
Postado dia 15/07/24 | 12min. de leitura
Morro de São Paulo - Bahia: guia completo dessa ilha paradisíaca
0 comentário
0 curtida
7321 visualizações
Pense em um destino eclético, que agrada os que buscam farra ou sossego, com lindas paisagens, diversidade de sabores e lazer. Assim é Morro de São Paulo - Bahia.
Um destino paradisíaco e único que tem conquistado cada vez mais turistas brasileiros e de outros cantos do mundo.
Se já está sonhando com essa vila, continue nesse texto, pois vamos te contar tudo o que precisa saber sobre esse famoso povoado baiano, suas atrações e informações para você organizar a sua viagem.
Agora vamos conhecer mais sobre o destino?

Morro de São Paulo - Bahia e o turismo

Morro de São Paulo é um destino de grande importância turística para o estado da Bahia, sendo o terceiro mais procurado do estado, já que fica perto da capital - Salvador.
Dona de uma paisagem exótica maravilhosa, é também uma vila cheia de riqueza histórico-cultural, pois teve destaque na época do Brasil Colônia, devido à sua posição estratégica para a navegação.
Em 2022, teve um crescimento no turismo de 24% e entrou para o mapa do turismo brasileiro neste ano, com classificação A.
Ou seja, faz parte de um seleto grupo de destinos brasileiros que estão na classificação mais alta devido a sua ampla infraestrutura turística com boa gastronomia, festas, variedade em hospedagens, além da sua vocação natural para diversos esportes aquáticos.
Não é à toa que o Morro de São Paulo chama atenção do mundo inteiro.
Morro de São Paulo: onde fica?
Já sabemos que Morro de São Paulo é no estado da Bahia, a 60 km de Salvador pelo mar em linha reta.
Mas talvez o que você não saiba é que essa pequena vila está situada no maior município arquipélago do Brasil, chamado Cairu.
Formado por 36 ilhas, se destacam as maiores que são: Cairu, Tinharé e Boipeba. A famosa vila do Morro de São Paulo faz parte da ilha de Tinharé.
Informações gerais Sobre Morro de São Paulo
O número de habitantes do arquipélago de Cairu é de 18 mil, sendo que 6 mil vivem na Vila de Morro de São Paulo.
Os moradores vivem basicamente de pesca, mariscagem, extrativismo da piaçava, exploração de gás natural, e principalmente do turismo. São conhecidos por serem amistosos e hospitaleiros, razão dos turistas se sentirem à vontade.

O nome de Morro tem um bom motivo, pois é em Tinharé que estão as maiores elevações. Na ilha quase não há estradas, somente caminhos para serem percorridos a pé.
No máximo você verá muitos barcos, algumas jardineiras indo de uma praia a outra, cavalos e os carrinhos de mão, tão famosos que até se tornaram souvenires na vila.
Por isso, se visitar o morro, já prepare o físico e o psicológico para caminhar e pegar algumas subidinhas, caso queira explorar os arredores da vila.
Como é o Clima em Morro de São Paulo?
As temperaturas da região são amenas, combinando perfeitamente com o clima típico baiano, sendo que a média anual fica entre 25°C e 30°C.

Os meses de maio, junho e julho têm temperaturas entre 24 e 25°, sendo que julho costuma ser um mês com grande incidência de chuva.
Entre os meses de dezembro e fevereiro, a concentração de turistas é maior devido aos dias mais ensolarados, bem como às férias escolares e às festas tradicionais.
Caso você queira uma atmosfera mais tranquila, fuja da alta temporada.
Apesar da ilha nunca ficar vazia, você terá mais espaço nas praias e preços mais acessíveis.
Como chegar a Morro de São Paulo?
De fato, ir até a ilha não é uma jornada fácil.
Isto porque carro não é uma opção, lembrando que o povoado está em uma ilha que não possui estradas, além do que veículos não são permitidos além dos oficiais que atendem a comunidade.
Sendo assim, as alternativas mais viáveis são:
Catamarãs

