top of page
Vale do Rio São Francisco: 6 destinos encantadores

Postado dia 30/09/23 | 5min. de leitura

Vale do Rio São Francisco: 6 destinos encantadores

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Vale do rio São Francisco é um oásis em meio ao sertão, com seu grande volume d’água, águas verdes cristalinas e lindos cânions, o Velho Chico corta a caatinga de uma das regiões mais secas do nordeste brasileiro.


Um dos rios mais importantes do Brasil e da América do Sul, possui duas nascentes: a geográfica no município mineiro de Medeiros, e a histórica, no município de São Roque de Minas, que faz parte do Parque Nacional da Serra da Canastra.


Seu longo trajeto atravessa 5 estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, fazendo fronteira natural entre a Bahia e Pernambuco, a exemplo Juazeiro e Petrolina, e entre Alagoas e Sergipe, a exemplo das cidades de Piranhas e Canindé de São Francisco.


Quando medido a partir da nascente histórica, seu comprimento até a foz é de 2.814 km, mas alcança 2.863 km quando calculado a partir da nascente geográfica. Assista um vídeo sobre a nascente do rio São Francisco clicando aqui!


O trecho nordestino é um dos mais bonitos do seu percurso e tem no estado da Bahia seu epicentro. São diversas cidades banhadas pelo rio que oferecem grande diversidade de atrativos naturais e turísticos, vamos conhecê-los?


Algumas cidades do Vale do Rio São Francisco

  1. Bom Jesus da Lapa

  2. Sento Sé e o Parque Nacional Boqueirão da Onça

  3. Sobradinho

  4. Juazeiro

  5. Paulo Afonso

  6. Cânion do Xingó

1 - Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa está localizada a oeste do estado da Bahia e na região do Médio São Francisco. Trata-se de uma cidade de grande importância histórica e religiosa, sendo também conhecida como a “cidade dos romeiros”. Possui monumentos históricos incríveis, como o Santuário do Bom Jesus da Lapa, que abriga uma antiga igreja arquitetada dentro de uma das muitas grutas que existem por lá.

Clique aqui para saber mais sobre Bom Jesus da Lapa. Assista ao vídeo documental sobre a origem da cidade.

2 - Sento Sé e o Parque Nacional Boqueirão da Onça

A antiga cidade de Sento Sé foi fundada em 1832, mas precisou ser inundada com a construção da barragem de Sobradinho, o que motivou a mudança de endereço em 1976. A nova Sento Sé está às margens do Lago de Sobradinho e possui pouco mais de 40 mil habitantes, mas um grande território que ocupa a terceira maior área dentre os municípios baianos.

Além de lindas paisagens da cidade, parte do Parque Nacional do Boqueirão da Onça se encontra em seu território, e oferece um dos últimos redutos de conservação do bioma caatinga do Brasil.

Uma outra opção maravilhosa de passeio é atravessar o rio São Francisco de balsa e conhecer as cidades vizinhas de Remanso e Casa Nova, e retornar a Sento Sé por Sobradinho. Não deixe de conhecer as Dunas do Velho Chico próximas de Casa Nova, com paisagens exóticas e estonteantes.

Como chegar

A cidade de Sento Sé é quase que isolada e só possui uma única via de acesso terrestre, que fica a 149 km de distância de Sobradinho pela BA-210. Importante saber que existe um trecho de 50 km em estrada de terra entre Pirração e Sento Sé, uma das razões da dificuldade de integração com as cidades vizinhas.

Outra opção é chegar pela margem oposta do rio São Francisco através da cidade de Remanso. A travessia deverá ser feita de balsa (carros) ou em barco de passageiros.

3 - Sobradinho

Foi idealizada inicialmente para servir de acampamento aos trabalhadores que construíram a barragem, porém muitas famílias a adotaram como moradia posteriormente, transformando o pequeno povoado em município ao longo do tempo.

