top of page
Open Site Navigation

Sem dúvidas, a maioria dos viajantes que gostam de cachoeiras, natureza e atrações históricas, já ouviu falar sobre algumas regiões da Bahia. Nesse caso, hoje iremos abordar uma área incrível para exploração e diversão: Lençóis, na Chapada Diamantina.

Para quem pretende conhecer alguns dos locais turísticos que ficam nas redondezas, Lençóis se torna uma cidade muito importante, já que pode servir como base para muitos passeios, sendo também uma região excelente para descansar em boas pousadas, aproveitando a excelente infraestrutura ao redor.

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça a fundo o que o município pode oferecer!

Como chegar a Lençóis, na Chapada Diamantina?

Antes de mais nada, para que você consiga planejar a sua viagem adequadamente, é preciso que você entenda como chegar até Lençóis, na Chapada Diamantina. A região fica a 430 km de Salvador, sendo uma das que mais recebem turistas que desejam se acomodar nas redondezas.

Existe um aeroporto bem próximo à Lençóis, na cidade de Tanquinho, a cerca de 25 km. No entanto, é preciso entender que a oferta de voos até o ponto é bem reduzida, o que pode dificultar a escolha até para quem já está na capital baiana. Além disso, existem muitas controvérsias sobre as operações dos voos que, com a pandemia, sofreram alterações.

Por esses e outros motivos, os meios de transporte mais utilizados são as opções terrestres. Sendo que o percurso de carro, partindo de Salvador até Lençóis, pode levar em média 6 horas. Por outro lado, o percurso de ônibus pode levar ainda mais tempo, totalizando de 7 a 9 horas de viagem.

As estradas que ligam a região, em geral, têm boa condição. Considerando isso e o conforto do turista, o mais indicado é verificar a possibilidade de escolher um transfer. Afinal, dessa forma é possível ter tranquilidade de partir diretamente do aeroporto até o seu destino na Chapada Diamantina.

Como é a cidade de Lençóis?

A cidade de Lençóis é muito estruturada, embora seja pequena. Em apenas um dia é possível conhecer o centro da região, onde pode-se aproveitar as dezenas de restaurantes e bares, como também as atrações históricas, como os casarões antigos que recebem visitas, além das igrejas e praças.

Durante a noite, mesmo que não pareça a princípio, o visitante tem muitas opções para fazer um belo jantar, com direito a drinks. Atualmente, o município é considerado Patrimônio Histórico Nacional, sendo que muitas das suas características do início dos anos 1900 estão preservadas até os dias de hoje.

Porém, o mais importante é que o destino também é ponto de partida para outras diversas áreas interessantes, que falaremos detalhadamente mais adiante.

Onde se hospedar na cidade?

Encontrar boas pousadas em Lençóis, na Chapada Diamantina, não é uma missão muito difícil. Entre algumas opções, podemos citar 3 delas nos tópicos abaixo. Confira!

Terra dos Diamantes Hotel

A estrutura fica na Av. Arnulpho Moraes, próximo à Praça Otaviano Alves. Conta com resta