um transfer. Afinal, dessa forma é possível ter tranquilidade de partir diretamente do aeroporto até o seu destino na Chapada Diamantina.

Como é a cidade de Lençóis?

A cidade de Lençóis é muito estruturada, embora seja pequena. Em apenas um dia é possível conhecer o centro da região, onde pode-se aproveitar as dezenas de restaurantes e bares, como também as atrações históricas, como os casarões antigos que recebem visitas, além das igrejas e praças.

Durante a noite, mesmo que não pareça a princípio, o visitante tem muitas opções para fazer um belo jantar, com direito a drinks. Atualmente, o município é considerado Patrimônio Histórico Nacional, sendo que muitas das suas características do início dos anos 1900 estão preservadas até os dias de hoje.

Porém, o mais importante é que o destino também é ponto de partida para outras diversas áreas interessantes, que falaremos detalhadamente mais adiante.

Onde se hospedar na cidade?

Encontrar boas pousadas em Lençóis, na Chapada Diamantina, não é uma missão muito difícil. Entre algumas opções, podemos citar 3 delas nos tópicos abaixo. Confira!

Terra dos Diamantes Hotel

A estrutura fica na Av. Arnulpho Moraes, próximo à Praça Otaviano Alves. Conta com restaurante, bar, além de piscina externa e quartos amplos com espaço para até 3 pessoas.

Pousada Canto no Bosque

A estrutura fica localizada na trilha do Ribeirão do Meio, o que oferece uma paisagem em meio a natureza para os hóspedes. Conta com área externa com piscina, decoração rústica e quartos para até 4 pessoas.

Pousadas das Árvores

Por fim, essa estrutura fica em uma das avenidas principais de Lençóis, oferecendo um ótimo custo-benefício. Conta com piscina externa, jardins e quartos para até 4 pessoas.

O que fazer em Lençóis?

Lençóis é o ponto de partida para grande parte dos pontos turísticos da Chapada Diamantina e nas proximidades há ótimas opções de lazer. Afinal, o ponto, embora seja rústico com clima de interior, ainda assim, é um município turístico.

Por isso, durante o dia ou noite, você encontrará boas opções para se divertir. Confira algumas delas nos tópicos abaixo.

Serrano

O Serrano fica bem próximo ao centro de Lençóis, o que facilita o passeio. Trata-se, basicamente, de um conjunto de piscinas naturais com profundidades variadas, onde existe também uma pequena cascata para tomar banho e descansar.

As águas, assim como as de outros pontos da Chapada Diamantina, são escuras e frias. É preciso fazer uma curta caminhada para chegar até lá, sendo que esta varia de 25 a 30 minutos.

Ribeirão do Meio

Este trata-se de um conjunto de quedas d'água do Rio Ribeirão, próximo ao centro de Lençóis. Fica a cerca de 3,5 km da região, sendo que a caminhada para chegar até lá é fácil.

O local atrai muitos turistas, o que o torna um ponto bem agitado do município, especialmente aos finais de semana. Além disso, uma das áreas de destaque é a pedra em formato de tobogã que diverte a todos.

Seguindo a trilha por mais 1 hora a partir do Ribeirão do Meio, é possível chegar até a Cachoeira do Sossego, outra das melhores cachoeiras da Chapada Diamantina.

Morro do Pai Inácio

Embora o local não fique efetivamente em Lençóis, o ponto fica praticamente na divisa do município com a região de Palmeiras. Por lá é possível subir a uma altura aproximada de 1000 metros de altitude, sendo que a trilha é relativamente fácil e segura.

O Morro do Pai Inácio pode ser uma boa diversão para turistas, especialmente durante a tarde, já que o local é perfeito para apreciar o pôr-do-sol.

Vale a pena escolher a região para a estadia?

Agora que você já sabe todas essas informações sobre Lençóis, na Chapada Diamantina, podemos afirmar que vale muito a pena escolher o ponto para a sua estadia.

Certamente existem outros municípios na região que são igualmente interessantes. Mas, Lençóis apresenta locais estratégicos para que o turista possa se locomover com facilidade.

Além disso, é por lá que existe a maior variedade de restaurantes e hospedagens para garantir dias tranquilos. Nesse caso, a depender da sua disponibilidade, Lençóis pode ser o ponto certo para compor de 3 a 4 dias do seu roteiro na Chapada.

Veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer a Rota da Cachaça, na Bahia, localizada nas proximidades da Chapada Diamantina.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page