A Barragem do Sobradinho é uma das obras mais incríveis da engenharia brasileira e forma o maior lago artificial do mundo em espelho d’água, com 4,2 mil km² de extensão. A orla da cidade também é conhecida como “Chico Periquito” e possui diversos bares e restaurantes, além de ser excelente para banho, pesca e esportes aquáticos.

Usina Hidroelétrica de Sobradinho

Através da barragem de Sobradinho, a Usina Hidroelétrica de Sobradinho gera energia para o sistema da Chesf - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, sendo a principal fonte de regularização dos recursos hídricos da região.

Ao lado da usina existe um mirante com visual alucinante, uma vista panorâmica que contempla o mar de águas esverdeadas do lago à esquerda e a sequência do rio São Francisco à direita, em meio à vegetação de caatinga.

A usina está localizada a 9 km da cidade de Sobradinho, e também pode ser acessada por quem vem de Juazeiro ou Petrolina. Clique aqui e assista um vídeo sobre Sobradinho, a barragem e a Usina Hidroelétrica.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Sobradinho fica em Petrolina-PE, e recebe voos regulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife. Do aeroporto para Sobradinho são 52 km de distância pela rodovia BA-210.

Saindo de Salvador, são 548 km pelas rodovias BR-324 e BR-407, uma viagem de aproximadamente 8 horas em automóvel próprio e 9h a 10 horas em ônibus intermunicipal.

4 - Juazeiro

A cidade de Juazeiro é fronteira entre o Médio e o Baixo São Francisco, último trecho do grande rio que se estende até a foz onde se encontra com o Oceano Atlântico. É uma cidade moderna, com prédios novos, ruas pavimentadas, linda orla dotada de um passeio público muito interessante e local preferido pelos moradores para assistir o pôr do sol.

Juntamente com sua vizinha pernambucana, a cidade de Petrolina, formam uma zona central e bem desenvolvida no Vale do rio São Francisco, com muitas opções de passeios e lugares lindos para visitar. Clique aqui e saiba tudo sobre como explorar as belezas da região.

5 - Paulo Afonso

Uma das cidades mais bonitas de todo o Vale do São Francisco, Paulo Afonso é rica em arquitetura, infraestrutura, organização e opções de passeios para lugares lindos, como o Cânion do Xingó. No local da sua grande e histórica cachoeira foi construída uma das mais importantes usinas hidrelétricas do país, recebendo, inclusive, turistas para passeios guiados.

Em Paulo Afonso, o São Francisco abriu um trecho de cânions grandiosos, verdadeiro espetáculo da natureza que pode ser percorrido em passeios maravilhosos de barco. Para conhecer em detalhes sobre essa rica região do sertão baiano, clique aqui!

6 - O Cânion do Xingó

O Cânion do Xingó é um dos trechos mais bonitos de todo o rio São Francisco e está localizado depois de Paulo Afonso no sentido do encontro do rio com o Atlântico. Sua região já não se encontra na Bahia, mas sim, entre os estados de Alagoas e Sergipe, próximo das históricas cidades de Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE).

As duas cidades são ponto de partida para os passeios de catamarã que percorrem o incrível Cânion do Xingó, com excelente infraestrutura e paradas para banhos espetaculares para toda a família. Lembrando que o Xingó também pode ser acessado em passeios a partir da cidade baiana de Paulo Afonso.

Uma ponte de aproximadamente 400 metros divide os municípios de Piranhas e Canindé de São Francisco, cidades vizinhas bem diferentes, mas similares no quesito história, já que ambas guardam verdadeiros tesouros históricos da expansão portuguesa aos sertões brasileiros.

Portanto, uma visita aos centros históricos das duas cidades vai te conectar diretamente com o passado, já que elas pouco mudaram ao longo do tempo. Clique aqui e assista um vídeo sobre o Cânion do Xingó!

Curtiu este post?

Saiba que no Blog da Bahia Terra Turismo são publicados dezenas de artigos como este mensalmente, com tudo o que você precisa saber sobre turismo na Bahia. E não apenas os destinos mais famosos, exploramos realmente nosso estado e apresentamos muitos lugares ainda desconhecidos do grande público, confira!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page