Open Site Navigation

Trilhas - Dois Dias - Cachoeiras da Fumacinha e do Buracão

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

A Chapada Diamantina possui trilhas com diversos graus de dificuldade, e é importante que você se ligue no nível informado sobre cada uma. Para os inexperientes, é fundamental ir se graduando trilha após trilha, até que chegue nos roteiros mais pesados. 

 

As Trilhas - Dois Dias - Cachoeiras da Fumacinha e do Buracão levam você a duas das mais incríveis cachoeiras da Chapada Diamantina, ambas localizadas nas redondezas da cidade de Ibicoara. Mas para que já comece a se familiarizar, a realidade é que as trilhas são completamente antagônicas em relação ao grau de dificuldade. Por isso descreveremos abaixo em detalhes cada uma.

 

1º dia - Cachoeira do Buracão

 

Quis a natureza que duas das mais espetaculares cachoeiras do Brasil estivessem na mesma região, estado e cidade. Ao contrário da Fumacinha, chegar à Cachoeira do Buracão é bem sossegado. A trilha é curta e não há grandes declives, tampouco pedras escorregadias em caso de chuva. 

 

A trilha inteira é feita em aproximados 50 minutos, sendo obrigatoriamente guiada por um guia local do Parque Natural Municipal do Espalhado. Segue costeando o rio Espalhado até a pequena e bela Cachoeira das Orquídeas, para depois chegar ao ponto em que irrompe um grande buraco na terra, com parada num mirante de onde se pode ver toda imponência da cachoeira, razão pela qual adquiriu o seu nome.

 

O trecho final é descendo por uma fenda, onde a administração do parque instalou escadas nos trechos mais difíceis, portanto, bem tranquilo também. A trilha ainda passa pela formosa Cachoeira do Recanto Verde, antes de chegar à base, onde os turistas optam por seguir nadando em flutuação com coletes salva-vidas por todo o belíssimo canion, ou atravessando uma ponte estreita e caminhando pelo seu acidentado paredão (atenção se optar por esse trecho).

 

Seja qual for a sua escolha, o visual é impressionante, com a luz do sol adentrando no corredor formado por escarpados e coloridos paredões sinuosos, que atingem aproximadamente 100 metros de altura e conduzem à cachoeira. O espetáculo é ainda mais impactante com o crescente barulho à medida em que ela se aproxima. 

 

Com 85 metros de queda, a Cachoeira do Buracão surge imponente, cercada por um cônico poço de paredões circulares, oportunidade para um banho poderoso, único e selvagem. A água fria é revitalizante, e bem de frente para a cachoeira existe um platô onde o sol aquece com boa intensidade, portanto, você não passará frio. 

 

Mais informações sobre o 1º dia - Cachoeira do Buracão

 

  • Saída em carro de Lençóis até a base da trilha na zona rural de Ibicoara: 06h;
  • Tempo da viagem de carro: 4h (ida);
  • Percurso total da trilha: 7 km (3,5 km de ida e 3,5 km de volta);
  • Tempo total da trilha: 1h e 40 minutos ida e volta;
  • Caminhada leve e tranquila;
  • Nível de esforço: 1 (fácil);
  • Retorno de carro até a pousada na zona rural de Ibicoara para jantar e pernoite.

 

2º dia - Cachoeira da Fumacinha

 

A Fumacinha é sem dúvida alguma, uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. O conjunto da obra Divina sobressai pela perfeição dos elementos, com seu canion emoldurado por uma mata ciliar repleta de palmeiras e também pela grande dimensão dos paredões. Mas o grande e mais importante detalhe é que a cachoeira está localizada dentro de uma serra oca.

 

É isso mesmo! Para quem a vê ao longe e do lado oposto da fenda, é uma serra como as outras da Chapada Diamantina; mas ao mergulhar no canion pelo lado oposto, o que se vê ao final do leito do rio é um pico oco, onde os dois paredões se unem como numa descomunal catedral gótica medieval.  A cachoeira meio que brota do paredão central e despenca numa queda livre de aproximadamente 100 metros até a base. Há ainda um poço circular e suas águas são das mais geladas da Chapada, já que dentro da "catedral" não entra a luz solar em nenhuma hora do dia.

 

O som da Cachoeira da Fumacinha é um canto lírico, como se monges lá estivessem entoando seus cantos gregorianos. Ecoando num chuá elegante, conduz as águas que bailam ao vento virando poeira, fumacinha de microgotículas. Um lugar mágico, recém saído de filmes como O Senhor dos Anéis ou de séries como Game Of Thrones. Bem, pelas fotos da galeria é possível compreender um pouquinho deste relato, mas bom mesmo é estar lá e tirar suas próprias conclusões. Mas como nem tudo é poesia, a trilha é de nível 3-4 (difícil-dificílimol) e exige alguma perícia técnica em caminhadas por leito de rio, além de bom preparo físico. 

 

Mais informações sobre o 2º dia - Cachoeira da Fumacinha

 

  • Saída da pousada na zona rural de Ibicoara até a base da trilha: 06h;
  • Percurso total da trilha: 18 km (9 km de ida e 9 km de volta);
  • Caminhada pelo leito do rio;
  • Pedras escorregadias por todo o percurso em caso de mínima chuva;
  • Em dias de sol só existem pedras escorregadias quando se chega próximo da cachoeira;
  • Nível de esforço: 3 (difícil) em dias de sol e 4 (difícílimo) em dias de chuva.
  • Retorno de carro até a pousada na zona rural de Ibicoara para jantar e retorno até Lençóis.

 

O que está incluso

 

  • Guia Profissional Bilingue ou Guias Profissionais da AVENTURISMUS;
  • Guia local obrigatório: Cachoeira do Buracão;
  • Hospedagem em pousada na zona rural de Ibicoara;
  • Alimentação completa nos dois dias de trilhas: café da manhã, almoço, lanche e jantar;
  • Transfer Lençóis > Ibicoara > Lençóis;
  • Não há taxas nos atrativos visitados.

 

O que "NÃO" está incluso

 

  • Transfer do seu ponto de partida para Lençóis;
  • Hospedagem em Lençóis;
  • Extras.

 

A Bahia Terra Turismo te oferece o que há de melhor e mais seguro

 

É nosso objetivo proporcionar as melhores experiências na Chapada Diamantina. Somos uma agência de campo, portanto fizemos todas as trilhas e passeios que oferecemos aqui em nosso site, sempre guiados pela excelente AVENTURISMUS.

 

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é lindo, selvagem e de grande dimensão geográfica. Por isso escolhemos à dedo essa agência local como parceira, tanto para nos guiar, como para guiar nossos clientes. São profundos conhecedores da biodiversidade, história e geografia da região, o que tornará sua experiência além de segura, rica em conhecimentos.

 

Reserve seu trekking agora mesmo

 

As Trilhas - Dois Dias - Cachoeiras da Fumacinha e do Buracão podem ser reservadas agora mesmo, de forma online, utilizando toda a facilidade e comodidade que a internet oferece.

 

Conheça a Bahia Terra Turismo, empresa que desde 2006 oferece aos turistas as experiências mais incríveis em toda a Bahia. 

Star

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina