top of page
Morro do Cristo em Salvador: um ótimo passeio!

Postado dia 04/12/23 | 4min. de leitura

Morro do Cristo em Salvador: um ótimo passeio!

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A capital baiana é um destino plural e por isso é uma das cidades turísticas mais visitadas no Brasil. São 64 km de orla marítima, somando seu mar interno da Baía de Todos os Santos e a orla marítima entre as praias da Barra e Stella Maris, além das lindas ilhas de Maré e Frades, que também fazem parte do seu território.

Salvador é a cidade dos ritmos, da musicalidade, da cultura afro-descendente e da história, já que a cidade inteira é um grande museu arquitetônico colonial. Um lugar assim possui muitas opções do que fazer em se tratando de férias e turismo, e uma delas é visitar o Morro do Cristo na Barra, um recanto da cidade que oferece um pouco de tudo o que Salvador tem.

  • O Morro do Cristo

  • Um pouco da história da Barra

  • Praias da Barra

  • Pôr do sol

  • Como chegar

O Morro do Cristo

O Morro do Cristo é o portal de entrada na Barra para quem trafega no sentido Norte-Sul, ou seja, de Itapuã passando por toda a extensão da orla marítima de Salvador até a Barra. É literalmente um morro, um belo mirante posicionado bem em frente ao mar e que oferece uma das vistas mais bonitas do oceano e do Farol da Barra.

Assim é chamado em função de uma estátua do Cristo que foi instalada em 24 de dezembro de 1920, uma das mais antigas do país. O morro é cercado de coqueiros e todo o seu perímetro é gramado, sendo um ótimo local para fazer piquenique ou ler um bom livro sossegado.

Um pouco da história da Barra

Em 1511, o náufrago Diogo Álvares “o Caramuru” iniciou sua jornada em terras tupinambás, casando-se com Catarina Paraguaçu, a filha de um chefe tupinambá. Escolheram a Ponta do Padrão para viver (atual Farol da Barra) e lá iniciaram uma vila mista de náufragos e degredados europeus com o povo tupinambá. Tudo isso duas décadas antes das Capitanias Hereditárias e mais de trinta anos antes da construção de Salvador em 1549.

As praias da Barra

Toda a extensão das praias da Barra é delimitada por antigas e belas balaustradas instaladas no início do séc. XX. Desenvolvidas por arquitetos italianos, elas são charmosas e dão um ar histórico para este que, como já foi dito, é o bairro mais antigo da cidade.

Praia do Barravento

A partir do Morro do Cristo, a primeira praia da Barra e a maior em extensão é a praia do Barravento. Possui mar agitado com ondas grandes no inverno, mas no verão o mar acalma e se torna um paraíso recheado de piscinas naturais de águas verdes cristalinas.

Possui muitos bares, hotéis e restaurantes em sua orla, além de ser point de gente jovem e bonita que diariamente pratica esportes na orla.

Praia do Farol da Barra

Caminhando por toda a extensão da praia do Barravento e após o Farol da Barra, existe um grande aquário natural repleto de corais e vida marinha, um lugar fascinante para o mergulho.

Descendo pela escada da balaustrada, há uma pequena faixa de areia e pedras muito requisitada para fotos com o belo mar verde cristalino e o Farol da Barra ao fundo, além de ser um dos melhores locais para banho na cidade.

Em 2016, essa praia se tornou o Parque Municipal Marinho da Barra, exatamente entre o Farol da Barra e o Forte Santa Maria.

Praia do Porto da Barra

O Porto da Barra é delimitado por dois lindos e importantes monumentos históricos da cidade, o Forte Santa Maria e o Forte São Diogo. É a praia mais badalada da cidade e sua curta faixa de areia costuma ser tomada de guarda-sóis com gente do mundo inteiro, muitas cores, idiomas e sotaques misturados num mesmo ambiente.

Seu mar calmo e cristalino é convidativo para um banho espetacular, além de excelente para a prática de esportes náuticos. A praia é point de canoas havaianas, stand up paddle, caiaques, mas também de mergulho livre e com cilindro. O local foi inspiração para a criação do Projeto Fundo da Folia, projeto voluntário nascido em 2010 que une mergulho, limpeza do oceano e conservação do mar nas praias da Barra.

Pôr do sol

O pôr do sol no Morro do Cristo é incrível por duas razões: primeiro pelo seu posicionamento geográfico que permite fotos frontais para o espetáculo, segundo pois avista o Forte Santo Antônio e o Farol da Barra iluminados pelo magnífico degradê de cores do entardecer. Nesse momento do dia, o local é um dos paraísos dos fotógrafos e cinegrafistas profissionais, pois rende imagens incríveis!

Vale citar que além do mirante no Morro do Cristo, o próprio Farol da Barra também proporciona um lindo espetáculo no pôr do sol, com o Forte Santa Maria ao fundo e a entrada da linda Baía de Todos os Santos. Citamos os principais mirantes, mas de qualquer lugar da Barra é possível apreciar o entardecer de maneira deslumbrante.

Como chegar

O Morro do Cristo está localizado na Avenida Oceânica, bairro da Barra. A orla marítima de Salvador possui frota de ônibus coletivos que circulam entre Itapuã e a Barra, portanto, essa é uma opção para quem está hospedado em qualquer hotel da orla.

Outra opção é pegar táxi ou carro de aplicativo. A Bahia Terra Turismo oferece o serviço de transfer para toda a Bahia e também em Salvador, sendo uma opção mais segura e confortável de se deslocar na cidade.

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência especialista “em Bahia” e oferecemos serviços de transfers e passeios em todo o estado. Desde 2006 atendemos milhares de turistas anualmente, transportando e levando pessoas a conhecer o que existe de mais bonito dentre os diversos destinos baianos.

Nossa Central de Reservas atende online e está disponível para cotações, dúvidas, realizando vendas dos serviços de transfers e passeios online mesmo, de forma prática e segura.

A Bahia Terra Turismo é uma agência cadastrada no Ministério do Turismo e na ABAV (Associação Brasileira de Viagens).

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page