top of page
Moqueca baiana: saiba mais sobre as variedades dessa delícia

Postado dia 04/12/23 | 5min. de leitura

Moqueca baiana: saiba mais sobre as variedades dessa delícia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A gastronomia baiana é muito especial, da fusão das culturas indígenas, africanas e portuguesa surgiram pratos genuínos tão peculiares que só são encontrados na Bahia, a exemplo da moqueca que utiliza o azeite de dendê como principal ingrediente.

Mas não pense que as moquecas baianas são todas iguais, a uma infinidade de sabores desse prato que está mais para categoria. A começar pela grande diversidade de frutos do mar que são utilizados, a grande variedade de temperos verdes e outros, a densidade da utilização do leite de coco, do azeite de dendê, a utilização de banana da terra, ovo, dentre outras tantas opções.

O certo é que cada cidade, ilha, bairro ou beira de praia tem sua história gastronômica, com peculiaridades maravilhosas no modo de fazer uma moqueca. Listamos algumas opções de moquecas e sugestões de locais onde comer, mas longe de exaurir o tema, que mais daria um livro que um artigo para o nosso Blog.

  • As origens históricas da moqueca

  • Moqueca Baiana X Moqueca Capixaba

  • Variações da moqueca baiana

  • Onde comer as melhores moquecas na Bahia

As origens históricas da moqueca

Argumenta-se muito que os indígenas já preparavam algo semelhante à moqueca antes da chegada dos portugueses, mas sem utilizar o azeite de dendê, tampouco o leite de coco, que só chegaram ao Brasil a partir da colonização portuguesa. Também dizem muito sobre a moqueca ser um prato de origem africana, trazido pelos africanos escravizados para o Brasil no período colonial.

Moqueca Baiana X Moqueca Capixaba

Ocorre culturalmente uma disputa entre os estados da Bahia e do Espírito Santo, sobre a autoria original da verdadeira moqueca. A moqueca capixaba é preparada à base de urucum e preferencialmente com peixes de água doce, já a baiana opta pelos frutos do mar, azeite de dendê e leite de coco.

Entendemos que somos uma sociedade miscigenada, cujas tradições se fundiram constituindo novos conteúdos, a exemplo da capoeira e das religiões de matriz africana, que são genuinamente brasileiras. Com a moqueca ocorre o mesmo, não havendo, portanto, uma única original ou a alguma que seja mais verdadeira que a outra, apenas tradições que ao se mesclarem, geraram produtos distintos.

Muito provavelmente a moqueca capixaba recebeu mais influência indígena, enquanto que na baiana os elementos africanos são mais presentes. E que bom que ambos os estados produzem moquecas diferentes, que diga-se de passagem, são maravilhosas. Além de preservarem sabores genuínos, narram em suas artes culinárias uma parte da história do Brasil.

Variações da Moqueca Baiana

Quando falamos que os baianos utilizam frutos do mar nas moquecas, estamos afirmando que qualquer um deles pode virar uma moqueca, ou alguns misturados, como acontece na famosa “mariscada”, que é uma moqueca composta por diversas espécies de mariscos.

Citamos aqui as moquecas mais famosas da Bahia, mas como já dissemos antes, estamos longe de encerrar o assunto.

Moqueca de camarão

Uma das mais famosas e apreciadas, já que o camarão é um crustáceo muito saboroso e de textura macia e suave. Vale lembrar que existem diversos tipos de camarão, o que naturalmente altera e amplia a gama de sabores desse tipo de moqueca.

Moqueca de peixe

A moqueca de peixe oferece um cardápio ainda mais amplo, já que muitas espécies podem ser escolhidas para o prato: vermelho, budião, robalo, badejo, dourado, cação, garoupa, arraia, etc. Com certeza os sabores mudam muito a cada espécie, portanto, para se tornar um degustador de moquecas de peixe, é preciso experimentar algumas!

Moqueca de siri

Os siris são crustáceos deliciosos, e são catados (separa-se a carne da casca) para a produção da moqueca. Na Bahia, duas espécies são comuns e muito apreciadas, o siri azulão, que vive em estuários e rios, e o siri bóia, típico das praias.

Moqueca de caranguejo

Um dos crustáceos mais famosos do Brasil, o caranguejo vive nos manguezais e o mais comum é ser servido cozido e inteiro, mas também costuma ser catado e utilizado em moquecas, que são deliciosas.

