top of page
Gamboa do Morro: charme e tranquilidade na Bahia

Postado dia 20/03/25 | 5min. de leitura

Gamboa do Morro: charme e tranquilidade na Bahia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A Gamboa do Morro é mais uma pérola localizada na Costa do Dendê e muito menos badalada que sua vizinha, Morro de São Paulo. Com boa extensão de praias, mar calmo e cristalino, trechos com vegetação preservada e imponentes falésias, a Gamboa também se destaca nos quesitos gastronomia, hospedagem e belezas naturais.

Confira tudo o que você precisa saber antes de embarcar para este paraíso do Arquipélago Município de Cairu!

Barraca de praia Gamboa Ilha de Tinharé
Barraca de praia na Gamboa do Morro - Ilha de Tinharé

Como chegar a Gamboa do Morro

A Gamboa é vizinha de Morro de São Paulo e ambos os destinos estão na paradisíaca Tinharé, uma das três ilhas habitadas do Arquipélago de Cairu. Para quem vai a Morro de São Paulo via transfer semi-terrestre, no último trecho desse transfer há uma lancha que faz a travessia Atracadouro Bom Jardim/Morro, realizando uma parada na Gamboa antes de chegar ao destino final.

Mas existem muitas outras maneiras para chegar a Morro de São Paulo. E de lá para a Gamboa é bem simples, sendo uma travessia de apenas 10 minutos, realizada em lancha rápida.

O que fazer na Gamboa do Morro: 5 ótimas dicas

Diferentemente do badalado Morro de São Paulo, a Gamboa é um destino pacato e com poucas opções de vida noturna. Mas quanto às belezas naturais, ela não deixa nada a desejar a sua vizinha mais famosa. 

1. As Praias da Gamboa

Vista aérea Praia das Falésias Gamboa do Morro Ilha de Tinharé
Vista aérea da Praia das Falésias na Gamboa - Ilha de Tinharé

São aproximadamente 3 quilômetros de praias paradisíacas, tendo o vilarejo como referência central. A caminho do Morro de São Paulo está o trecho litorâneo mais procurado, onde estão as excelentes barracas de praia. 

Conforto e gastronomia de primeira qualidade fazem delas um verdadeiro point para quem deseja descansar, comer e beber no paraíso.

Caminhando um pouco mais é possível chegar na Praia das Falésias, que costuma deslumbrar quem chega até lá pela primeira vez. 

As imponentes falésias chegam a 60 metros de altura e juntamente com um mar verde-azulado, tornam a paisagem surreal. Mas tenha cuidado e evite ficar transitando embaixo das falésias, pois há risco de desmoronamento, especialmente em dias de vento e chuva fortes.

Seja qual for o ponto do litoral da Gamboa que você parar para tomar um banho e relaxar, é certo que vai se apaixonar, encontrando um dos melhores banhos da Bahia!

2. O povoado da Gamboa

Garoto povoado Gamboa do Morro Ilha de Tinharé
Garoto nativo do povoado da Gamboa do Morro - Ilha de Tinharé

Antes da chegada do turismo a partir dos anos 1980, a Gamboa era mais um povoado de pescadores no Arquipélago de Cairu, isolado em sua condição de subsistência. Mesmo após a transformação econômica gerada pelo desenvolvimento turístico, o povoado ainda guarda características da antiga comunidade, com pessoas fraternas e de boa conversa.

Assim sendo, é sempre muito relevante parar um pouco para conhecer as pessoas nativas, ouvir suas histórias e aprender sobre sua cultura e modo de viver. Afinal de contas, o intercâmbio cultural é sempre um dos pontos mais importantes para qualquer viajante!

3. O Banco de Areia

Ilha de Tinharé vista do banco de areia Gamboa
Ilha de Tinharé vista do banco de areia próximo à Gamboa

Posicionado no meio do Canal de Taperoá, entre a Gamboa e a Praia da Ponta do Curral no continente, está um dos mais bonitos bancos de areia da Bahia. E o grande detalhe: ele é mutante! 

