
Postado dia 16/08/25 | 9min. de leitura
O que fazer em Barra Grande? 11 atividades neste paraíso
0 comentário
0 curtida
1293 visualizações
Este é um dos destinos mais incríveis da Bahia, e se você está se perguntando o que fazer em Barra Grande, vai adorar explorar conosco essa bela região da Costa do Dendê. Parte de um complexo natural composto pela Baía de Camamu apresenta ilhas paradisíacas e quilômetros de praias sensacionais da Península de Maraú.
O destino também possui incríveis lagoas que se enfileiram na costa, com suas águas espelhadas e vegetação intocada. Também conta com belíssimos manguezais e rios como o Carapitangui, que encontra sua foz na Baía de Camamu.
Toda essa região é riquíssima em história e cultura, tendo sido habitada pelos povos tupis quando chegaram os portugueses e sendo a cidade de Camamu uma das primeiras missões fundadas pelos jesuítas nos primórdios do séc. XVI.
Um lugar tão rico precisa ser esmiuçado, é o que faremos neste artigo, confira!
o precisa ser esmiuçado, é o que faremos neste artigo, confira!

O que fazer em Barra Grande
A vila de Barra Grande está situada na contra costa da Península de Maraú e de frente para a Baía de Camamu. É a sede turística da região e possui infraestrutura digna dos maiores polos turísticos do país, com uma grande variedade de hotéis, resorts, pousadas e casas de aluguel para temporada, além de restaurantes especializados em gastronomia nacional e internacional.
A vila também possui mercados, farmácias, posto de saúde, posto policial e tudo o que é necessário para que o turista não precise sair de lá a fim de atender suas necessidades.
Suas praias são acessíveis a pé, a começar pela Praia de Barra Grande ou do Porto, passando pela incrível Ponta do Mutá, que é a extremidade da península, e pelas praias que estão situadas na costa atlântica, Três Coqueiros e Bombaça.
Como já foi dito, as praias são acessíveis a pé e vale muito a pena uma caminhada na maré baixa desde o porto, passando pela Ponta do Mutá, e toda a extensão de praia até a vila de Taipu de Fora. Um litoral dadivoso, repleto de coqueirais belíssimos e cenários magníficos.
Confira agora algumas opções do que fazer em Barra Grande:
1. Realizar passeios pela Baía de Camamu

A terceira maior baía do Brasil é impressionante e guarda tesouros naturais que só podem ser acessados em passeios de lancha ou escuna, portanto, não economize! Ela é composta por ilhas dignas de Polinésia, rios e mangues intocados, e até cachoeira.
Listamos três passeios incríveis para que você possa desbravar os encantos da natureza deste paraíso baiano, são eles:
Passeio de lancha Barra Grande - Ilhas - Cachoeira Tremembé: é o mais completo, visita às ilhas da Pedra Furada, Grande, Pequena, Campinho, Sapinho, Goió, e atravessa estreitos canais de manguezal até a surpreendente cachoeira do Tremembé. O mais impressionante é que a lancha se posiciona tão próxima da cachoeira que os turistas podem tomar banho na proa, um espetáculo! O passeio ainda visita a histórica cidade de Maraú.
Passeio de Lancha Barra Grande - Ilhas Paradisíacas: a diferença deste passeio para o anterior é que ele se concentra nas ilhas, não visitando a cachoeira Tremembé e a cidade de Maraú. É uma opção para quem busca explorar com mais tempo as ilhas da Baía de Camamu.
Passeio de Escuna 5 Ilhas: opção mais econômica e popular, mas não menos atraente. O passeio em escuna é mais lento, interage com um volume maior de pessoas e te levará até as principais ilhas da Baía de Camamu em uma embarcação muito linda, construída nos também históricos estaleiros da região.
2. Caminhar entre as praias de Barra Grande e Taipu de Fora