Os catamarãs são conhecidos por serem embarcações mais estáveis e velozes. Eles saem do Terminal Marítimo de Salvador e percorrem um trajeto que leva em média 2h30.
É a opção com o preço mais acessível e por isso o mais utilizado pelos visitantes. Também proporciona ótimo custo benefício em se tratando de uma viagem direta e sem escalas entre Salvador e o Morro de São Paulo.
Táxis Aéreos
Caso você tenha um orçamento maior e queira otimizar a viagem, os táxis aéreos que partem da capital da Bahia são uma ótima opção. O percurso leva apenas 30 minutos até a ilha paradisíaca e além disso, tem a vista incomparável da costa de Salvador e suas proximidades.
Transporte Semi-terrestre
Essa modalidade tem 3 fases. A primeira sai de Salvador de barco até a ilha de Itaparica, numa travessia de 40 minutos.
De Itaparica, você seguirá viagem em uma van ou micro-ônibus até a cidade de Valença, num percurso de 2h.
E por fim, você irá de Valença até Morro de São Paulo de lancha, que leva cerca de 25 minutos para chegar ao destino final.
Ao todo, são cerca de 3 horas de viagem, por terra e mar, sem contar o tempo de espera entre as conexões.
Faça sua reserva de transfer para Morro de São Paulo com a Bahia Terra Turismo.
Taxa de turismo Tupa
Essa é uma taxa única de preservação e uso do patrimônio do arquipélago, pago por todos os visitantes que chegam à ilha.
Pode ser pago logo na entrada da ilha ou pelo aplicativo Cairu TUP. Em janeiro de 2024, a taxa passou a ter o valor de R$ 50,00 por pessoa.
O que fazer em Morro de São Paulo?
Chegou a hora de descobrir o que essa vila tão cobiçada por celebridades e turistas tem de tão especial.
Historicamente falando, Morro de São Paulo possui diversos monumentos, vestígios de um passado imponente que merece ser explorado. Confira:
Monumentos históricos do Morro de São Paulo
Fortaleza Tapirandu
É um complexo militar datado do séc. XVII e que possui uma muralha com 650 metros de extensão que finaliza no Forte São Paulo. Trata-se de um dos monumentos históricos mais imponentes do Brasil. Os fins de tarde por lá são especiais, onde se pode assistir ao espetáculo oferecido pelos golfinhos e, principalmente, o belo pôr do sol da Ilha de Tinharé.
Portaló
Portal antigo de entrada da vila, construído pelos portugueses no séc. XVII e que compõe o complexo militar da Fortaleza Tapirandu. É um dos mais famosos cartões postais do Morro de São Paulo e também da Bahia, e costuma encantar os turistas logo no desembarque.
Igreja de Nossa Senhora da Luz
Foi construída no início do séc. XIX, sendo a segunda versão da Igreja Nossa Senhora da Luz. A primitiva capela era do primeiro quarto do séc. XVII, e dela restam apenas ruínas.
Fonte Grande
Construída a partir de 1746, foi o maior sistema de abastecimento de água potável da Bahia em seu tempo. É constituída por 3 bicas e uma bela arquitetura colonial, em cujo frontispício existe uma placa onde está escrito: "O Ilustre e Honorável André de Melo e Castro, Conde de Galveas Virei e Capitão Geral do Mar e Terra do Estado do Brasil mandou fazer esta fonte em 1746."
Farol do Morro
Sua instalação foi iniciada em 1845 e concluída em 1856. Em 1859 recebeu a visita de D. Pedro II, que o descreveu como de “primeira classe”, em seu diário de viagem. O Farol do Morro possuía grande importância para a navegação das embarcações que adentravam ao Canal de Taperoá em direção à cidade de Valença, onde funcionava a primeira indústria têxtil do Brasil.
As famosas praias de Morro de São Paulo
É interessante notar que na vila tudo acontece de frente para o mar e suas praias nomeadas em números ordinais, são a maior atração.
Além de lindas, oferecem piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos que são verdadeira pérola para os amantes do mergulho livre com snorkel.
São 5 praias para você escolher de acordo com o seu perfil. Veja mais sobre elas:
Primeira praia

Essa é a praia mais frequentada pelos moradores da vila e é onde a maioria dos turistas gostam de se hospedar.
Ela está mais próxima do centro, é a que tem mais ondas no inverno e com uma ótima vista do entardecer, que acontece atrás do morro do farol.
Possui cenário encantador no canto esquerdo, onde o morro de linda falésia e o farol completam o icônico cartão postal.
É na Primeira Praia que os turistas aterrissam na tirolesa, que possui cerca de 340 metros de extensão e 70 metros de altura. Além de lindas pousadas boutiques estilo pé na areia, nela se encontram ótimos restaurantes, além de lojinhas de grifes e artesanatos na rua de dentro.
Segunda praia