Em determinados períodos, recebe vasta vegetação, chegando a ter árvores e diversas espécies de plantas. Em outras fases, a maré e o vai e vem de areia removem a vegetação, de maneira que o banco de areia fica carequinha.

Pois bem, este banco de areia é uma das atrações para quem está hospedado na Gamboa, mas também para quem está no Morro de São Paulo e realiza o passeio bate-volta de barco para a Gamboa do Morro.

O lugar é exótico e proporciona um visual incrível, com vistas panorâmicas, tanto da Ilha de Tinharé, como de toda a extensão de praias no continente e ao sul da Baía de Todos os Santos, como a Praia do Garcez, o Guaibim e a Ponta do Curral. Se você está na Gamboa, não deixe de ir até lá!

4. A Fonte do Céu

Cachoeira Fonte do Céu Ilha de Tinharé
Banho de lavar a alma na Fonte do Céu - Ilha de Tinharé

A linda e exótica Fonte do Céu é uma cachoeirinha próxima da Gamboa, acessada por uma trilha que mergulha fundo na Mata Atlântica da Ilha de Tinharé. Ela é muito procurada pelos turistas que vão a Morro de São Paulo, mas para quem está na Gamboa, o acesso é muito mais curto.

A cachoeirinha da Fonte do Céu possui 5 metros de queda d’água e oferece um banho de lavar a alma. Passar uma manhã ou uma tarde por lá é revigorante, já que o local possui uma vegetação nativa preservada que impressiona.

Apesar dessa trilha ser acessível, especialmente para quem já possui a experiência de utilizar aplicativos como Wikiloc, AllTrails, eTrilhas, Outdooractive e iTrack Wildlife Lite, uma boa dica é contratar um guia para te levar até lá, já que o nativo sempre agrega muito conhecimento sobre sua cultura e biodiversidade local.

5. O pôr do sol da Gamboa

A posição geográfica de toda a faixa litorânea da Gamboa é perfeita para assistir ao pôr do sol, já que suas praias estão meio que de frente para o oeste. Assim, qualquer programa por lá termina com o colorido deste espetáculo da natureza, que costuma riscar o céu da região com muitas cores, especialmente entre abril e agosto.

Onde se hospedar na Praia da Gamboa - Bahia

pousada mar da gamboa
Pousada Mar da Gamboa - Reprodução / Site Pousada Mar da Gamboa

Outra vantagem de se hospedar na Gamboa é a grande diferença de preços entre suas pousadas e as hospedagens de Morro de São Paulo. Por ser menos badalada, costuma receber muito menos turistas, o que reflete diretamente nas tarifas que costumam ser bem mais baixas.

A Pousada Mar da Gamboa é intimista, charmosa, pé na areia e oferece ótima infraestrutura. Para quem curte acampar, o Camping da Gamboa é um dos melhores da Bahia e possui uma área gramada maravilhosa, além de banheiros masculinos e femininos com ducha quente, cozinha completa e iluminação com pontos de energia.

Bem próxima da Praia das Falésias e em uma região mais deserta, está a Pousada Bora Bora, um excelente lugar para repousar e curtir a natureza.

Onde comer na Gamboa do Morro

A gastronomia é um ponto alto na Gamboa e comer bem por lá é muito fácil. A começar pelas barracas de praia, que oferecem o que há de melhor na culinária baiana e nos temperos e pratos com frutos-do-mar. 

Mas não poderíamos deixar de destacar o Restaurante Fonte do Céu, por estar ao lado da Praia das Falésias em um cenário paradisíaco, mas principalmente pela qualidade e sabores dos seus pratos. O local é um dos mais cobiçados para curtir o pôr do sol na Gamboa.

Há a opção de comer em restaurantes mais populares, de nativos da Gamboa, e que ficam no interior do povoado. A Cabana do Mário proporciona cardápio completo de pratos baianos e frutos-do-mar, o Restaurante Estrela do Mar também é muito famoso pelos pratos e sabores, e o restaurante do Camping da Gamboa também é uma ótima pedida.

Quer saber mais sobre como chegar? Veja nosso guia completo sobre o transfer de catamarã entre Salvador e Morro de São Paulo, uma das melhores opções para acessar a Gamboa do Morro.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page