top of page
10 zonas turísticas da Bahia para você conhecer

Postado dia 04/08/25 | 13min. de leitura

10 zonas turísticas da Bahia para você conhecer

0 comentário

0 curtida

1251 visualizações

A Bahia é um dos estados mais incríveis do Brasil e não à toa, é o sonho de férias de quase 100% da população brasileira. Não é coincidência ser conhecida como “boa terra”, já que todas as zonas turísticas da Bahia oferecem lugares magníficos e excelentes opções de passeios

Para facilitar o entendimento, as regiões da Bahia foram classificadas pela Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR), que dividiu a geografia do Estado em 13 partes.

morro de sao paulo costa do dende
Os encantos do Morro de São Paulo na Costa do Dendê

Destacamos aqui apenas as 10 principais regiões turísticas da Bahia, as que mais nos encantam pela grande variedade de destinos maravilhosos que dispõem.

  1. Costa dos Coqueiros

  2. Baía de Todos os Santos

  3. Costa do Dendê

  4. Costa do Cacau

  5. Costa do Descobrimento

  6. Costa das Baleias

  7. Chapada Diamantina

  8. Lagos e Cânions do São Francisco

  9. Vale do São Francisco

  10. Caminhos do Sertão

1. Costa dos Coqueiros, zona turística com ótimas praias e infraestrutura

mergulho piscinas naturais praia do forte
Mergulho com snorkel nas piscinas naturais da Praia do Forte - Costa dos Coqueiros

Com 193 quilômetros de extensão, a Costa dos Coqueiros é o litoral norte da Bahia, entre a capital baiana e o estado de Sergipe. 

Trata-se de uma zona turística belíssima de Mata Atlântica preservada, densos coqueirais, dunas de areia branca, lagoas de água cristalina, restinga, piscinas naturais e algumas das praias mais bonitas do Estado, a exemplo da Praia do Forte.

A Costa dos Coqueiros oferece ao turista um mundo de possibilidades, muitas delas ainda intocadas, como as praias de Diogo e Massarandupió. Outros trechos magnetizam pela excelente estrutura hoteleira, como a Costa do Sauípe e os lindos resorts das praias do Forte, Imbassaí e Guarajuba. 

praia de santo antonio bahia
O belo coqueiral da Praia de Santo Antônio - Costa dos Coqueiros

Portanto, é uma zona turística que oferece muitas opções de lazer e passeios super procurados pelos turistas que visitam Salvador, como o famoso tour bate e volta entre Salvador e a Praia do Forte.

Como chegar à Costa dos Coqueiros

A Costa dos Coqueiros pode ser facilmente acessada com agilidade e segurança, como no transfer para a Praia do Forte. Seja qual for seu destino na Costa dos Coqueiros, é possível contratar transfers que te levem a todos eles.

2. Baía de Todos os Santos, a zona turística da Bahia que inclui a capital

coroa do lima baia de todos os santos
Quantas cores no mar da Coroa do Limo na Ilha de Itaparica - Baía de Todos os Santos

A maior e mais bela dentre as baías do Brasil, a Baía de Todos os Santos foi assim chamada por Gonçalo Coelho em 01 de novembro de 1501, quando a nau portuguesa por ele capitaneada singrou suas águas verdejantes pela primeira vez. 

Era dia de Todos os Santos e como no costume português, assim foi rebatizada, já que os tupinambás a chamavam por Kirimurê, “grande mar interior” na língua tupi.

Com aproximadamente 1.233 quilômetros quadrados, a grande baía é um mundo de águas cristalinas, repleto de ilhas paradisíacas e muita história. Nela se encontram monumentos históricos extraordinários, na forma de igrejas seculares, casarões coloniais e ruínas de antigos engenhos de açúcar, que remontam aos primórdios da colônia portuguesa no Brasil.

ilha dos frades baia de todos os santos
Praia paradisíaca na Ilha dos Frades - Baía de Todos os Santos

A presença marcante de comunidades pesqueiras e quilombolas engrandece ainda mais a região, com as mesmas preservando costumes e tradições ancestrais indígenas, portuguesas e africanas, o tripé da sua formação cultural.

Destaque para as maravilhosas ilhas de Itaparica, Maré e Frades, além do misterioso Rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina e encontra sua foz nas águas da grande baía. 

Ele que foi a estrada marítima dos antigos saveiros, por onde se transportou grande parte da riqueza do Brasil colonial: açúcar, tabaco, farinha, carne, dentre outros mantimentos de primeira necessidade, além de pessoas que circulavam entre Salvador e o Recôncavo Baiano.

saveiro navegando
Saveiro singrando as águas da Baía de Todos os Santos

É claro que não poderíamos deixar de falar de Salvador, a primeira capital do Brasil, que está inserida nessa zona turística da Bahia e cujas histórias se fundem como uma única.

Como chegar à Bahia de Todos os Santos

O acesso à Baía de Todos os Santos se dá mais facilmente pela capital baiana, Salvador, e seu aeroporto é o portal de entrada de aproximadamente 1,7 milhão de turistas anualmente.

3. Costa do Dendê, um dos destinos turísticos favoritos da Bahia

A Costa do Dendê, a queridinha do litoral baiano, é um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro. E não é para menos, já que ilhas como Tinharé (Morro de São Paulo) e Boipeba estão no seu mapa. Sem contar Barra Grande, outro paraíso maravilhoso localizado entre a incrível Baía de Camamu e a Península de Maraú.

praia de garapua ilha de tinhare
Praia de Garapuá na Ilha de Tinharé - Costa do Dendê

Ou seja, para onde você for na Costa do Dendê, pode esperar por quilômetros de praias desertas, pequenos vilarejos charmosos, praias recheadas de piscinas naturais cristalinas e cenários dignos da polinésia.

Quanto à arquitetura típica das pousadas praianas da região, é o que há de mais lindo e charmoso. Literalmente, são os melhores destinos da Bahia para lua de mel e casais apaixonados. 

Os destinos da Costa do Dendê também oferecem passeios incríveis, principalmente os de lancha, a exemplo do que dá a volta na ilha de Tinharé (Morro de São Paulo) e a volta na ilha de Boipeba

Como chegar à Costa do Dendê

A seguir, veja como chegar nos principais destinos da Costa do Dendê, uma das zonas turísticas favoritas da Bahia.

Como chegar a Morro de São Paulo

fortaleza do tapirandu
Fortaleza Tapirandu e farol no Morro de São Paulo - Costa do Dendê

São variadas as formas de chegar a Morro de São Paulo na Ilha de Tinharé, e todas elas a partir de Salvador. O transfer de avião para Morro é uma excelente opção de viagem com direito a paisagens aéreas espetaculares. O transfer em helicóptero também oferece uma vista aérea de tirar o fôlego. 

Outra alternativa é o catamarã que vai para Morro de São Paulo, proporcionando uma viagem 100% marítima. Ainda tem a possibilidade de contratar o transfer semi-terrestre para Morro de São Paulo, que realiza uma série de baldeações terrestres e aquáticas.

Como chegar à Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba também é acessada a partir de Salvador por meio de variados transfers.

Rio Oriribe na Praia da Cueira
Rio Oriribe na Praia da Cueira em Boipeba - Costa do Dendê

Uma opção pode ser ir de avião para Boipeba, em uma viagem que permite contemplar o mar cristalino da ilha. Também é possível ir de helicóptero para Boipeba, uma outra modalidade aérea que proporciona fotografias espetaculares.

O transfer catamarã + 4X4 via Morro de São Paulo possui ótimo custo benefício, além de possibilitar ao turista conhecer o Morro de São Paulo no caminho. E mais, ainda proporciona uma super aventura em 4X4 pelas trilhas de areia da Ilha de Tinharé.

Agora, aos que buscam comodidade com custo benefício, a modalidade de transfer mais vendida para Boipeba é o semi-terrestre, cujo receptivo já recebe os turistas no Aeroporto de Salvador. É de lá que sai um automóvel climatizado para uma viagem até o Atracadouro Graciosa, de onde parte uma lancha rápida até Boipeba.

Como chegar a Barra Grande

Barra Grande
Paisagem espetacular em Barra Grande - Costa do Dendê

 Barra Grande pode ser acessada por meio da cidade de Ilhéus, com transfer semi-terrestre saindo direto do aeroporto com destino a Barra Grande

Caso queira chegar por Salvador, as opções aumentam significativamente, com transfers de avião para Barra Grande, que podem ser realizados na modalidade privativa e coletiva.

Também pode ser feita a viagem de helicóptero para Barra Grande, além do transfer semi-terrestre que pode sair para Barra Grande diretamente do aeroporto de Salvador.