Saindo da Praia de Barra Grande, mais especificamente do terminal marítimo, a caminhada percorre 9 quilômetros de um dos trechos mais lindos do litoral baiano até as piscinas naturais de Taipu de Fora.
Mas está muito longe de ser uma atividade estafante, já que os cenários que se descortinam no percurso são tão admiráveis que até se esquece a distância e o tempo de caminhada.
Para realizar esse roteiro, lembre-se de sair no horário da meia maré de vazante, para dar tempo de chegar nas piscinas naturais no auge da maré baixa.
O percurso passa pela exótica Ponta do Mutá, que muito se assemelha a praias das ilhas indonésias, pela linda Praia de Três Coqueiros e suas curvas repletas de lindos coqueiros e pela longa praia da Bombaça, que também apresenta piscinas naturais pouco conhecidas.
Pouco antes das piscinas naturais, está o primeiro trecho da Praia de Taipu de Fora onde rolam as ondas que fazem a alegria da galera do surfe, outra das coisas legais para se fazer em Barra Grande.
3. Conhecer as piscinas naturais de Taipu de Fora
Um dos lugares mais espetaculares do Brasil, a grande piscina natural de Taipu de Fora formada bem na beirinha da praia é escandalosamente linda e acessível a pé, diferentemente da maioria das piscinas naturais do Brasil que estão distantes da costa e necessitam de embarcações para serem acessadas.

Esta formosa e grandiosa piscina natural possui águas azul-esverdeadas, incrível visibilidade e é uma das grandes responsáveis pela explosão turística da região, bem como da vila que floresceu no seu entorno.
Por lá você vai encontrar pessoas alugando equipamentos de mergulho livre e serviços de filmagens e fotografias sub. Não economize, é uma oportunidade incrível de ter aquela foto digna de quadro em meio a peixinhos coloridos e águas cristalinas!
Você poderá chegar lá pegando o transporte da jardineira que sai da vila de Barra Grande, de táxi ou caminhando, como descrito no tópico anterior.
4. Passar um dia na Praia da Ponta do Mutá
Ao passar pela Praia da Ponta do Mutá caminhando até Taipu de Fora, com certeza surge uma ideia na mente: é preciso voltar aqui para passar um dia!

O lugar é de rara beleza, com sua vegetação preservada de coqueiros, restinga e resquícios de Mata Atlântica.
A Ponta do Mutá é a extremidade da Península de Maraú e a margem sul da Baía de Camamu. Suas águas são calmas, verdes, transparentes, mornas… e somando-se esses fatores com a vegetação, é ou não é um paraíso?
Destaque para o trecho inicial da praia, onde estão alguns restaurantes estilosos à beira-mar, que oferecem infraestrutura completa para quem deseja usufruir do paraíso com requinte e conforto. Sem dúvida, uma das ótimas atividades para fazer em Barra Grande.
5. Passar um dia na foz do lindo Rio Carapitangui

A foz do lindo Rio Carapitangui está no litoral à esquerda do terminal marítimo situado na praia da vila de Barra Grande. São dois quilômetros até lá, onde se pode desfrutar de um estreito braço de areia que proporciona banhos de um lado e do outro e paisagens inesquecíveis.
O grande diferencial do local são os restaurantes que se situam no meio do braço de areia, que oferecem deck em madeira e muito conforto para apreciar a paisagem e degustar uma boa moqueca praticamente dentro d ‘água. Tal infraestrutura é uma interessantíssima alternativa para quem está viajando com a família e busca o que fazer em Barra Grande.
6. Conhecer as praias do Cassange, Saquaíra e Algodões

A extensa Península de Maraú oferece ainda algumas praias e vilas isoladas entre Taipu de Fora e Itacaré.
São as belas praias do Cassange, Saquaíra e Algodões, acessadas pela BR-030, trecho ainda não asfaltado e que se apresenta na forma de estrada de barro.
A Praia do Cassange é muito linda e selvagem, oferecendo algumas poucas pousadas pé na areia e raros restaurantes, que se dispõem ao longo do litoral de maneira isolada.
Destaque para a imensa Lagoa do Cassange que fica a poucos metros atrás da praia, e dela falaremos mais adiante.
Já a Praia de Saquaíra possui um incipiente e rústico vilarejo, apresenta mar cristalino e uma orla repleta de lindos e grandes coqueiros, valendo a pena uma ida até lá no melhor estilo bate e volta.
Por fim, Algodões possui um povoado mais estruturado, com algumas pousadinhas que já permitem pernoitar com mais comodidade. A praia também é muito conhecida por oferecer lindas piscinas naturais que se formam na maré baixa.
7. Passar um dia entre a Lagoa do Cassange e a Lagoa Azul

