Open Site Navigation

Existem locais da Bahia que oferecem experiências únicas aos turistas que gostam de apreciar o contato com a natureza. Entre as mais diversas opções interessantes, podemos citar as cachoeiras da Chapada Diamantina, uma região que reúne 24 municípios com muitas atrações voltadas ao ecoturismo.

Para que você possa fazer um passeio completo e desfrutar das melhores paisagens, separamos neste artigo as 6 melhores cachoeiras desse destino. Confira os tópicos abaixo e comece a planejar sua viagem!

As melhores cachoeiras da Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem uma área de 1520 km². Estima-se que na região existam mais de 200 cachoeiras, rios, cânions e grutas. Ou seja, não é difícil encontrar o que fazer entre os municípios da região.

No entanto, para que você tome a decisão certa no roteiro da sua viagem, é importante conhecer informações sobre os pontos atrativos. Então, continue conosco e veja quais são as melhores cachoeiras da Chapada Diamantina.

1. Cachoeira do Buracão – Ibicoara

A Cachoeira do Buracão é um dos atrativos imperdíveis da Chapada Diamantina se você gosta do contato íntimo com a natureza. Para chegar até lá, o primeiro passo é contratar um guia, pois não é permitido fazer o trajeto sem a presença do profissional. E é importante saber que para quem pretende fazer a travessia entre o cânion e a cachoeira propriamente dita, é preciso usar colete salva-vidas.

Passar pelo corredor de pedras é uma sensação diferente, sendo que o turista pode optar pelo trajeto feito na água ou por meio da escalada. É uma queda d'água de 85 metros, onde pode-se fazer muitas fotos.

Saindo de Lençois, saem passeios para a Cachoeira do Buracão, uma parte do trajeto é feito de carro e a trilha dura aproximadamente 1 hora.

2. Cachoeira da Fumacinha – Mucugê

A Cachoeira da Fumacinha não é uma das opções mais visitadas da região. Isso porque o acesso não é dos mais fáceis, visto que são 18 km de trilha (ida e volta), em meio a cânions e a mata. Com um guia experiente, também é possível fazer a caminhada por baixo, o que leva em média 1 dia, sendo necessário fazer paradas para o descanso.

O local fica próximo à Ibicoara. Ao todo, a Cachoeira da Fumacinha tem 100 metros de queda d'água, oferecendo uma vista de tirar o fôlego.

Assim como a opção acima, a contratação do guia é obrigatório e, durante a época de chuvas, o passeio não é recomendado.

Há passeios que incluem a Cachoeira da Fumacinha entre suas atrações. Alguns são passeios de dois dias e você também visita a Cachoeira do Buracão, e outros de 3 dias que além da Cachoeira da Fumacinha e do Buracão, você visita o Poço Encantado e o Poço Azul.

3. Cachoeira da Fumaça – Palmeiras

A Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina tem 340 metros de queda d'água, sendo considerada uma das maiores do Brasil.

Existem duas opções de trilhas para conhecer a região, por cima e por baixo.

Para chegar até lá por cima é preciso percorrer 13 km de trilha (ida e volta), o que necessita de um bom preparo físico. Com o sol, o turista poderá observar o arco-íris que se forma nos cânions, sendo esta uma paisagem inesquecível.

Um ótimo passeio para se fazer é o que além da Cachoeira da Fumaça por cima, inclui a Cachoeira do Riachinho para finalizar a experiência com um banho.

Por outro lado, para poder se banhar nas águas da Cachoeira da Fumaça, é preciso fazer a trilha por baixo, onde é necessário percorrer 36 km (ida e volta), com paradas para descanso e acompanhamento obrigatório de um guia.

Você pode optar pelo passeio completo de quatro dias que visita a cachoeira tanto por cima quanto por baixo, além de outros lugares incríveis da região.

4. Cachoeira do Mosquito – Lençóis

A Cachoeira do Mosquisto na Chapada Diamantina não necessita da presença de um guia para que o trajeto possa ser feito. Uma boa parte do percurso é asfaltado, partindo de Lençóis.

A área fica no Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio, uma propriedade particular. Pelo que, diferentemente das duas anteriores, é preciso pagar uma taxa para visitar a Cachoeira do Mosquito, sendo que esta gira em torno de R$ 15,00.

Ao todo, são 70 metros de queda d'água, onde apenas uma longa escadaria é o trecho que separa você deste paraíso.

Se optar por um passeio, há um que sai de Lençóis e além da Cachoeira do Mosquito visita o Complexo Arqueológico Serra das Paridas e suas pinturas rupestres.

5. Cachoeira do Tiburtino – Mucugê

A Cachoeira do Tiburtino é uma opção para quem procura passeios naturais que não exijam um grande preparo físico. A trilha é praticamente plana, com um percurso quase total em solo arenoso, onde a duração média do trajeto é de 30 minutos.

A área fica no Rio Cumbucas, onde as pequenas cascatas desembocam em um poço raso que permite o nado e a contemplação. Por ficar no Parque Municipal de Mucugê, é preciso pagar uma taxa de visitação que gira em torno de R$ 20,00.

6. Cachoeiro do Ferro Doido – Morro do Chapéu

A Cachoeira do Ferro Doido tem quatro quedas d'água, onde o maior cânion ultrapassa os 100 metros. Para chegar até lá, assim como em outras cachoeiras, pode-se optar pelo trajeto que oferece a vista de cima ou o trajeto por baixo.

A primeira opção é uma trilha simples, que dura em média 5 minutos. Por outro lado, a segunda opção leva em média 30 minutos, sendo indicado a contratação de um guia.

Em tempos de chuva, mesmo no trajeto feito por cima dos cânions, pode-se contemplar poços de água muito interessantes. A estrada que leva até lá é a BA 052 e o estacionamento fica próximo ao KM 254, a dica é ligar o GPS para não se perder.

Aproveite seu passeio na Chapada Diamantina em um desses locais

Como você notou durante esta leitura, pode ser difícil estabelecer rotas para saber como chegar até alguns desses pontos. Porém, isso não deve ser um empecilho para deixar de conhecer essas atrações de beleza surpreendente.

Nesse caso, para ter segurança e conforto, o mais importante é contratar uma agência que lhe ofereça a tranquilidade que você procura para fazer um passeio bacana e completo.

Dito isso, agora que você já conhece 6 das melhores cachoeiras da Chapada Diamantina, você poderá organizar sua viagem e elevar as expectativas, pois o destino realmente encanta.

E já que vai visitar a Chapada Diamantina, confira um dos pontos turísticos mais visitados da região: O Morro do Pai Ignácio!

13 visualizações0 comentário

6 cachoeiras da Chapada Diamantina para os amantes da natureza

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

13 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.