4. Costa do Cacau, ecoturismo e cultura

A menina dos olhos de ouro da Costa do Cacau é, sem dúvidas, a linda cidade de Itacaré. Suas prainhas intocadas e cercadas de morros de Mata Atlântica proporcionam trilhas e mirantes espetaculares. As ondas fortes e tubulares de Itacaré são o paraíso dos surfistas, que costumam chamá-la de Havaí Baiano.

itacare na costa do cacau
Vegetação preservada em Itacaré - Costa do Cacau

Mas não apenas de surf vive Itacaré, o Rio de Contas encontra sua foz por lá, sendo cenário perfeito para a prática de diversas modalidades a remo.

Outro destino incrível na Costa do Cacau é a histórica cidade de Ilhéus, cuja atmosfera ainda recorda os tempos áureos dos barões do cacau. Toda uma riqueza que proporcionou grandes obras arquitetônicas como a Catedral de São Sebastião e diversos edifícios históricos de rara beleza. 

A cidade também dispõe de praias lindas e uma infinidade de opções de passeios exóticos como o que leva até a mística Lagoa Encantada e suas lindas cachoeiras.

centro historico canavieiras
Casarões coloniais no centro histórico de Canavieiras - Costa do Cacau

Não podemos deixar de citar as também históricas cidades de Canavieiras e Belmonte, que juntamente com Ilhéus, formaram o cinturão do cacau na Bahia.

Juntas, obtiveram grande prosperidade econômica no séc. XIX e início do séc. XX. Vale destacar também as belezas do Rio Jequitinhonha em Belmonte, que proporciona passeios de barco sensacionais.

Como chegar à Costa do Cacau

A cidade de Itacaré pode ser acessada por Ilhéus, com um transfer direto pela BA-001. Outra opção é através do transfer de Salvador para Itacaré via BR-101.

Já para Belmonte, a melhor logística é voando até o Aeroporto de Porto Seguro e contratando um transfer direto para lá.

5. Costa do Descobrimento, uma zona turística cheia de riquezas

piscina natural recife de fora porto seguro
Turista encantada - piscina natural do recife de Fora em Porto Seguro - Costa do Descobrimento

A zona turística da Bahia que engloba a Costa do Descobrimento é uma das mais ricas em destinos e paisagens.

A própria cidade de Porto Seguro, que por si só já proporciona uma viagem fantástica, possui como distritos: Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva, dá para imaginar? 

Sem contar que a cidade também possui o Parque Marinho do Recife de Fora, acessível por um passeio de barco. O auge da experiência é mergulhar em sua incrível piscina natural, onde se pode admirar, bem de pertinho, uma infinidade de espécies de peixes e até tartarugas.

Mas não podemos esquecer da sua vizinha Santa Cruz Cabrália, que além de oferecer uma costa repleta de praias paradisíacas, proporciona um centro histórico belíssimo localizado no alto de um morro, de onde se tem vista panorâmica do rio João de Tiba. 

quadrado de trancoso a noite iluminado
Noite iluminada no Quadrado em Trancoso - Costa do Descobrimento

Cabrália ainda possui grande riqueza cultural, com a presença da Aldeia Pataxó da Coroa Vermelha, que está situada na praia onde o Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa do Brasil.

Como chegar à Costa do Descobrimento

Porto Seguro é a porta de entrada para a Costa do Descobrimento e seu aeroporto recebe voos de diversas capitais do país. 

Todos os outros destinos dessa linda região podem ser acessados a partir de Porto Seguro e através da contratação de transfers, ou mesmo por meio de passeios lindíssimos no melhor estilo bate e volta.

6. Costa das Baleias, biodiversidade e ecoturismo

Parque Nacional Marinhos dos Abrolhos
Baleia Jubarte no Parque Nacional Marinhos dos Abrolhos - Costa das Baleias

Bem que os 84 km de praias da cidade de Prado poderiam fazer parte da Costa do Descobrimento, já que este destino foi o primeiro local de parada dos portugueses em abril de 1500, antes mesmo de desembarcarem em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

Mas por decisão da SETUR, o destino passou a integrar a Costa das Baleias, reforçando seu vínculo com o turismo ecológico e o avistamento desses gigantes do mar.

Lugares como Corumbau, Cumuruxatiba e praias como Japara Grande e Ponta do Moreira se destacam por diversificadas paisagens, que contemplam piscinas naturais de águas cristalinas, inacreditáveis fozes de rios e falésias para lá de exóticas. Além disso, vale lembrar que toda essa região é passagem de baleias jubarte no período da sua reprodução.

