Postado dia 30/08/24 | 3min. de leitura
Wagner, Bahia: visite esse município da Chapada Diamantina
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Wagner, Bahia: visite esse município da Chapada Diamantina
A cidade de Wagner, na Bahia, está localizada na borda leste da Chapada Diamantina, a 24 quilômetros de Utinga, 68 quilômetros de Lençóis e 397 quilômetros de Salvador. Trata-se de um município cercado de belas atrações naturais, com trilhas e cachoeiras bem pertinho da cidade.
Se afastando um pouquinho da cidade, dada a proximidade com Parque Nacional da Chapada Diamantina, surgem as infinitas possibilidades de uma das regiões serranas mais importantes do Brasil, com mais de 300 cachoeiras já catalogadas.
Continue conosco e saiba o que fazer em Wagner!
Como chegar em Wagner, Bahia
Para chegar em Wagner de carro, é preciso seguir pelas rodovias BR-242 e BR-324, para uma viagem de aproximadamente 5h30. A empresa de ônibus Cidade Sol oferece uma linha intermunicipal a partir da rodoviária de Salvador, com saídas diárias às 21h, para uma viagem de aproximadamente 7h.
É possível também contratar um transfer, que dinamizará muito sua viagem, já que um receptivo já estará à sua espera desde o aeroporto de Salvador, ou se preferir o hotel onde estiver hospedado, para uma viagem direta e muito confortável em um automóvel novo e climatizado.
Um pouco da história de Wagner
O primeiro povoado da região tinha por nome Cachoeirinha em razão de nascer às margens do Rio Cachoeirinha. Era um ponto de repouso e passagens de tropeiros percorriam um trecho da Estrada Real que passava por lá e ligava Paraty (sul do Rio de Janeiro) à Jacobina (norte da Bahia). Tal estrada tinha grande importância no escoamento de ouro e por ela trafegavam muitos tropeiros e aventureiros.
Cachoeirinha se tornou um importante centro hortifrutigranjeiro, passando a abastecer toda a região do garimpo da Chapada Diamantina. Ainda no séc. XIX, foi palco de disputas entre as famílias coronelistas Sá e Mattos, que brigavam pela hegemonia na região. Ao final do séc. XIX, missionários presbiterianos e estadunidenses fundaram o colégio Instituto Ponte Nova, às margens do Rio Utinga.
A forte presença dos presbiterianos, que chegavam cada vez mais, e a importância do colégio, que também atraiu muitas famílias em busca de escolaridade, ampliou consideravelmente a população deste novo povoado.
Em 1915, foi criado o município de Wagner, sendo seu nome uma homenagem ao alemão Franz Wagner, protestante e mineralogista que durante uma grande seca na região, auxiliou a população local que se encontrava em grandes dificuldades.
O que fazer em Wagner - Bahia
A cidade é pequenina e possui apenas 9 mil habitantes, tendo a cidade sede e o antigo povoado de Cachoeirinha: um lindo centro histórico do qual falaremos mais adiante. No entorno, ainda há algumas atrações naturais. Confira!
Povoado de Cachoeirinha
Os vestígios da história estão fortemente presentes no povoado de Cachoeirinha, que possui preservadas suas casas e casarões coloniais. A atmosfera bucólica e pitoresca do lugar somados à tranquilidade dos seus habitantes tornam uma visita ao povoado imprescindível para quem vai até Wagner. O povoado possui apenas 700 habitantes e para chegar até lá, basta seguir por 13 quilômetros da BA-856 a partir da sede.
Cachoeira do Machado
Trata-se de uma pequena e linda cachoeirinha cercada de vegetação preservada e acessada por uma trilha a partir de Wagner. É uma das grandes atrações naturais do município e um lugar excelente para relaxar e passar um dia com a família.
Praça Central
Visitar um lugar como a cidade de Wagner, na Bahia, é uma oportunidade de observar o cotidiano pacato da população local, e um lugar perfeito para isso é a Praça Central, ponto de encontro e referência de lazer da cidade. Um lugar para tomar um sorvete e bater papo sem preocupações com o tempo.
Onde se hospedar em Wagner, Bahia
Como já dissemos, a cidade é bem pequena e não costuma receber muitos turistas. Isso significa que sua infraestrutura de pousadas é bem modesta, com destaque para a Pousada Recanto do Pega.
Com estrutura bem modesta, há também a opção de ficar na Brittus Pousada e na Pousada Solar, que atendem bem os que desejam se hospedar com melhor custo-benefício.
Onde comer em Wagner, Bahia
O Restaurante Encontro dos Rios oferece excelente infraestrutura, além de bela paisagem e ótimo banho. Um lugar para descansar em família, curtir à beira do rio e degustar das maravilhas do cardápio local, com destaque para a excelente galinha caipira, ótimos drinks e cervejas bem geladas.
Para quem curte uma boa pizza à noite, uma ótima pedida é a Pizzaria Forno à Lenha, que oferece boa variedade de sabores e massa especial.
Curtiu este artigo e quer saber mais sobre os melhores destinos que estão bem próximos de Wagner, na Bahia? Aproveite mais 6 cachoeiras da Chapada Diamantina e torne sua viagem muito mais diversificada, com lindas paisagens deste maravilhoso parque nacional.