top of page
Open Site Navigation

Se você conhece um pouco sobre o estado da Bahia, certamente você já deve saber que a região oferece diversas possibilidades turísticas, principalmente quando se trata da capital. Por lá é possível aproveitar desde passeios históricos, até atividades ligadas ao turismo de aventura, como os ótimos pontos de mergulho em Salvador que abordaremos a seguir.

A prática no local vem se popularizando, seja para as pessoas mais experientes ou para os iniciantes, já que no município existem muitos naufrágios interessantes, além de espécies de corais e animais marinhos. Ficou interessado(a) em conhecer mais detalhes? Continue a leitura e saiba exatamente onde começar a sua aventura nas águas!

Quais são os melhores pontos de mergulho em Salvador

É muito difícil listar as opções dos melhores pontos de mergulho em Salvador, pois existe uma grande variedade destes.

Hoje, vamos focar principalmente nas áreas que são propícias para o mergulho autônomo ou mergulho com cilindro, sendo que algumas delas podem ser utilizadas, inclusive, por pessoas iniciantes. Confira a lista abaixo e anote as dicas!

1. Beirada do Badejo

Fica próximo ao Iate Clube de Salvador, a cerca de 4 km da área central, sendo considerado um ótimo ponto devido ao seu declive submarino.

Essa característica permite que várias espécies possam se abrigar por ali com segurança, como o Badejo-quadrado, por exemplo. A profundidade do mergulho por aqui pode variar entre 10 a 15 metros.

2. Ilha dos Frades

A Ilha dos Frades é considerada por muitos como um local de belezas incrivelmente surpreendentes. Fica a apenas 25 km de Salvador, sendo uma das ilhas pertencentes à Baía de Todos os Santos. Seus 8 km de extensão apresentam águas claras, perfeitas para o mergulho, sendo possível ir até profundidades que variam entre 5 a 15 metros. Por lá, é possível apreciar espécies marinhas, aproveitando as águas calmas da região.

3. Quebramar Norte

A estrutura é formada por blocos de pedra e um paredão de concreto com aproximadamente 1.400 m de comprimento por 6 m de largura. A área submersa varia entre 6 a 8 metros, sendo que o local fica a cerca de 500 metros do Porto de Salvador.

É possível mergulhar e ter uma boa visibilidade em até 10 metros, especialmente na maré baixa. Pode ser um ponto para o mergulho de batismo, desde que as correntezas estejam favoráveis.

4. Quebramar Sul

A profundidade do local varia entre 5 a 12 metros. Faz parte da proteção a acostagem do Porto de Salvador, assim como o Quebramar Norte. No entanto, estamos falando de um molhe de 920 metros de extensão, onde uma extremidade está em terra e outra em mar. No mergulho, é possível avistar muitas espécies de corais e peixes, como Maria Preta e Salema.

5. Falha do Cretino