Open Site Navigation

Trekking - Quatro Dias - Cachoeiras da Fumaça por baixo e do Mixila

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

A Chapada Diamantina possui trilhas com diversos graus de dificuldade, e é importante que você se ligue no nível informado sobre cada uma. Para os inexperientes, é fundamental ir se graduando trilha após trilha, até que chegue nos roteiros mais pesados. 

 

Trekking - Quatro Dias - Cachoeiras da Fumaça por baixo e do Mixila é um dos mais difíceis do Brasil e guarda pérolas em seus caminhos. As dificuldades começam logo no primeiro dia, não há trilha em linha reta nessa trip, sendo toda ela feita com muitos obstáculos, ascensão em serras e abismos. Portanto, para fazer esse roteiro é preciso experiência em trilhas e ótimo preparo físico.

 

São quatro dias de muitas aventuras, podendo iniciar por Lençóis ou pelo Vale do Capão. Essa decisão depende muito da época do ano e do volume d'agua que chega nos rios de Lençóis. Assim, quando eles estão cheios, exigem que o roteiro seja iniciado pelo Capão. Tenha certeza que todo o esforço valerá à pena, a começar pela oportunidade de mergulhar no impressionante canion da Cachoeira da Fumaça, chegando ao seu final e encarando, bem debaixo, a colossal queda de 380 metros. Inesquecível!

 

Serão ainda acampamentos selvagens e sem wifi, o que significa contato integral com a natureza do Parque, sua fauna e flora. O roteiro ainda visita algumas das mais bonitas cachoeiras da Chapada Diamantina, como a do Palmital e a do Mixila, confira:

 

1º dia - Capão - Subida da Serra Larga - Fumaça por cima - Rio Queima Baêta (Santuário) - Serra do Macaco - Toca do Macaco

 

Saindo do Vale do Capão, o caminho é subindo a Serra Larga e depois o Gerais da Fumaça, uma minitrilha que servirá para aquecer a musculatura e adaptar a mente pro que virá. A primeira parada é no mirante da Cachoeira da Fumaça por cima, para em seguida passar pelo Rio Queima Baêta (santuário) e descer a longa, escarpada e difícil Serra do Macaco. A trilha ganha contornos de dramaticidade se estiver chovendo, já que quase todo o percurso é com pedras no caminho. Quando molhadas escorregam bastante, dificultando ainda mais o percurso e exigindo muito mais atenção.

 

O visual é incrível e a sensação é de estar mergulhando nas entranhas da Chapada Diamantina! Após todo o dia caminhando, a parada para o acampamento é na Toca do Macaco, onde os rios Fumaça e Capivara se encontram. Logo no primeiro dia vê-se a grande importância que é ter um guia profissional que garanta boas análises da natureza, oferecendo segurança na jornada. A AVENTURISMUS também é especialista no rango, nossa equipe da Bahia Terra passou muito bem em termos de alimentação. 

 

2º dia - Canion e Cachoeira da Fumaça por baixo - Rio Capivara - Toca do Capivara - Cachoeira do Capivara

 

O dia começa cedinho, com nosso Guia Aventurismus preparando um belo café da manhã. Cuscus, beiju, café com leite, pães, bolo... é uma trip selvagem mesmo? Todos fortes, hora de conhecer o principal atrativo da trilha, e o dia inteiro é destinado ao ataque até a cachoeira da Fumaça. Coisa boa é não precisar levar as mochilas, que ficam no acampamento montado. 

Uma trilha difícil pelo leito do Rio Fumaça, que cheio de pedras escorregadias, torna o avanço cuidadoso e lento. Se estiver chovendo, fica ainda mais difícil. O caminho é lindíssimo e preservado, oportunidade de encontrar alguns animais como macacos, cobras, pássaros, etc. O que está por vir depende da época do ano, mas tenha certeza que com água ou sem água na cachoeira, o espetáculo é garantido! O acampamento estará aguardando no final da tarde, para curtir uma fogueirinha e aquele velho bate papo de aventura.