E não existe pensar em baleias jubarte sem associá-las à Abrolhos. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é um dos destinos mais incríveis do país!

aves na ilha de santa barbara abrolhos
Atobá posando para foto na Ilha Santa Bárbara - Abrolhos - Costa das Baleias

Além de oportunizar o avistamento desses mamíferos gigantescos, também proporciona uma riqueza de paisagens de tirar o fôlego. 

E o que dizer da sua biodiversidade marinha? Só que o local é considerado a capital do mergulho do Brasil e isso se dá pela excelente visibilidade das águas azuis e também pelo colorido mundo subaquático que apresenta. Mergulhar em Abrolhos é quase uma obrigação, tamanha a magnitude e dimensão da oportunidade.

O arquipélago possui 5 ilhas, que são cercadas por um mar tão azul que por vezes chega a ofuscar a vista. Elas são redutos de espécies exóticas de aves, como os atobás e as fragatas, que voam em grande quantidade e costumam mergulhar fundo no mar para retirar seu alimento.

Como chegar à Costa das Baleias

arquipelago de Abrolhos
O lindíssimo arquipélago de Abrolhos - Costa das Baleias

A histórica e linda cidade de Caravelas é o ponto de partida para Abrolhos. É de lá que saem os passeios em catamarã bate e volta em direção a Abrolhos, ideal para aqueles que dispõem de menos tempo ou não estão podendo realizar um investimento maior. 

Do mesmo cais de Caravelas também saem passeios embarcados de um ou mais pernoites, que são verdadeiras imersões no universo náutico e que permitem experiências únicas!

O mergulho de batismo pode ser realizado em ambas as oportunidades, já os pacotes para mergulhadores credenciados e os cursos de mergulho só acontecem nos passeios de um ou mais pernoites.

Há também passeios para avistamento de baleias, que costumam sair entre junho e novembro, período em que as jubarte se aproximam das águas quentes de Abrolhos para reprodução. Um verdadeiro espetáculo nunca esquecido por quem o vivencia.

7. Lagos e Cânions do São Francisco, uma zona turística com paisagens diferenciadas

Ponte Metálica Dom Pedro II Paulo Afonso
Ponte Metálica D. Pedro II, sobre os cânions de Paulo Afonso

Trata-se de um trecho do formidável rio São Francisco que abrange Bahia, Sergipe e Alagoas, oferecendo 65 quilômetros de cânions alagados onde o turismo está na mais alta evidência. 

A construção das barragens e usinas hidrelétricas de Paulo Afonso e Xingó fez com que este trecho de cânions fosse inundado, elevando o nível do rio em até 170 metros. Tal transformação trouxe a possibilidade de navegação e com ela, o turismo. 

O trecho de 65 quilômetros é dividido em duas partes, iniciando nos Cânions de Paulo Afonso (BA), que possui os cânions mais altos, e se estendendo até os Cânions do Xingó, que abrange as cidades de Canindé de São Francisco (SE) e Piranhas (AL). 

Vista aérea dos Cânions do Xingó
Vista aérea dos Cânions do Xingó

Sobre a última parte do trecho, mesmo não compondo a zona turística da Bahia aqui descrita, vale citar a grande variedade de roteiros turísticos que levam a lugares de rara beleza e rica história do cangaço.

Sobre Paulo Afonso, o destino oferece passeio de catamarã, onde se pode admirar os paredões mais altos de toda a extensão de cânions e a Ponte Metálica Dom Pedro II, além de uma parada especial em um ótimo restaurante com prainha privativa para banho. 

Há também o imperdível passeio guiado pela Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, um tour fantástico que abrange mirantes espetaculares e toda a história da construção dessa obra faraônica da engenharia nacional.

Como chegar aos Lagos e Cânions do São Francisco

A cidade de Paulo Afonso está a 462 quilômetros de Salvador e apesar de possuir um aeroporto, o mesmo não está operando voos comerciais atualmente. Assim sendo, a melhor alternativa é contratar um transfer para uma viagem mais rápida, mais segura e muito mais confortável.

8. Vale do São Francisco, natureza, cultura e vinhos

Juazeiro Bahia
Vista aérea de Juazeiro à noite - Reprodução / Instagram @juazeiro_

Na Bahia, o Vale do São Francisco abrange vários municípios, iniciando no Lago de Sobradinho, passando por Paulo Afonso e se estendendo até a divisa com Sergipe e Alagoas. 

Como a região de Paulo Afonso foi contemplada na zona dos Lagos e Cânions do São Francisco, o Vale do São Francisco como zona turística da SETUR passou a corresponder apenas o trecho entre o Lago de Sobradinho e Juazeiro.