Conhecida por ser a que tem mais estrutura, com maior número de hospedagens, restaurantes, bares e muita festa. Lugar ideal para os baladeiros de plantão!
Destaque para a linda Ilha da Saudade, verdadeiro cartão postal do Morro que faz a divisa com a Terceira Praia e para sua grande piscina natural, considerada o melhor lugar para banho e crianças no Morro de São Paulo.
A Segunda Praia também é point de vôlei de praia e possui ótimas barracas que servem drinks especiais e frutos do mar. Vale lembrar que a grande piscina natural que existe nela é possui muitos recifes de corais, sendo excelente para o mergulho com snorkel e para remadas de stand up paddle.
Terceira Praia
Por outro lado, a Terceira Praia possui uma atmosfera que chega a ser um meio termo entre a agitação e a calmaria.
Ela possui uma pequena faixa de areia e é de onde saem os passeios de lancha e outros tipos de embarcações. Nela, você também encontra várias piscinas naturais e paisagens lindíssimas.
Uma ótima opção é praticar esportes a remo por lá, uma maneira de explorar paisagens indescritíveis.
A Terceira Praia é recheada de recifes de corais, sendo também o local onde está a famosa Ilha do Caitá. Ela pode ser acessada em uma curta caminhada a partir da vila do Morro.
Quarta praia

Esta é a mais tranquila, com menos barracas e restaurantes. É também a maior em extensão, com 4 km de faixa litorânea, onde predominam os manguezais, muitos coqueiros e trechos remanescentes de Mata Atlântica.
Oferece uma infinidade de piscinas naturais não exploradas pelo turismo e literalmente virgens! Destaque para o excelente Restaurante Piscinas, que está localizado bem no começo da praia e oferece excelente infraestrutura.
É importante dizer que o Povoado do Zimbo, que no passado ficava distante do Morro de São Paulo, com o crescimento e urbanização do mesmo se tornou um bairro da vila.
Ele fica aproximadamente 500 metros da Quarta Praia, adentrando para o interior da ilha. Seu nome deriva do molusco “zimbo”, que no passado era utilizado como moeda de troca pelos antigos moradores, provavelmente descendentes de congoleses escravizados na ilha, já que essa prática é oriunda do Congo.
O Zimbo se desenvolveu rapidamente com a expansão do turismo a partir dos anos 1980, e a grande maioria dos seus moradores é composta por nativos e funcionários dos estabelecimentos comerciais do Morro.
Quinta praia ou Praia do encanto

Por fim, a Quinta Praia é a mais distante e isolada, sendo quase deserta. Perfeita para quem deseja relaxar e curtir um mar calmo com total sossego.
Os poucos que a frequentam são os hóspedes que optam por ela. Para acessá-la, é necessário pegar uma jardineira (tipo de transporte) ou caminhar toda a extensão das quatro primeiras praias.
A Quinta Praia é linda, um mix de mangues, rio de águas vermelhas e mar calmo, cristalino e com muitas piscinas naturais na maré baixa.
Outras praias próximas
Prainha do Forte: é pequenina e cercada por uma barreira de rochas vulcânicas, onde se forma uma bela piscina natural na maré baixa. É a praia do Forte São Paulo, parte da Fortaleza Tapirandu.
Praia do Porto de Cima: está a caminho da Gamboa e oferece paisagens especiais, com vegetação de Mata Atlântica preservada, mar calmo, verde e cristalino, recifes de corais e muitas piscinas naturais. É considerada um dos melhores lugares para mergulho com snorkel e também para a prática de modalidades a remo.
Os principais passeios do Morro
Volta à Ilha

É um dos passeios mais completos do Morro de São Paulo, que contempla várias paradas em praias paradisíacas, piscinas naturais de águas cristalinas, e restaurantes flutuantes para degustação de drinks e ostras.
O passeio também leva até a histórica cidade de Cairu, com oportunidade de visitar monumentos históricos imponentes como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja e Convento Santo Antônio de Cairu.
Dura aproximadamente 8h e costuma ser realizado em lanchas rápidas.
Passeio Para Garapuá em 4X4
O passeio para Garapuá em 4X4 sai da Segunda Praia de Morro de São Paulo e corta a Ilha de Tinharé por trilhas de areia que levam até Garapuá, uma das mais bonitas praias da Bahia. Ao chegar lá, é imprescindível aproveitar suas impressionantes piscinas naturais na maré baixa, e usufruir também dos excelentes restaurantes de praia.
Passeio para Garapuá em quadriciclo
O passeio para Garapuá em Quadriciclo tem o mesmo formato do passeio 4X4, porém oferece a aventura de pilotar o próprio quadriciclo em expedição guiada.
Passeio para a Gamboa de barco
O passeio para a Gamboa de barco leva os turistas para conhecer o povoado da Gamboa e suas lindas praias em um barco tradicional de madeira. Visita também um grande banco de areia no meio do mar, de onde se vê a Ilha de Tinharé e também a Praia da Ponta do Curral, no continente.
Passeio para Boipeba em 4X4
O passeio para Boipeba em 4X4 corta a Ilha de Tinharé em 4X4 até a Praia de Pontal, onde um barco de madeira atravessa os turistas até a Praia da Boca da Barra, em Boipeba. Uma oportunidade de aproveitar um dia inteiro no paraíso!
Passeio para Boipeba de lancha
O passeio para Boipeba de lancha acontece em embarcação privativa e tem as piscinas naturais de Moreré como primeira parada. Ainda visita as praias de Moreré, Bainema e Cueira, onde os turistas desfrutam de paisagens espetaculares. O passeio também visita os restaurantes flutuantes de Canavieiras, para degustar ostras frescas, gratinadas e drinks especiais à base de frutas tropicais da região.
Trilha para a Fonte do Céu
A Fonte do Céu é uma cachoeirinha de 5 metros de queda, rodeada de Mata Atlântica e onde se pode contemplar a natureza em seu estado quase primitivo. A trilha até ela passa por mirantes espetaculares, que estão localizados no topo das famosas falésias.
Trilha para a Gamboa