A península de Maraú é um lugar realmente abençoado, com praias lindíssimas em sua costa e lençóis freáticos que formam lagoas a 150 metros das praias.
São muitas lagoas, a maioria sequer possui nomes. Destaque para as maiores e mais famosas da região, as lagoas Azul e do Cassange.
Lagoa do Cassange: trata-se de um verdadeiro mundo de água doce. Lá você encontra o lindíssimo Restaurante Lagoa Mar, com mesas e cadeiras dentro e fora da lagoa. Olha, é um dos cenários mais encantadores de toda a região, sem dúvida. O restaurante serve drinks, bebidas geladas, tira gostos e ótimos pratos da gastronomia baiana, sendo um lugar perfeito para passar o dia e curtir o belíssimo pôr do sol, cujo colorido forma um espelho d’água inacreditável.
Mas fique à vontade para conhecer a Lagoa do Cassange ao máximo, sua imensidão instiga uma exploração minuciosa, com certeza você descobrirá ângulos e lugares só seus por lá!
Lagoa Azul: emoldurada por morros, vegetação de restinga e dunas, possui um braço de areia que adentra em suas águas e no pôr do sol forma um espelho d’água incrível. Ela fica bem pertinho do Farol de Taipu de Fora, e você pode subir a pé até lá e curtir todo o visual do mirante.
8. Desfrutar do pôr do sol
Pense num lugar de geografia maravilhosamente posicionada para um dos maiores espetáculos da natureza, o pôr do sol.

Pela sua posição de frente para a Baía de Camamu e com vista para o Oeste, a Praia de Barra Grande é o local mais fácil para curtir e admirar este belo momento da natureza. Da mesma forma, também é possível apreciá-lo da Praia da Ponta do Mutá e da foz do Rio Carapitangui.
Mas existem muitos outros lugares onde você poderá curtir este momento do dia. Outra dica é o pôr do sol nas lagoas, que falo no tópico anterior e proporcionam incríveis espelhos d’água multicoloridos entre tons de amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo etc.
Há ainda as opções de mirantes, a exemplo do Farol de Taipu de Fora. O pôr do sol lá de cima é incrível e oferece vista em 360º de toda a região. Sem dúvida, algo para colocar na lista do que fazer em Barra Grande.
9. Fazer passeios de quadriciclo

Agora que você já conhece os principais lugares da região, saiba que todos os pontos do continente podem ser acessados através de passeios e aluguéis de quadriciclo. A região é bem arenosa e pantanosa, sendo este veículo o que melhor se adequa por lá.
Existem agências especializadas bem no centro da vila de Barra Grande, então é só escolher para onde ir e bom proveito!
Em Barra Grande também há passeios e transporte em jardineiras puxadas por automóveis 4x4. É uma outra maneira de chegar a Taipu de Fora, ou de retornar de lá após uma caminhada a partir de Barra Grande.
10. Fazer o passeio de lancha para a Ilha de Boipeba

Barra Grande é praticamente vizinha de outro paraíso da Costa do Dendê. Falo da paradisíaca Ilha de Boipeba, que está situada a apenas 24 quilômetros de distância ao Norte da Península de Maraú.
O passeio de Barra Grande para Boipeba é uma oportunidade única de diversificar sua viagem, adicionando uma ilha fantástica ao seu roteiro.
O passeio é de lancha e sai do terminal marítimo de Barra Grande e ao chegar em Boipeba, visita a Praia da Boca da Barra, as piscinas naturais e a exótica Praia de Moreré, além da selvagem e paradisíaca Praia da Ponta dos Castelhanos.
Para finalizar o passeio você visita os restaurantes flutuantes de Canavieiras, um pequeno povoado localizado na contracosta da Ilha de Tinharé e especializado no cultivo de ostras frescas.
11. Visitar o centro histórico de Camamu

A maioria dos turistas que chegam à Barra Grande o fazem por Camamu, de onde saem lanchas rápidas que navegam por toda a baía até a paradisíaca vila. Mas o que poucos sabem, é que a cidade de Camamu foi um dos primeiros povoados do Brasil, se constituindo como vila em 1565.
Caminhar pelo centro histórico desta cidade permite um encontro com monumentos muito antigos, como a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, datada do séc. XVII, e a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, do séc. XIX.
Porém, suas ruas revelam muitos outros monumentos, perfilados na forma de casas antiquíssimas, sobrados e casarões coloniais, como o da antiga Prefeitura.
Visto que você chegou até aqui e muito provavelmente curtiu saber sobre o que fazer em Barra Grande, acrescente também ao seu roteiro aproveitar a noite por lá. Barra Grande oferece muitas opções de lazer noturno, que vão desde mergulhos até barzinhos estilosos no melhor estilo pé na areia.
Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com