A construção da Barragem de Sobradinho modificou a paisagem da região, fazendo surgir o maior lago artificial da América Latina. Ele abrange as cidades de Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Casa Nova e Sobradinho, todas elas fazendo divisa com o incrível Parque Nacional do Boqueirão da Onça.

A região ainda revela paraísos como as Dunas de Casa Nova e diversas vinícolas que proporcionam passeios inesquecíveis para quem curte o enoturismo.

Como chegar ao Vale do São Francisco

A cidade base para quem deseja conhecer o trecho baiano do Vale do São Francisco é Juazeiro. O município está a 502 quilômetros de Salvador e para quem deseja ir de avião, é preciso voar até Petrolina (PE), a cidade vizinha que está do outro lado da ponte que atravessa o Velho Chico. 

A distância pode ser percorrida de ônibus, mas é preciso estar preparado para uma viagem de aproximadamente 10 horas. Contratar um transfer é uma ótima pedida, com o tempo de viagem caindo para aproximadamente 07h 30min e os automóveis oferecendo muito mais conforto. 

9. Caminhos do Sertão, zona turística de cidades históricas baianas

A região que abrange a zona turística dos Caminhos do Sertão é composta por cidades históricas como Canudos, Uauá, Monte Santo, Euclides da Cunha, Tucano, Serrinha, Feira de Santana e outras. 

Parque Estadual de Canudos
Entrada do Parque Estadual de Canudos

O grande destaque dessa região é realmente a cidade de Canudos.

Mas não somente pela rica história que envolve a Guerra de Canudos ensinada em todas as escolas brasileiras, mas também pelas belezas naturais que envolvem a cidade, destacando o extraordinário Raso da Catarina.

Certamente, a zona dos Caminhos do Sertão é poderosa se tratando de história e cultura, proporcionando o que há de melhor no turismo comunitário e oportunizando aos visitantes experiências incríveis.

Como chegar aos Caminhos do Sertão

Uma boa pedida é iniciar por Canudos, que está a 405 quilômetros de Salvador.

É possível ir de ônibus intermunicipal, cujo trajeto dura aproximadamente 08h. Contratar um transfer para ir até lá é sempre uma opção bem mais confortável, além de diminuir o tempo de viagem para cerca de 06h.

10. Chapada Diamantina, a zona turística para os amantes de aventuras

lencois chapada diamantina
Cenário de novela da cidade de Lençóis - Chapada Diamantina

O nome dessa zona turística da Bahia deriva da grande exploração de diamantes ocorrida no séc. XIX e a região é subdividida por 24 municípios.

Dentre eles, Lençóis, Andaraí, Mucugê, Ibicoara, Palmeiras, Itaetê e Iramaia, as cidades que compõem o incrível Parque Nacional da Chapada Diamantina.

A Chapada Diamantina é o paraíso do ecoturismo brasileiro e além de cidades coloniais belíssimas, cujos conjuntos arquitetônicos são tombados pelo IPHAN, oferece uma infinidade de cachoeiras gigantescas, cânions selvagens, serras, morros e mirantes escandalosamente lindos, dentre tantas outras atrações.

cachoeira da encantada itaete
Cachoeira da Encantada em Itaetê - Chapada Diamantina

Conhecer essa incrível zona turística baiana requer disposição para aproveitar suas trilhas fantásticas. Muitas delas mergulham no interior de uma região somente explorada por antigos garimpeiros e pelos atuais turistas aventureiros. 

Um turismo que busca paisagens extraordinárias e vivências íntimas com o meio ambiente, como tudo o que é proporcionado no trekking de 03 dias pelo Vale do Pati, um dos mais procurados do mundo.

Como chegar à Chapada Diamantina

vale do pati
Bahia Terra Turismo produzindo imagens no Vale do Pati - Chapada Diamantina

Conhecida como a capital da Chapada Diamantina, Lençóis é a sua porta de entrada, além da cidade com melhor infraestrutura de toda a região. A maneira mais fácil e confortável de chegar até lá é contratando um transfer para Lençóis, cujo receptivo já estará lhe esperando no desembarque do Aeroporto de Salvador.


Conheça as 10 zonas turísticas da Bahia com a Bahia Terra Turismo

Seja qual for seu destino dentre tantas opções que sugerimos neste post, conte com os transfers da Bahia Terra Turismo, uma agência especialista em todas as zonas turísticas da Bahia. 

Fale agora com a nossa equipe pelo WhatsApp da nossa Central de Reservas e contrate seus transfers online mesmo, de maneira prática, ágil e segura!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page