Postado dia 06/01/25 | 3min. de leitura
Serra das Paridas: arte rupestre na Chapada Diamantina
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Serra das Paridas é um parque arqueológico situado 40 quilômetros ao norte de Lençóis, na Chapada Diamantina, que abriga quatro sítios repletos de artes rupestres, sendo um deles aberto à visitação.
O local também dispõe de uma linda vista panorâmica de boa parte da Serra do Sincorá, além de possuir grande riqueza natural em torno da sua fauna, flora e formações geológicas.
Continue conosco e conheça mais sobre esse destino intrigante e envolto em mistérios!
O Complexo Arqueológico da Serra das Paridas
Imagine pinturas rupestres que remontam a uma ocupação humana datada de aproximadamente 8 mil anos atrás, cujos formatos variados intrigam desde o público leigo aos mais experientes pesquisadores?
Destaque para uma grande quantidade de desenhos de mulheres grávidas em posição de cócoras, que influenciaram na nomenclatura do lugar.
Além dessas, existem muitas outras de diversos tamanhos, com formas geométricas, mas também de animais e humanas.
Uma delas também chama muita atenção: a que lembra um ser extraterrestre.
Tal arte deixa em aberto o que de fato quis expressar o seu criador, gerando muito burburinho a seu respeito.
As pinturas da Serra das Paridas, na Chapada Diamantina, também apresentam formas quadradas, concêntricas, em linhas finas e cores diversas, que variam entre o amarelo e tons de barro.
O que fazer na Serra das Paridas
O complexo arqueológico dispõe de uma mini trilha de aproximadamente 300 metros, um percurso que pode variar entre 40 minutos e 3 horas, a depender do grau de concentração e estudo dos visitantes ao se depararem com as artes rupestres.
Por lá, os visitantes também encontram uma loja que vende diversos souvenirs do lugar, como pratos e canecas de cerâmica pintados com réplicas das artes rupestres, moringas, porta copos, dentre outros artigos temáticos.
Só é possível visitar o local acompanhado por um guia por ser uma propriedade privada. Além disso, as explicações dos guias traduzem o que de fato tem sido feito em termos de pesquisas no local, constituindo informações de grande relevância para os visitantes.
Melhor época para a visitação da Serra das Paridas
A Serra das Paridas é acessível em 365 dias do ano, não existindo exatamente uma melhor época para visitá-la. Vale saber que o clima da Chapada Diamantina é seco no inverno, com pouca incidência de chuvas, e de grandes índices pluviométricos no verão, a estação das chuvas. Todavia, faça chuva ou faça sol, a Serra das Paridas está disponível para os visitantes o ano inteiro.
Como chegar à Serra das Paridas
Para quem está visitando a cidade de Lençóis, fazer o Passeio para a Cachoeira do Mosquito e a Serra das Paridas é imprescindível, pois além de desfrutar de uma das mais lindas cachoeiras do Parque Nacional da Chapada Diamantina, vai ao encontro do único sítio arqueológico das redondezas.
O passeio inclui automóvel, guia profissional e acesso às duas atrações, a Cachoeira do Mosquito e a Serra das Paridas.
Agora que você já sabe quais são as principais informações a respeito da Serra das Paridas, conheça Wagner, uma cidade que está a apenas 30 quilômetros de distância do complexo arqueológico e que proporciona um antigo povoado histórico conhecido como Cachoeirinha.