Moqueca de Aratu

O aratu é um crustáceo pequenino se comparado com o caranguejo, também vive nos manguezais e possui coloração avermelhada. Muito saboroso, é catado para a produção de moquecas.

Moqueca de lagosta

Um dos crustáceos mais apreciados no Brasil, a lagosta vai bem em diversos tipos de pratos, inclusive a moqueca. Sua carne possui sabor diferenciado, mas atenção com os valores altos, costumam estar muito acima da tabela dos outros frutos do mar.

Moqueca de polvo

O polvo é um molusco marinho delicioso, mas é preciso saber prepará-lo para que sua carne não fique borrachuda. Os baianos são especialistas no assunto e não faltarão lugares extraordinários para degustar uma boa moqueca de polvo.

Moqueca de banana da terra

Uma moqueca de banana da terra bem madurinha tem seu lugar. Mas ela também é muito utilizada como item adicional em moquecas famosas: moqueca de camarão com banana da terra, moqueca de lagosta com banana da terra, etc. É uma forte herança dos povos tupinambás na moqueca baiana.

Moqueca de ovo

O azeite de dendê é tão especial que os baianos costumam dizer que “tudo vira moqueca, até ovo”. Acredite, a moqueca de ovo é saborosíssima, não deixe de experimentar!

Onde comer as melhores moquecas na Bahia

Escolhemos alguns restaurantes de alguns dos mais bonitos destinos baianos onde se pode comer uma moqueca maravilhosa e outras comidas típicas da Bahia, além de apreciar paisagens belíssimas simultaneamente.

Em Salvador

  • Bar Pedra Furada - Além de servir moquecas incríveis, a vista da Baía de Todos os Santos é deslumbrante. O restaurante está localizado na Pedra Furada, no bairro de Monte Serrat, na Cidade Baixa.

  • Restaurante Boca de Galinha - O restaurante fica no bairro de Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador e possui uma vista fantástica da praia da Ribeira e toda a Península de Itapagipe. Suas moquecas são muito famosas na cidade.

  • Restaurante Yemanjá - Localizado na praia de Armação, uma das mais centrais de Salvador, é uma ótima opção para quem está de passagem e bem pertinho de todos os hotéis da orla.

  • Restaurante Ki-Mukeka - É um dos mais famosos da cidade, e se tornou uma rede espalhada em diversos bairros: Armação, Itapuã, Pituba e Salvador Shopping.

Em Morro de São Paulo

O Morro de São Paulo é um lugar mágico e possui uma variedade incrível de bons restaurantes especializados em moquecas e gastronomia baiana, sendo até difícil escolher alguns. Eles estão espalhados na vila e nas praias, não sendo difícil encontrá-los. Uma coisa é fato, onde você parar comerá muito bem!

Em Garapuá

Trata-se de um vilarejo localizado na Ilha de Tinharé e vizinho do famoso Morro de São Paulo. Um lugarejo bucólico, com uma praia belíssima e alguns restaurantes à beira mar onde fazem moquecas sensacionais. Os restaurantes de Garapuá costumam ser premiados em concursos de panelas de barro nas TVs baianas.

Em Boipeba


A maravilhosa ilha de Boipeba além de linda, é famosa pelos sabores especiais das gastronomia, sendo uma representante legítima da banana da terra nas moquecas.

  • Restaurante Guido da Lagosta - O nome já diz tudo, e não temos dúvida que além de pratos maravilhosos à base de lagosta, as moquecas também são incríveis. O restaurante está à beira mar de uma das praias mais bonitas e preservadas do Brasil!

  • Restaurante Toca do Lobo - Localizado na praia da Boca da Barra, é o maior restaurante de Boipeba e serve uma grande variedade de moquecas maravilhosas.

A gastronomia baiana é exótica, especial e um patrimônio cultural. Tenha certeza que para onde você for, encontrará opções quase que infinitas e muito além das que indicamos aqui.

O Blog da Bahia Terra Turismo

O Blog da Bahia Terra Turismo é especializado em destinos baianos e costuma ser renovado mensalmente com dezenas de artigos como este. São informações preciosas para que você possa organizar sua viagem com muito mais conhecimento, continue conosco!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page