Em momentos de maré baixa, essa é uma boa opção para se aventurar em meio a natureza.
A Gamboa também fica na Ilha de Tinharé, é vizinha do Morro de São Paulo e uma caminhada até lá dura aproximadamente 45 minutos, em trilha de nível fácil. O ponto alto do passeio é parar na linda praia onde está um imenso paredão de argila.
O povoado é tranquilo, possui paisagens lindas e restaurantes especiais localizados à beira-mar, onde se pode comer uma bela moqueca ou um peixinho frito especial.
Passeios de quadriciclo para a Ilha de Boipeba
Além de Garapuá, é possível realizar passeio de quadriciclo saindo do Morro de São Paulo para a ilha de Boipeba. O passeio inclui um treinamento rápido de como pilotar o quadriciclo, que pode transportar até 2 pessoas.
No caminho, você encontrará muitos riachos, mata fechada, coqueirais, e terrenos acidentados que aumentam muito a adrenalina. Mas tudo com muita segurança e acompanhado por um guia.
Atividades esportivas
Muitos gostam de unir as lindas paisagens com a prática de algum esporte ou atividade. Dentre os principais esportes do Morro estão:
Capoeira;
Frescobol;
Futebol;
Vôlei;
Futevôlei;
Kite Surf;
Mergulho;
Surf;
Bodyboarding;
Yoga.
Por outro lado, podemos incluir nas atividades de lazer as simples caminhadas ou corrida na beira da praia, cavalgar, o passeio de canoa havaiana e a tirolesa.
Aliás, a tirolesa é a maior do Brasil com término em água, com mais de 50m de altura e 340 metros de percurso.
O mirante do Farol do Morro

Para chegar ao Farol do Morro, você terá que enfrentar uma boa subida por magnífica trilha de Mata Atlântica, que sem dúvida ameniza o esforço tamanha beleza e aromas da mata, além de levar a dois dos mais belos mirantes da Bahia.
Ambos proporcionam vistas incríveis, sendo possível apreciar o belíssimo pôr do sol de um lado, e avistar toda a extensão das praias do outro.
As famosas festas do Morro de São Paulo

Além de todos os passeios, quem curte um agito vai gostar dessa dica. No morro, há programações semanais de festas.
Só para ilustrar, tem o bar Toca do Morcego, que além de um mirante para desfrutar do pôr do sol, sempre tem DJ para agitar o local, além de som ao vivo.
Outra programação noturna e gratuita é o Luau que ocorre na segunda praia todas as segundas-feiras, com direito a drinks e muita música.
Planeje sua viagem para o paraíso de Morro de São Paulo!
Morro de São Paulo - Bahia é um belo destino, não é mesmo? Faça chuva, faça sol, sempre haverá algo para encantar os turistas.
E agora que já sabe as principais informações sobre esse destino, já pode pesquisar a melhor data para planejar a sua viagem com base nas suas preferências.
Afinal, a organização prévia é importante para garantir que o meio de transporte e a hospedagem desejados estarão disponíveis.
Para isso, conte com a Bahia Terra, especializada no turismo baiano, com as melhores opções de serviços e lazer para você!
Aproveite e já compartilhe esse texto com amigos e familiares, para que assim, mais pessoas possam saber o que esperar do Morro de São Paulo!
E continue lendo o nosso blog para mais dicas como essa!