top of page
Turismo de aventura na Bahia: confira 4 destinos radicais

Postado dia 24/11/22 | 4min. de leitura

Turismo de aventura na Bahia: confira 4 destinos radicais

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Para muitas pessoas, um passeio só se torna completo quando existem atrações no roteiro que proporcionam uma boa emoção. Nesse caso, se você faz parte desse grupo, hoje falaremos do turismo de aventura na Bahia. Afinal, se divertir em meio à natureza pode ser o diferencial que falta em sua programação das férias dos sonhos.


Sabemos que um pouco de adrenalina, desde que esta seja sentida sem colocar em risco a segurança, pode transformar qualquer passeio. Por exemplo, muitas pessoas não se contentam em ficar apenas observando o mar, dando preferência a atividades que envolvem esportes aquáticos, como o surf, por exemplo.

Dito isso, continue conosco e veja como o turismo radical na Bahia pode surpreender você e seus acompanhantes!

O que é turismo de aventura

Antes de mais nada, devemos explicar em poucas palavras o que é o turismo de aventura. Para definirmos o contexto, primeiro vamos usar o significado da palavra “aventura”. Basicamente, se trata de uma atividade física e sensorial que promove uma sensação de adrenalina, envolvendo desafios e pequenos riscos calculados.

Em suma, o turismo de aventura não significa colocar em risco a segurança dos participantes. Afinal, a maioria das atividades pode ser feita de forma monitorada, o que evita os imprevistos que podem ser negativos para a saúde do praticante. Nesse caso, muitas opções são, inclusive, acompanhadas por profissionais que fornecem ainda mais tranquilidade ao passeio.

Ou seja, você não precisa ter extrema coragem para se aventurar e se divertir. Em meio a tantas opções, podemos citar exemplos dessa categoria de passeio, como a tirolesa, o mergulho, o rafting ou o trekking.

O fato é que existem agências especializadas para oferecer o melhor turismo de aventura na Bahia, sem que para isso você precise se sentir desconfortável durante qualquer atividade. Agora, confira os melhores destinos da região.

Onde praticar turismo de aventura na Bahia

A Bahia oferece diversos destinos para que os mais aventureiros encontrem a adrenalina que buscam nas suas viagens. Veja a seguir alguns dos principais destinos do estado para a prática.

1. Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina já é uma região muito conhecida em termos de turismo de aventura. Isso porque a área, que abrange 24 municípios, apresenta diversas trilhas em meio a natureza, sendo que estas podem ser divididas entre categorias de nível fácil até às mais difíceis, o que permite que o visitante pratique o tipo de esporte definido como Trekking.

Entre inúmeras cachoeiras, lagos, grutas e cânions, a Chapada Diamantina permite que o turista realmente se desafie e viva experiências únicas. Você encontra passeios exclusivos para que a exploração do destino aconteça de forma segura. Afinal, entre tantas trilhas de difícil acesso, é importante ter um guia que torne a caminhada mais tranquila.

Alguns dos pontos turísticos mais visitados são o Vale do Pati, Morro do Pai Inácio, Cachoeira do Mosquito, Cachoeira do Sossego e Cachoeira da Fumaça.

2. Ubaitaba

Ubaitaba é conhecida como a cidade das canoas. Por isso, fica fácil entender por que a localização é perfeita para o turismo de aventura na Bahia.

O destino fica a cerca de 350 km de Salvador, sendo uma ótima opção para quem gosta de aproveitar boas emoções pelas águas. Para que você possa ter uma ideia da fama do esporte no município, um dos principais atletas brasileiros da categoria, Isaquias Queiroz, é natural de Ubaitaba.

O Rio das Contas, um dos principais pontos em que a canoagem é praticada, é também uma área destinada ao aprendizado de jovens atletas, já que por perto das margens existe uma escola própria para o ensino das técnicas.

Além disso, devemos dizer que a cidade fica bem próxima de uma das grandes áreas turísticas da Bahia: Itacaré. Percorrendo apenas 60 km você pode chegar até o paraíso mencionado, onde também é possível aproveitar águas agitadas para a prática de surf, outra opção para curtir um esporte radical na Bahia.

3. Abrolhos

Se você nunca ouviu falar de Abrolhos, certamente você ficará encantado ao descobrir as belezas da região que, inclusive, podem ser perfeitas para a prática do mergulho. As 5 ilhas da região (Ilha Siriba, Ilha Sueste, Ilha Guarita, Ilha Redonda, Ilha de Santa Bárbara), são berços para a criação de diversas espécies de aves.

Além disso, nas águas incrivelmente cristalinas, o turista pode aproveitar para observar Chapeirões — estruturas únicas de corais formadas na região — ou contemplar espécies diferentes de peixes e outros animais marinhos. Em todo o caso, se você gosta de nadar e praticar mergulho, seja com snorkel ou cilindro, esse é um destino que vai ser perfeito para as suas férias na Bahia.

Por lá, você terá a chance de viver muitas aventuras e se emocionar, sendo agraciado com a presença das baleias jubarte em determinados períodos do ano, como o mês de junho até novembro.

4. Praia da Pitinga

A Praia da Pitinga fica em Arraial D'Ajuda, um destino que por si só já surpreende em termos de beleza natural. Agora, falando sobre o turismo de aventura na Bahia, a área é perfeita para os mais corajosos que desejam praticar parapente.

Com águas mornas, transparentes e cenário incrível ao redor, a Praia da Pitinga já foi ponto de partida para as pessoas que querem literalmente voar para ter a chance de enxergar ainda melhor todas as paisagens que compõem a região.

Os pilotos locais fornecem todas as dicas necessárias para que o momento realmente seja marcante de forma positiva. Existe também a possibilidade de se voar em dupla com o instrutor, o que permite que o voo de parapente seja seguro para todos os envolvidos.

Entre outros pontos atrativos da região, podemos citar a Praia de Mucugê e a Praia do Parracho, sendo estes locais perfeitos para a prática de outros esportes, como kitesurf e mergulho.

Planeje a sua viagem e aproveite o turismo de aventura na Bahia!

Agora que você já conhece 4 opções incríveis e completas para formar o seu roteiro pelo estado, certamente você poderá fazer muitos passeios que envolvem o turismo de aventura na Bahia.

Como você notou, existem possibilidades para todos os perfis, desde aqueles que preferem esportes aquáticos até aqueles que gostam de estar em meio a florestas.

Gostou? Então, veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer as 9 melhores praias na Bahia e continuar se apaixonando pelo nosso estado!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page