
Postado dia 06/12/23 | 4min. de leitura
O que fazer em Jacobina - Bahia?
0 comentário
0 curtida
1459 visualizações
Cidade de grande relevância histórico-cultural e natural, Jacobina está localizada ao norte da Chapada Diamantina, sendo uma região rica em ecoturismo. Em seu entorno guarda lindas cachoeiras, trilhas exóticas preservadas, serras, morros, grutas, cavernas, fontes, lagos e poços.
Mas a região é pouco conhecida do grande turismo, fazendo com que suas belezas naturais estejam praticamente desertas. A cidade possui alguns distritos importantes e que devem ser explorados com carinho, a exemplo de Itaitu, que possui diversas cachoeiras.

Um pouco da história

Também conhecida por “Cidade do Ouro”, as serras da Jacobina estão nos registros dos primeiros sertanistas do Brasil, a exemplo de Tratado Descritivo do Brasil em 1587, escrito por Gabriel Soares de Sousa. Duas expedições desbravaram a região em busca de metais e pedras preciosas, a do próprio Gabriel Soares e a de Belchior Dias Moreia, sendo este último, sobrinho de Diogo Álvares “o Caramuru”.
Supostamente, Moreia teria descoberto ouro e prata na região de Jacobina, mas foi somente a partir da segunda metade do séc. XVII que a mineração na região de fato ocorreu. Ainda neste século, chegaram os jesuítas para fundar um aldeamento, a Missão de São Francisco Xavier, com o objetivo de catequizar os Payayás, seus primeiros habitantes.
Já no séc. XVIII, as famílias das Casas da Ponte e da Torre se espalharam na região fundando currais de gado e recebendo terras em forma de sesmarias.
O que fazer em Jacobina
Trata-se de uma região belíssima e que oferece diversas opções de lazer, tanto para os mais aventureiros, como para os mais sossegados, veja abaixo o que fazer em Jacobina.
Ecoturismo e turismo histórico
Em geral, as cachoeiras de Jacobina são acessadas por lindas trilhas, garantindo um passeio ecoturístico completo, mas a região também contempla ruínas e arquitetura colonial.
Cachoeira Véu de Noiva - Está localizada no distrito de Itaitu e possui 60 metros de queda, sendo uma das mais bonitas da região.

Véu de Noiva: onde a natureza se revela. Reprodução: Albert Aqu - Google Street View. Cachoeira dos Amores - Localizada a 3 km do centro de Jacobina, a cachoeira tem 38 metros de queda e, segundo a lenda, foi o local o casal indígena Jacó e Bina se conheceram e se amaram pela primeira vez, por isso o nome cachoeira dos Amores.

Cachoeira dos Amores: cenário de um amor ancestral. Reprodução: Jarryer JP - Google Street View. Cachoeira da Talhadeira - Mais uma linda cachoeira próxima do distrito de Itaitu.

Talhadeira: beleza escondida em Itaitu. Reprodução: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeira-da-talhadeira-61272748. Trilha dos Payayás - Localizada no município de Saúde, a 44 km de Jacobina, a trilha é de rara beleza. Após aproximadamente 1 hora de caminhada, finaliza numa linda cachoeira com 40 metros de queda e um poço maravilhoso para banho.

Payayás: trilha, cachoeira e um poço inesquecível. Reprodução Jaqueline Pimentel https://www.wikiloc.com/hiking-trails/cachoeira-dos-payayas-129041097/photo-82521954;. Cachoeira do Gelo - Está no município de Mirangaba, a 32 km de Jacobina e o acesso se dá quase inteiro por carro, restando uma curta trilha até ela. Uma das mais bonitas da região.

Cachoeira do Gelo: beleza gelada em Mirangaba. Reprodução: https://www.facebook.com/guialugaresturisticos/posts/cachoeira-do-gelo-sa%C3%BAde-bahttpsguialugaresturisticoscomamerica-latinabrasilbahia/727758714613641/. Ruínas da Igreja de São Miguel das Figuras - De meados do séc. XVIII, a ruína está localizada no alto da Serra das Figuras em Mirangaba, fundada pelo bandeirante e garimpeiro Romão Gramacho, que explorava ouro na região. O local também é um sítio arqueológico, tendo sido encontrada uma urna funerária indígena.

Ruínas de São Miguel: história no alto da serra. Reprodução: Caique Rodrigues - Google Street View. Pico de Jaraguá - É o pico mais alto da cidade, com 1000 metros de altitude e está situado próximo a Itaitu. Do seu topo se contempla uma das mais belas vistas da região, uma panorâmica completa da cidade de Jacobina. A malha de trilhas que o compõe ainda oferece belas cachoeiras como a da Serpente, Esplendor do Sol e Talhadeira.

Pico de Jaraguá: o topo de Jacobina. Reprodução: Fábio Carvalho - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1123387357745769&id=416430355108143&set=a.416846115066567. Vila de Itaitu - Um lugarejo encantador e ponto de partida para diversas aventuras, não deixe de conhecê-lo!

Vila de Itaitu: ponto de partida para grandes experiências. Reprodução: Google Street View. Gruta do Santo Antônio - Fica no município de Taquarendi, a 50 km de Jacobina.

Gruta de Santo Antônio: um lugar de paz e fé. Reprodução: Wagner Lima - Google Street View. Toca dos Ossos - Um pouco mais distante, a 70 km de Jacobina e parte do município de Ourolândia, é uma caverna de relevância nacional. Trata-se de um sítio paleontológico onde foram encontrados ossadas de mamíferos extintos como preguiças gigantes, além de pinturas rupestres e túneis que se estendem por mais de 10 km de galerias. Um lugar belíssimo!

oca dos Ossos: o sertão que guarda segredos do tempo. Reprodução: Ericsson Batista - Google Street View. Poço Verde - Também em Ourolândia, é um poço de água azul-esverdeada e cristalina cercado por um mini-cânion escarpado. Um dos lugares mais bonitos da região e também misterioso. Dizem que sua profundidade jamais foi alcançada pelo homem.

Poço Verde: águas cristalinas e mistério em Ourolândia. Reprodução: Mario Damascena - Google Street View.
Onde se hospedar?
Sugerimos duas opções de locais para se hospedar, a primeira opção é a própria cidade de Jacobina, e a segunda, seu distrito Itaitu.
Em Jacobina

No coração da serra, o Hotel Serra do Ouro te espera. Reprodução: https://serra-do-ouro.bahiatophotels.com/pt/#sc-cluster-gallery-1.
Em Itaitu

Chácara dos Palmares: conforto e natureza em Itaitu. Reprodução: https://chcara-solar-dos-palmares.hotels-brazil.net/pt/.
Como chegar
Como chegar em Jacobina? Não é uma tarefa tão difícil, a cidade está a 339 km de Salvador e pode ser acessada pela rodovia BR-324. Algumas empresas oferecem ônibus de linha intermunicipal, mas não deixe de analisar a possibilidade de contratar um transfer até lá para uma viagem muito mais confortável, ágil e segura.