 

3º dia - Cachoeira do Palmital - Encontro dos rios Capivara e Capivarí - Cachoeira do Capivarí - Cachoeira do Poção

 

Mais um dia especial com muitos atrativos e trilhas pesadas. Tudo o que se vê é lindo e único, mas destacaremos aqui a Cachoeira do Palmital. É uma joia delicada que merece ser explorada com calma. Para qualquer lado que você for, o cenário é incrível, jardins a circundam de frente, com vegetação e flores brotando também em suas paredes. A água ferrosa e avermelhada escorre pelo lado esquerdo do poço, uma paisagem capa de revista! E a luz do sol quando se funde com a cachoeira forma diversos arco-íris e efeitos inesperados.

 

Mas calma, ainda tem as cachoeiras do Capivarí e do Poção, então banho e paisagens incríveis não faltarão! Parada para um lanche de trilha e banho na Cachoeira do Capivarí e em seguida acampamento base na Cachoeira do Poção com jantar preparado especialmente pelo Guia AVENTURISMUS e pernoite no lajeado em cima da cachoeira.

 

4º dia - Cachoeira do Mixila - Serra do Bode - Estrada do Garimpo - Retorno a Lençóis

 

O último dia do trekking é o mais tranquilo para o padrão dos dias anteriores, mas não tem moleza! Após café da manhã, a caminhada inicia por dentro do canion do Rio Capivarí, sendo 01h de caminhada utilizando calçados por trilha na margem do rio, e 01h de caminhada descalços, utilizando apenas roupas de banho. Os demais pertences são transportados pelo Guia AVENTURISMUS.

 

Descoberta a pouco tempo pelo turismo, a Cachoeira do Mixila é uma das mais lindas da Chapada e um dos pontos altos desse roteiro. De lá, nosso guia pegará a trilha de retorno para Lençóis, subindo a Serra do Bode e seguindo até a Estrada do Garimpo, e depois Lençóis.

 

OBS: As cachoeiras Capivara, Capivarí, Poção e Mixila não secam pois seus rios são perenes.

 

Mais informações sobre o Trekking - Quatro Dias - Cachoeiras da Fumaça por baixo e do Mixila

 

  • Saída de Lençóis ou Vale do Capão: 07:30h;
  • Briefing e informações antes da partida;
  • Guarda volumes em Lençóis;
  • Quilometragem da trilha inteira: 47 km;
  • Nível de esforço: 5 (EXTREMO).
  • Retorno para Lençóis ou Capão: 18h a 20h.

 

O que está incluso

 

  • Guia Profissional Bilingue ou Guias Profissionais da AVENTURISMUS;
  • Alimentação completa durante a trilha: café da manhã, lanches de trilha e jantar;
  • Equipamentos de camping (barraca para 1/2 pessoas, saco de dormir e isolante térmico individuais);
  • Transfer para Lençóis ou Capão;
  • Não há taxas nos atrativos visitados.

 

O que não está incluso

 

  • Transfer do seu ponto de partida para Lençóis;
  • Hospedagem em Lençóis;
  • Extras.

 

A Bahia Terra Turismo te oferece o que há de melhor e mais seguro

 

É nosso objetivo proporcionar as melhores experiências na Chapada Diamantina. Somos uma agência de campo, portanto fizemos todas as trilhas e passeios que oferecemos aqui em nosso site, sempre guiados pela excelente AVENTURISMUS.

 

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é lindo, selvagem e de grande dimensão geográfica. Por isso escolhemos à dedo essa agência local como parceira, tanto para nos guiar, como para guiar nossos clientes. São profundos conhecedores da biodiversidade, história e geografia da região, o que tornará sua experiência além de segura, rica em conhecimentos.

 

Reserve seu trekking agora mesmo

 

Trekking - Quatro Dias - Cachoeiras da Fumaça por baixo e do Mixila pode ser reservado agora mesmo, de forma online, utilizando toda a facilidade e comodidade que a internet oferece.

 

Conheça a Bahia Terra Turismo, empresa que desde 2006 oferece aos turistas as experiências mais incríveis em toda a Bahia. 

Star

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina