
Postado dia 12/10/25 | 2min. de leitura
Parada Gay e Lavagem da Madeleine projetam a Bahia gay-friendly
0 comentário
0 curtida
42 visualizações
A Bahia sempre foi berço de muita diversidade cultural e religiosa. Atualmente, eventos como a Parada Gay e a Lavagem Madeleine projetam a Bahia como referência em inclusão, fortalecendo o turismo no estado ao atrair visitantes de diferentes partes do mundo.
Assim como a Parada Gay demonstra o acolhimento da Bahia, a Lavagem Madeleine é um evento que representa o estado e sua riquíssima cultura na Europa, criando muito interesse naqueles que não conhecem o estado.
A seguir, falamos sobre esses eventos e como eles impactam o turismo internacional.

Parada Gay LGBT+ da Bahia
No dia 14 de setembro, Salvador recebeu a 22° edição da Parada do Orgulho LGBT+, uma das maiores festas inclusivas do Nordeste. A orla da Barra ganhou trilha sonora e ficou repleta de cores e alegria, com muitos baianos e visitantes reunidos para celebrar a diversidade.
O evento foi promovido pelo Grupo Gay da Bahia (CGB) com o tema “Envelhecer sem vergonha. Com orgulho”.
Na Parada, aconteceram também discursos em defesa dos direitos humanos, apresentações artísticas e bastante engajamento social. O evento atraiu jornalistas internacionais convidados para uma press trip, com experiências culturais e visitas a pontos turísticos.
Lavagem da Madeleine
Enquanto a Parada Gay acontecia em Salvador, Paris recebia outra celebração tipicamente baiana.
A Lavagem da Madeleine é inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim e reuniu mais de 60 mil pessoas na capital francesa. Franceses, brasileiros e turistas de outros países acompanharam o cortejo que saiu da Praça da República até a Igreja de Madeleine, enquanto o Olodum, Armandinho Macêdo e Jau tocavam ao fundo.
O ritual foi conduzido pelo babalorixá Pai Pote juntamente com um padre francês, simbolizando a união de crenças distintas. Depois, baianas típicas lavaram as escadarias com água de cheiro, reproduzindo um dos ritos mais marcantes da cultura baiana.
Essa celebração ainda fortalece o afro-turismo e o aumento das frequências do voo direto da Air France entre Paris e Salvador deve aumentar ainda mais o fluxo de visitantes europeus na Bahia.
Turismo inclusivo em destaque internacional
A importância da Bahia como destino gay-friendly não acontece somente devido às festas populares.
Em São Paulo, a Setur-BA participou da 9° Conferência Internacional da Diversidade, que reuniu representantes do turismo e da cultura de vários países. O estado apresentou as 13 zonas turísticas, demonstrando sua infraestrutura, ações de inclusão e atrativos.
Especialistas falaram sobre como os investimentos do governo baiano em apoio a eventos inclusivos, estruturação de roteiros e qualificação têm dado destaque ao estado no Brasil e no exterior. Também foi destacado o papel essencial que a Bahia tem no fortalecimento do turismo inclusivo.
A Parada Gay e a Lavagem da Madeleine projetam a Bahia no cenário global da diversidade e inclusão, o que fortalece ainda mais o turismo na região, que tem ainda mais para oferecer. Agora que sabe o quão acolhedor é esse estado, confira os melhores lugares da Bahia para visitar, que inclui Salvador e ilhas próximas!
