top of page
Costa do Dendê: o que não pode ficar de fora do seu roteiro

Postado dia 06/12/22 | 4min. de leitura

Costa do Dendê: o que não pode ficar de fora do seu roteiro

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Se você é um viajante que gosta de aproveitar desde atividades ligadas ao turismo de aventura até aquelas que estão ligadas à observação da biodiversidade ao redor, saiba que um passeio pela Costa do Dendê, na Bahia, pode ser a opção perfeita para você.

A área é composta por 8 municípios, sendo eles: Valença, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. Ao todo, são 115 quilômetros de costa, sendo esta uma das mais bonitas do Brasil.

Por isso, se você está planejando as suas próximas férias, continue conosco e conheça todos os detalhes sobre essa região incrível!

Qual a origem do nome da Costa do Dendê

Primeiramente, antes de falarmos sobre as paisagens da Costa do Dendê e o roteiro que você pode elaborar na região, precisamos explicar resumidamente a origem deste nome. Isso porque, o conhecimento irá lhe fazer entender um pouco sobre um dos costumes bem conhecidos na região.

De forma breve, o nome “Costa do Dendê” foi dado devido às plantações do coqueiro-de-dendê na região. Sabemos que o óleo extraído é um dos grandes ingredientes culinários baianos, sendo esta também uma característica da cultura local.

Onde está localizada a Costa do Dendê

A Costa do Dendê, onde ficam alguns dos pontos mais bonitos do estado, está no baixo sul da Bahia, vai desde a Baía de Camamu até a Foz do Rio Jaguaripe. Para quem vem da capital, Salvador, a região se inicia no município de Valença, sendo que este pode ser o ponto de partida para áreas turísticas muito requisitadas.

De Salvador, é preciso percorrer cerca de 124 km para chegar até o município mencionado acima. Mas, se você quer ir mais longe, até algum dos outros pontos que compõem a Costa do Dendê, como Camamu, por exemplo, é preciso percorrer quase 200 km. Por isso, é importante se planejar para elaborar o melhor roteiro com pontos de desembarque bem definidos.

Quais as características da Costa do Dendê

As características gerais da Costa do Dendê estão bem ligadas à natureza. Basicamente, o turista encontrará praias incríveis, com estrutura ou mais isoladas, ilhas, rios, cachoeiras, manguezais e muitas paisagens históricas.

Dessa forma, como foi mencionado, você terá uma grande variedade de atividades para se divertir na região. Para quem gosta de praia, geralmente as águas da Costa do Dendê são claras e calmas, com formação de recifes que atraem os mergulhadores.

O que fazer na Costa do Dendê

Agora que você já conhece algumas informações gerais sobre a região da Bahia, abaixo você verá alguns destinos que são imperdíveis na hora de definir o que fazer na Costa do Dendê. Leia os tópicos e confira.

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um dos destinos mais conhecidos quando o assunto são boas praias, festas e ótima infraestrutura. Muitas pessoas chegam até lá partindo de Valença, por meio das lanchas rápidas, visto que no local não entram automóveis. Quem vem direto de Salvador costuma utilizar o catamarã.

Além disso, existem outros meios que levam até a área, sendo necessário avaliar qual deles oferece o melhor custo-benefício para seu perfil.

Por lá, existem cinco praias muito agradáveis, sendo as duas primeiras as mais badaladas e estruturadas, enquanto as três últimas, em especial a Quinta Praia, são as mais afastadas e isoladas, perfeitas para pessoas que gostam de apreciar o contato íntimo com a natureza.

Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba é um destino relativamente perto do anterior, sendo possível partir de um para o outro através dos passeios de barco existentes. A região é um pouco mais tranquila do que Morro de São Paulo, mesmo em alta temporada. Isso quer dizer que por lá você encontra praias mais desertas, piscinas naturais, águas cristalinas e muita natureza ao redor.

Também apresenta uma excelente infraestrutura, com hotéis, pousadas, restaurantes e bares para garantir a diversão de todos. Embora seja mais afastada, ainda assim, vale a pena incluir este pedacinho de paraíso no seu roteiro pela Costa do Dendê.

Barra Grande

Barra Grande fica na entrada da Península de Maraú, sendo esta uma pequena vila com infraestrutura completa e simples para acomodar os hóspedes. Para chegar até lá, após entrar na Península de Maraú, que fica a aproximadamente 260 km de Salvador, é preciso percorrer 48 km em uma estrada de terra.

Por ser um local muito afastado, mesmo em alta temporada é possível encontrar toda a paz procurada em um destino paradisíaco.

Por lá existem praias incríveis, sendo muitas delas reconhecidas como as grandes belezas da Bahia, como Taipu de Fora, por exemplo, um local de águas cristalinas, piscinas naturais e coqueiros ao redor.

Camamu

Por fim, vamos falar de Camamu. Embora o município em si não seja tão requisitado quando o assunto são pontos turísticos, é a partir deste ponto em que se chega até às Ilhas da Baía de Camamu, um local com grande diversidade em termos de paisagens naturais.

Entre tantas opções incríveis, o visitante pode ir até a Ilha Grande, uma das mais bem estruturadas da região, ou para a Ilha da Pedra Furada, um ponto de grande interesse devido a sua formação diferenciada.

Independente de qual seja a sua escolha, o fato é que existem passeios incríveis por onde se visita alguns desses locais que foram mencionados, sendo possível escolher até mesmo uma das ilhas para se hospedar.

Planeje a sua viagem para a Costa do Dendê

Agora que você conheceu mais sobre a Costa do Dendê e um bom roteiro para sua viagem, certamente você conseguirá elaborar os passeios de forma mais simples.

É preciso mencionar que cada um dos pontos acima são riquíssimos em termos de atividades turísticas, onde pode-se encontrar ótimas praias e atrações históricas. Por isso, se possível, vale a pena separar ao menos 3 dias para conhecer cada uma das áreas.

Veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer outros 6 destinos incríveis para desbravar o estado da Bahia e se apaixonar ainda mais por ele!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page